TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA: LUGAR DE BRINCAR, APRENDER E CRIAR

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.862 Palavras (12 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PEDAGOGIA

PROJETO INTEGRADOR II

BRINQUEDOTECA: LUGAR DE BRINCAR, APRENDER E CRIAR.

Jacqueline Emanuelli Targino Sanches RA:4573863484

Shirley May Barbosa RA: 1299253132

CAMPINAS / SP

JUNHO/2015

        

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

BRINQUEDOTECA: LUGAR DE BRINCAR, APRENDER E CRIAR.

Jacqueline Emanuelli Targino Sanches RA:4573863484

Shirley May Barbosa RA: 1299253132

Atividade realizada na disciplina de Projeto Integrador II, do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Eliane Maria – Profa.  Lindsey Nogueira.

CAMPINAS / SP

JUNHO/2015

SUMÁRIO

Resumo................................................................................................04

Introdução............................................................................................05

A Brincadeira e a Criança ..................................................................06

A Importância da Brincadeira ............................................................09

A Brinquedoteca .................................................................................10

Conclusão ...........................................................................................11

Bibliografia .........................................................................................13

RESUMO

A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar a importância do ato de brincar das crianças em espaços variados de uma brinquedoteca. Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. É uma arte, um dom natural que quando bem cultivado irá contribuir no futuro para a eficiência e o equilíbrio do adulto. A brinquedoteca favorece a ludicidade, tão importante para a saúde mental do ser humano, resgatando um espaço para a expressão mais genuína do ser, é o espaço do exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.  Por muitos anos acreditou-se que brincar era um passatempo sem nenhum objetivo. Vários estudiosos e os pesquisadores comprovaram a importância do brincar no desenvolvimento infantil.

O que se percebe é que a brinquedoteca, bem como toda a cultura inovadora, não está sendo explorada como deve nas escolas e isto ocorre em grande parte, pela pouca estrutura. A presença da brinquedoteca no ambiente educacional não deveria ser uma alternativa, ou apenas uma opção a ser utilizada, mas sim, um espaço obrigatório nas escolas, em qualquer nível de ensino, pois deste modo favoreceria todos os envolvidos no processo de aprendizagem

A criança hoje está frente a uma sociedade multicultural geradora de contradições e conflitos, frente a uma sociedade industrial informatizada e eletrônica, onde o mundo do brinquedo se torna cada vez mais sofisticado e caro. Cabe então, uma reflexão dos educadores na atualidade, sobre o resgate da Brinquedoteca enquanto lugar da criança para a brincadeira, exercida com liberdade e espontaneidade essencial e inerente ao ser humano.

INTRODUÇÃO

Cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar e nos diversos ambientes em que a criança se encontra, incluindo hospitais, clínicas, instituições e residências.

Desta forma as crianças podem ter a oportunidade de conhecer e manusear diferentes tipos de materiais, cores e combinações, de recriar detalhes levando-as a momentos prazerosos e que proporcionam aprendizado e desenvolvimento. Através da atividade de brincar a criança pode conhecer as consequências de se respeitar ou não determinados procedimentos, de como é possível interagir com regras e fazer combinados. Por muitos anos acreditou-se que brincar era um passatempo sem nenhum objetivo, porém vários estudiosos e pesquisadores comprovaram a importância do brincar no desenvolvimento infantil. É através das brincadeiras que a criança passa por uma experiência imaginária e reproduz situações reais, ampliando sua capacidade de criar, pensar, falar e agir.

A brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças e jovens a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas.

Estudos comprovam que uma criança, jovem ou mesmo adulto, tem mais facilidade de aprender através de brincadeiras lúdicas.

A BRINCADEIRA E A CRIANÇA

        Brincar é parte fundamental no processo de desenvolvimento da identidade e da autonomia. Quando a criança, desde muito pequena, se comunica por gestos e sons, ela está preparando o caminho para que mais tarde possa representar um determinado papel numa brincadeira, o que fará com que a criança desenvolva capacidades como a imaginação, imitação, atenção e memória.

        Através da brincadeira a criança começa a assimilar a importância de regras de convívio social e a importância de respeitá-las e de interagir com tais regras.

A brincadeira leva a criança a socializar-se. Por meio da brincadeira a criança começa a compreender papéis sociais e sua importância. Através do faz-de-conta a criança começa a fazer a diferenciação dos papéis, quando representa a mãe, o pai, o médico, o paciente, o herói e etc, observando e imaginando as suas vivências.

Quando brincam de faz-de-conta, as crianças exercitam a imaginação, imitação, representam que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode ser uma personagem, que uma criança pode ser um objeto ou até mesmo um animal. Um lugar pode se tornar qualquer outro por meio do “faz-de-conta”. Ao brincar a criança traz à tona suas experiências prévias, o que reflete na sua imaginação e na interação que ela terá com os objetos manipulados durante a brincadeira. Por meio da repetição do que já conhecem, ativando a memória, as crianças atualizam seus conhecimentos prévios, expandindo-os e transformando-os por meio da criação/interação com uma situação imaginária nova. Podemos entender que o brincar se faz uma atividade interna da criança, que se baseia no desenvolvimento da imaginação e na interpretação da realidade, sem ser ilusão ou mentira. O brincar faz da criança a autora de seus próprios papéis, quando propõe situações originadas de suas fantasias e conhecimentos, estando livre da interferência direta de adultos, podendo, desta forma, solucionar problemas com base em suas próprias escolhas, estando livre das pressões que as situações reais lhe impõem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (333.3 Kb)   docx (148.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com