TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Artigo: Brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 6

Brinquedoteca

Este trabalho aborda importância da Brinquedoteca no âmbito escolar como espaço mediador de aprendizagem, considerando essa área voltada às brincadeiras, com a função lúdica não diretiva e interventiva na ação docente. Discutiremos a formação do professor lúdico nos espaços teóricos, pedagógicos e pessoais, ressaltando as competências necessárias ao educador que promove a ludicidade, e os diferentes formatos da Brinquedoteca, seus aspectos históricos, legais e principais objetivos, sendo caracterizado como novo espaço para brincar e aprender.

A importância do brincar para a criança tem uma longa história descrita por muitos estudiosos e pesquisadores no meio educacional. O brincar sofreu transformações no processo histórico desde o seu reconhecimento como elemento importante para a formação do ser humano.

Porém, a primeira intenção de Brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, Estados Unidos da América num momento de crise econômica. Com o objetivo de solucionar problemas causados por frequentes roubos em sua loja de brinquedos, o proprietário relatou ao diretor da instituição de ensino municipal sobre os desvios de comportamentos dos alunos daquela instituição no seu estabelecimento comercial. Foi então que o diretor da escola, partindo de um problema constatou que os acontecimentos desta natureza eram decorrentes devido à falta de brinquedos às crianças que lá estudavam. A partir daí, ele criou a primeira intenção de Brinquedoteca, dispondo aos alunos, neste espaço, brinquedos variados onde as mesmas poderiam tirar proveitos, guardar e emprestá-los as crianças da comunidade mais carente. Surgiram, assim, os primeiros indícios da brinquedoteca.

No Brasil, a montagem dos primeiros espaços para a brinquedoteca começou com a ludoteca da Associação de Pais e Amigos dos excepcionais ( APAE), em 1971 em São Paulo, realiza a primeira exposição de brinquedos pedagógicos, que foi visitado por pais, profissionais e estudantes da área. A primeira brinquedoteca brasileira oficial foi criada em 1981, em São Paulo, com uma combinação dos objetivos das primeiras Toy Liberais, que era o empréstimo de brinquedos, aliado a uma filosofia fundamentada da criança. Em 1984, foi criada a Associação Brasileira de Brinquedoteca, que existe até hoje e que atua na divulgação, incentivo e orientação de pessoas e instituição, e na formação de profissionais brinquedista.

Diante dos diferentes propósitos e características das Brinquedotecas, bem como o crescente reconhecimento de sua relevância à educação, a brinquedoteca tornou-se um agente provocador de mudanças no trato educacional, principalmente quando o personagem principal deste espaço lúdico é a criança.

Acreditando que a atividade lúdica é o modo através do qual a criança aprende, a administração da brinquedoteca coloca a mesma como sujeito que constrói o conhecimento através de sua interação com meios físicos e social em que vive. Porém, sabemos que esta liberdade de expressão só é possível se esse espaço for pensado, organizado e orientado por adultos, que deve estar sempre observando a interação da criança com o brinquedo, com o jogo e com a sua representação, sendo esta interação seguida ou não da presença dos colegas.

A brinquedoteca deverá ser utilizada pelos educadores e/ou responsáveis para desenvolverem a aprendizagem dos alunos através das brincadeiras, oficinas, jogos, estimulador motor e de raciocínio lógico nas crianças. É objetivo de a brinquedoteca possibilitar o desenvolvimento mental, psicológico, social físico da criança por meio do lúdico. Não devendo ser usada para induzir comportamentos colaborativos ou para forçar procedimentos, pois a criança será mais colaborativa, quanto mais relaxada e alegre estiver, o brincar livre e espontâneo deve ser priorizado e favorecido.

Contudo, a formação do professor em ludicidade deverá estar pautada em aprendizagens significativas, aproximando as crianças de uma realidade que e a sua, pois essa prática deve estar envolvida com uma intencionalidade, quebrando as barreiras existentes em sala de aula, em que o lúdico muitas vezes é aplicado para completar os espaços vazios do plano diário, assim a brincadeira desenvolverá a formação dos sujeitos, construindo saberes.

Muitos adultos cantam, conversam e ensinam brincadeiras para as crianças, outras se limitam a achar que o mais importante para a criança é estar limpa, cuidada e saudável, desconsiderando a brincadeira como promotora de aprendizagem, Mas, teóricos e pesquisadores da área já reconhecem que a brincadeira é uma forma privilegiada de aprendizagem infantil, isto porque, à medida que as mesmas vão crescendo, trazem para suas brincadeiras o que veem, escutam, observam e experimentam do mundo carregado de descobertas.

No ambiente da Brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: expressas, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano escolar, na sociedade e na cultura. Diante deste propósito, torna-se primordial refletir sobre a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, considerando-a no âmbito educacional, como local voltado para brincadeiras lúdicas, sob a função não diretiva e desprovida das intervenções do professor. A mesma é considerada como espaço que privilegia o brincar e o uso do lúdico com recurso necessário à construção de aprendizagem na infância, ou seja, um ambiente acolhedor com estímulos diversificados para o desenvolvimento de habilidades e capacidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com