TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincar E Aprender

Artigos Científicos: Brincar E Aprender. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 5

BRINCANDO E APRENDENDO

Trabalho apresentado ao Curso PEDAGOGIA da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas :

Educação da criança de 0 a 5 anos

Ludicidade e Educação

Organização e Didatica na Educção Infantil

Ensino da linguaguem Oral e Escrita

Ensino e Alfabetização I

Prof.:Rosely Montagnini

Marizete Steinle Bonafini

Edilaine Vagula

Alexandre Villas Bôas

Raquel Franco

Ararangua

2012

INTRODUÇÃO

Neste trabalho irei mostrar de forma objetiva as transformções que ocorreram na historia da infancia .

E de que maneira o professor pedagogo ajuda nos cuidados, e tambem ensina-os, preparando com muito cuidado em cada fase da criança um planejamento eficaz,e assim descobrindo uma maneira de ensinar que corresponde as reais necessidades despertando assim o interesse da crianças.

Como as brincadeiras ajudam no desenvolvimento cognitivo e como as rodas de conversas ajudam e contribuem para isso.

A concepção de infância que trazemos hoje tem raízes no passado e traçou

uma grande trajetória até os dias atuais.

Começando pela sociedade Medieval onde a criança não se distinguia do adulto, era vista como “adulto em miniatura”.

Uma mudança considerável desta realidade ocorreu a partir do séc. XVII; formando o sentimento de infância a criança deixou de ser misturada aos adultos; antes de ser solta para o mundo ela passou a ser mantida à distância em um tipo de colégio,onde era preciso educá-la para desenvolver nela o caráter e a razão.

Com a Revolução industrial no séc. XIX,com o surgimento do trabalho feminino, as mulheres passaram então a trabalhar fora de casa e foram criadas assim as primeiras creches assistenciais, dando origem a pré-escola atual.

A infância era vista de acordo com um padrão pré-estabelecido de cultura, ou seja as crianças menos favorecidas socialmente eram inferiores.nos dias atuais as instituições que atendem as crianças da educação infantil se constroem ao longo da história, às crianças tem direitos com absoluta prioridade, envolvendo além do cuidar, o educar; para seu pleno desenvolvimento como cidadão.

As creches deixaram de ter a função assistencialista para educativa. Ainda com tantas transformações, as práticas educativas estão em fase de reconstrução tentando garantir o cuidar e educar interligados.

O planejamento educacional torna-se crucial no sentido de atingir os verdadeiros propósitos da educação do cidadão, primeiramente, o planejamento busca direcionar a educação considerando o contexto nacional, regional, local e comunitário que se está inserido.O ato de se planejar passa a ter um significado e validade participativo por parte do aluno.

Avaliando quais as principais necessidades que precisam ser trabalhadas, para que o planejador as evidencie faz-se necessário fazer primeiro um trabalho de sondagem da realidade daquilo que ele pretende , e assim traçar metas ou objetivos daquilo que está mais urgente de se trabalhar.

É necessário conversar com as crianças, sobre o como fazer algo.

Este momento também é importante se queremos garantir o produto final. Um bom exemplo prático é quando realizamos atividades de culinária e mostramos as crianças o modo de fazer.

As crianças acompanham o professor executando e em outras vezes participa fazendo segundo a instrução recebida. O mesmo acontece quando reunimos a turma para demonstrar ou ensinar as regras de um jogo.

A fala do professor é uma característica bastante presente, pois, é ele quem disponibiliza as informações e instruções .As crianças têm um papel maior como ouvinte ou de realizador.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com