TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas e escolas durante o século XIX

Resenha: Escolas e escolas durante o século XIX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Resenha  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

Os caminhos da escola e da escolarização ao longo do século XIX.

Em 1808 a família real chegou ao Brasil, quando Napoleão invadiu Portugal, eles ficarão por aqui até o ano de 1921, período Joanino (transformação e elevação do Brasil em reino).O Brasil como colônia servia apenas para o suporte da coroa, rendia acumulo de capitais.

O Brasil tinha que civilizar, e para civilizar precisava de escolas, D. Pedro então trouxe a cultura letrada, o livro tornou-se status.

Em 1823 o Brasil já era uma nação independente, e nesse ano e criado a educação pública, educação institucionalizada, em 1824 a escola virou dever do estado, (educação formal) ensinode primeiras letras gramatica, aritmética e religião (ler, escrever, cantar e rezar). Só em 1827 que realmente virou lei a obrigatoriedade das escolas de primeiras letra, foi criada a lei porém, pouco mudou, o reino que controlava as escolas e não fez muito pela educação fez a lei porem não abriu escolas, e as aulas continuava sendo aplicadas pelos Jesuítas porem agora em escolas criadas por eles. Em 1834 houve uma nova reforma, onde dizia que: o ensino elementar, secundário e o de formação dos professores (magistério) passa a ser de responsabilidade, das províncias, más como não havia infraestrutura não funcionou, e quem acabou tomando conta das escolas foi o poder privado, somente quem podia pagar tinha acesso as escolas.

A coroa então resolveu criar e administrar o seu próprio colégio, fundou então o colégio D. Pedro II, com o intuito de unificar o ensino. Os livros utilizados no colégio eram obrigatória- mente utilizados em todas as escolas do pais, e as universidades tinham que aceitar os alunos dele sem passar por exames.

Nesse período a lavoura de cafeeira estava em seu auge,por esse motivo outras escolas foram criadas para que os homens brancos tivessem instruções e se diferenciassem dos negros podendo assim controla-los. Houve também o aumento de universidades no país, porém somente os filhos dos fazendeiros e dos nobres conseguia ingressar,a educação continuava para poucos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com