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Blog - Instruções Produção Áudio-Visual

Por:   •  22/4/2020  •  Resenha  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  132 Visualizações

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Centro Universitário UNA

Rodrigo Batista Lima

Produção Áudio-Visual
Professora: Tatiana

Relatório: Clipe Madonna: Bedtime Story

Belo Horizonte

2019 / 2

CONCEITO:

Um álbum cujo objetivo é explorar temas líricos de amor, romance e tristeza, com uma abordagem menos sexual e mais artística. Produzido por Nelle Hopper, com influência de Bjork, foi o mais experimental e menos comercial da carreira de Madonna.

A época, o videoclipe mais caro e considerado mais artístico de Madonna foi também parte do álbum menos executado em suas turnês, embora seja sua entrada no estilo eletrônico seguido dos sucessos Ray Of Light e Music, lançados respectivamente em 1998 e 2000.

A música traz influência surrealista de Remedios Varo, Frida Kahlo, Lucien Freud, Leonor Frini, Leonora Carrington, dentre outros, com olhar de Mark Romanek e tem um valor tão significativo para a arte, que faz parte do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

ANÁLISE:

A análise a seguir será pautada pelo padrão presente em materiais de pesquisa dispostos na internet, em sites relacionados mas, em dado momento será também feita com base em referências encontradas visualmente a outras obras, como livros e filmes de terror – Mais direcionadas ao escritor e diretor Clive Barker.

Dentre os padrões, imagens e referências encontradas no vídeo clipe, várias são as representações que, bem destacadas vão de encontro à ideia geral de Morte e Vida, nascimento ou renascimento através da arte.

Os artistas e as influências projetadas no videoclipe fazem ligação direta à sonhos, portanto, mesmo que apenas Lucien Freud seja o único que não faz parte do surrealismo está presente, por exemplo, através da obra “Naked Man” que estimula o espectador a sair no óbvio, com imagens do inconsciente.

Muitos analistas apontam as referências de um filme Russo, chamado Sayat Nova (1968) surrealista que trata diretamente da linguagem de alma, sonhos e inconsciente.

Dentre os simbolismos presentes neste videoclipe, temos:

  • Anjo caído:
  • Símbolo cristão, da queda de um elo entre os homens e Deus – Rebeldia / banimento;
  • Pomba branca:
  • Tradicional no cristianismo, como representação do renascimento, Espírito Santo;
  • Peixe:
  • Com tantos significados, podemos pensar em Carl Jung, que considera o peixe, como um símbolo para o estado profundo de inconsciência – Quando nos vemos a nadar num sonho e, para os cristãos, uma forma de identificação à época da perseguição romana, dentre os seguidos de Cristo, ou seja, identificação sem palavras para tal;
  • Uva:
  • Além de alegria, mais um simbolismo ligado à fé cristã: Fecundidade e sangue de Cristo;
  • Olho:
  • Representação de ideias e conceitos – Bem colocado desde o começo do vídeo, ainda pode ser visto como referência direta à onisciência divina;
  • Ovo / Criança:
  • Significado de vida, geração e renascimento;
  • Flor de Girassol:
  • Símbolo que representa a busca pela luz – Flor que tem um caminho: Buscar a luz, simboliza a nossa pela iluminação divina;
  • Octograma:
  • Símbolo de fertilidade em algumas crenças e, para o cristianismo, regeneração, como batismo, por exemplo;
  • Pavão:
  • Dos símbolos presentes nesta obra, é um dos que mais detém significados, desde ressureição, eternidade, vaidade e até mesmo o anticristo – Um pouco de todos estes está presente no decorrer do vídeo – Principalmente no momento que a cantora aparece grávida;
  • Gravidez:
  • Milagre da vida – Com o nascimento do filho, a mãe renasce;
  • Água:
  • Presente no batismo – Simboliza origem e vida;
  • Rocha:
  • Símbolo que vai desde ventre, até força e proteção – abrange conceitos presentes no antigo e novo testamento;

  • Algas:
  • Imposição da vida;
  • Livro:
  • Palavra divina, revelação e verdade;
  • Papoula:
  • Representa a morte – Flor da qual podemos extrair substâncias opiláceas, anestésicas e, se mal utilizada, pode levar à morte;
  • Círculo:
  • Ligado à eternidade pelo formato e presença da protagonista;
  • Esqueleto:
  • Simbolismo universal da morte;
  • Poço:
  • Fonte, vida – Água – Elo de ligação com vários símbolos distintos, para um mesmo significado;
  • Lua / Estrela:
  • Símbolo mais conhecido no meio islâmico – poder;
  • Derviches:
  • Integrantes de uma ceita islâmica, que defendem a mente aberta e a arte – O giro no próprio eixo representa a centralização de suas percepções, a afim de encontrar Deus em si mesmo;
  • Escrita Árabe:
  • Apenas referem-se às últimas frases da música.

É possível verificar ainda mais riqueza de informações, relacionadas – Mesmo que não façam parte da sua construção – com os mesmos conceitos, mas referências bem diferentes, como as observadas, por exemplo, em obras de Clive Barker, um cineasta, roteirista e produtor de cinema, que ganhou notoriedade nos anos 80, com séries, curtas e livros do que costuma chamar de Literatura Fantástica do Terror, com algumas de suas criações adaptadas em filmes, como Hellraiser e Candyman – Obras estas, que serão analisadas em paralelo com o Vídeoclipe – Bedtime Story.

Na série de filmes, baseada na literatura Hellbound – Renascidos do Inferno, tradução para português, há personificações dos chamados Cenobitas, termo de origem religiosa, ligado a monges que vivem em comunidade e constroem, a partir de suas crenças grupos focados em transmitir mensagens e assim alcançar a Deus – No caso de Clive Barker, ele remonta esta significação, através de seres que se alimentam e sentem prazer na dor – Suas “comunidades” são constituídas por pessoas que, pelo prazer, vendem suas almas e renascem como novos seres, melhorados e com visual que remete ao que eles são na verdade.

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