TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bilhetes de Reunião de Pais

Por:   •  12/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

Aprendendo com Alex: um jogo para auxílio no aprendizado de crianças com transtorno do espectro autista

Departamento de  Computação – DCOMP -
Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – São Luís, MA – Brasil

Abstract. Learning with Alex is an educational desktop platform game developed for the area of health and education interest. The intention is to create a playful and entertaining computer game in order to contribute to the literacy process of children with autism or learning-related deficts and, consequently, serve as a support tool in the treatment and education of these individuals. The goals set were to use the PACT framework (People, Activities, Contexts, Technologies) and the development of the Game Design Document to subsidize its implementation, as well as structure the evaluation of the game with the target audience.

Resumo. Aprendendo com Alex é um jogo educativo de plataforma desktop desenvolvido para a área de interesse da saúde e educação. A intenção é criar um jogo de computador lúdico e divertido a fim de contribuir com o processo de alfabetização de crianças com autismo ou com déficits relacionados ao aprendizado e, consequentemente, servir como ferramenta de apoio no tratamento e educação destes indivíduos. As metas estipuladas foram utilizar o framework PACT (Pessoas, Atividades, Contextos, Tecnologias), desenvolvimento do Game Design Document para subsidiar a implementação do mesmo, bem como estruturar a avaliação do jogo junto ao público alvo.

1. Introdução

Entender o jogo Aprendendo com Alex como um sistema interativo, é entender sua relação com crianças que possuem transtorno do espectro autista por meio do uso do PACT (Pessoas, Atividades, Contextos e Tecnologias), um framework usado por designers de sistema interativos para compreender as pessoas que usarão esse sistema ou produto, as atividades que elas querem realizer, os contextos nas quais essas atividades estão inseridas e as tecnologias envolvidas [Benyon 2011].

        O Autismo é uma síndrome que se apresenta em crianças, principalmente antes dos 3 anos de idade através de desvios qualitativos na interação social, uso da imaginação e comunicação. As dificuldades nessa tríade, formada por interação social, comunicação e imaginação, ao mesmo tempo, é responsável por um padrão comportamental restrito e repetitivo, porém com condições de inteligência que podem variar de retardo mental a níveis acima da média [Mello 2007].

        Ações tem sido desenvolvida com uso da tecnologia para auxiliar o processo educacional das crianças autistas, como por exemplo, os aplicativos ABC Autismo [Farias et. al, 2014] e TEO (Tratar, Estimular, Orientar) [Moura et. al, 2016]. Ambos são jogos que podem desenvolver atividades desafiadoras, de forma lúdica, respeitando os limites do autista.

Através de jogos, atividades do cotidiano, por exemplo, podem ser incorporadas na vida de pessoas com autismo. Nesse cenário que o jogo “Aprendendo com Alex” busca vincular vários desafios a estas pessoas. O jogador tem diversas atividades como, relacionar palavras na imagem do objeto correspondente, atividades onde o jogador seleciona a vestimenta adequada ao lugar ou clima e atividades de quebra cabeça. Todas as atividades possuem a ajuda e demonstrações de um menino chamado Alex que está presente em basicamente todos os momentos do jogo, de forma bem dinâmica e visualmente atrativa, mas também de forma que a criança consiga absorver a informação.

2. Metodologia

As atividades a serem utilizadas para a execução do projeto são baseadas nas atividades do público alvo com uso do framework PACT (Pessoas, Atividades, Contextos, Tecnologias, sendo esta a primeira etapa do processo. Em seguida, a construção do GDD (Game Design Document) do jogo à luz do estudo do público alvo e definição da Plataforma (desktop, foi a segunda etapa. Como terceira etapa, foi realizado o estudo da ferramenta de desenvolvimento de jogos; bem como, desenvolvimento dos elementos de interação com o jogo (personagem, cenário, música, etc.), e o jogo propriamente dito. Na quarta etapa da metodologia, está previsto a avaliação do jogo junto aos usuários e implementação dos ajustes necessários que forem identificados após avaliação, e por fim, disponibilização para testes em redes sociais e pesquisa de formas de monetização. O processo atual está em uma das suas últimas etapas, a implementação do jogo para a avaliação dos jogadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (183.8 Kb)   docx (310.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com