TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Roteiro de Apresentação

Por:   •  30/7/2023  •  Seminário  •  2.151 Palavras (9 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 9

Roteiro de apresentação

Início 2 min.

Boa tarde !  sou a karoline estou sendo orientada pelo professor dr marcos brito

O titulo da minha monografia é OS EFEITOS DO PRONAF B NA RENDA, PATRIMÔNIO E QUALIDADE DE VIDA DOS BENEFICIÁRIOS NO MUNICÍPIO DE JARDIM-CE

Nos objetivos, o geral é...... IDENTIFICAR OS EFEITOS DO PRONAF B, SOBRE A GERAÇÃO DE RENDA, PATRIMÔNIO E QUALIDADE DE VIDA DOS BENEFICIÁRIOS NO MUNICÍPIO DE JARDIM-CE.

E os objetivos específicos é ............

Analisar as condições socioeconômicas dos beneficiários e não beneficiários do PRONAF B;    

 Mensurar A qualidade vida dos beneficiários e não beneficiários DO PRONAF B;  

 Avaliar junto aos produtores se o PRONAF B contribui na melhoria das atividades da propriedade, tanto econômica como operacionais;

 Identificar se o PRONAF B contribui na qualidade de vida e geração de renda da família;

Verificar o impacto do PRONAF B na renda, patrimônio e qualidade de vida dos beneficiários do município de Jardim  

2 minutos JUSTIFICATIVAS

A minha justificativa se dá em meio que a política de crédito rural tem sido muito relevante para promover e melhorar a infraestrutura rural, incentivando os produtores a investir em suas propriedades, fortalecer a agricultura, modernizar as propriedades por meio de taxas de juros mais atrativas.  A criação do PRONAF mostrou a importância da intervenção governamental na agricultura familiar, buscando atender as necessidades dos agricultores familiares. O PRONAF é uma opção rentável para os agricultores familiares investirem em suas propriedades ou apenas para cobrir o custo de produção dos alimentos que produzem. O PRONAF se consolidou como a principal política de apoio à agricultura familiar, injetando recursos na economia das cidades mais pobres do Brasil.Com base na definição do PRONAF, esta pesquisa é relevante para os produtores rurais, pois as famílias estão buscando alternativas de permanência no campo, aumentando sua renda e, assim, melhorando sua qualidade de vida.

A PROBLEMATIZAÇÃO DA PESQUISA

A agricultura familiar tornou-se um dos setores que tem contribuído significativamente para o crescimento econômico do país e  muitas vezes ajudam a melhorar a qualidade de vida dos agricultores. É importante ressaltar que, além de reduzir o êxodo rural e fornecer recursos para famílias de baixa renda, a produção familiar também contribui significativamente para a geração de riqueza, não só levando em conta a economia do setor agropecuário, mas também a economia do próprio país.

Nesse contexto e dada a sua importância, o PRONAF visa promover o desenvolvimento sustentável do setor rural de forma a ampliar sua capacidade produtiva, gerar empregos e elevar a renda, ou seja, e esse fator passa a ser um destaque na atividade econômica nacional, regional e local.

Qual é a situação socioeconômica das famílias atendidas pelo PRONAF B ?

COmo o programa afeta os indicadores de qualidade de vida de seus beneficiários?

O PRONAF B atingiu seu objetivo de melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares?

DELIMITAÇÃO DO TEMA

  • Este trabalho de pesquisa delimitou-se em colher informações do -PRONAF B, para verificar os efeitos da concessão do crédito sobre a geração de renda, patrimônio e qualidade de vida dos beneficiários do município de Jardim-CE.

REVISÃO DE LITERATURA

  • AGRICULTURA FAMILIAR

a agricultura familiar está atualmente sendo colocada à margem do processo de desenvolvimento do Brasil como um importante ator social no setor produtivo, que passa a assumir um papel antes negado na geração de emprego e renda.

A agricultura familiar responde por grande parte da produção de alimentos consumidos diariamente pela população brasileira e tem se tornado importante para a economia do país. Além disso, a maior parte da renda das famílias que permaneceram no campo na última década veio da agricultura, que vem melhorando com o advento de novas tecnologias.

  • PRONAF

O Pronaf é um esquema de financiamento destinado a estimular o desenvolvimento e a sustentabilidade dos agricultores familiares, principalmente os de baixa renda, por meio do incentivo ao investimento em atividades próprias e locais. O foco central do programa é proporcionar aos agricultores familiares acesso aos mercados por meio da concessão de linhas de crédito. Notadamente, ao estimular a produção e o intercâmbio econômico, o programa visa reduzir a pobreza rural e, assim, aumentar a renda, melhorando a qualidade de vida desse segmento da população.  

O principal público beneficiado pelo PRONAF são os agricultores familiares. Do ponto de vista normativo, agricultores familiares são aqueles que possuem ou administram estabelecimentos familiares

para ser beneficiário do PRONAF, o agricultor deve comprovar que:  

  1. reside na propriedade rural ou próximo a ela;
  2. A Declaração de Aptidão ao programa (DAP) ser válida e cadastrada no banco de dados da Secretaria da Agricultura Familiar;
  3. a área não exceda 80 hectares;
  4. Pelo menos 50% do rendimento total do agregado familiar deve ser proveniente da agricultura;
  5. Receber renda familiar bruta de até R$ 360.000,00 durante a produção normal nos últimos 12 meses.

O crédito do PRONAF é amparado por recursos controlados do credito rural e Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO) e pode ser concedido individual ou coletivamente, quando formalmente identificado com grupos de produtores, para uso dos mesmos objetivos.

O programa oferece linhas de crédito a bancos e cooperativas de crédito para repassá-las aos agricultores como forma de financiamento. Cada banco ou cooperativa pode, a seu critério, oferecer linhas específicas de financiamento.  

Portanto o acesso ao crédito para essas famílias faz a toda a diferença, pois promove o desenvolvimento físico, social e económico das comunidades em que se insere, contribuindo assim para a melhoria da sua qualidade de vida e das populações locais e regionais. Quando os agricultores têm um aumento na sua renda, há um movimento maior nas economias rurais e locais, pois uma parte da sociedade se beneficia com a situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com