TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA

Seminário: CULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  Seminário  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

CULTURA

Podemos definir cultura como sendo um conjunto de características humanas adquiridas pela convivência com determinado grupo de pessoas, que se preservam ou se aprimoram com o passar do tempo entre os indivíduos.

Desde já é necessário desmistificar a ideia de que cultura está associada à natureza ou constituição biológica, uma vez que, estas não são determinantes nas diferenças culturais. O comportamento do indivíduo é resultado de um aprendizado, que lhe foi passado pelas pessoas com quem convive, ou seja, o que define o modo de vida de uma pessoa é a educação que recebe.

Ao falar em cultura devemos salientarão etnocentrismo que é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.  Ou melhor, temos dificuldade de aceitar culturas diferentes, pois estamos adaptados com um padrão de vida e muitas vezes isso gera um medo ou até uma hostilidade para com o que é novo.

A cultura pode ser classificada em Material ou imaterial, real ou ideal. Cultura material consiste em coisas materiais aqueles que podemos ver e tocar tais como instrumentos, artefatos; abrange produtos concretos, construções, etc. Já a cultura imaterial refere-se a elementos intangíveis da cultura, que não têm substância material. Entre eles encontram-se crenças, conhecimentos, hábitos, valores e etc. Cultura real é aquela em que todos os membros de uma sociedade praticam ou pensam em suas atividades cotidianas. Já acultura ideal é um conjunto de comportamentos expressos verbalmente como bons, para o grupo, mas nem sempre são frequentemente praticados.

&

IDEOLOGIA

A ideologia está totalmente infiltrada na sociedade, e divide-a entre os que “pensam” e os que são alienados. Os que “pensam “são definidos como não alienados, ou seja, conhecem todas as tramas de pensamentos ideológicos que os  procura persuadir e não permite que elas a influenciem”“. Já os alienados não conhecem a ideologia e são influenciados pelos meios de comunicação de massa, pelo governo, escolas, entre outros.

Elementos como a música, jornais, sites são responsáveis pela desinformação, pois mascaram, escondem, distorcem informações, além de desviar a atenção para assuntos banais a fim de incentivar a população a estagnação do pensamento. Letras musicais, programas e livros com informações de fácil absorção são incentivadores a acomodação dos alienados o que torna mais fácil o trabalho da ideologia. Esse sucesso repentino das séries tem de músicas que tratam de assuntos banais, entre mais alguns recursos fazem parte da ideologia que alimenta a massa brasileira.

Contudo, isso se resume na cultura ideológica, onde alguns alienam e outros são alienados. Os alienadores são geralmente incentivados por fatores econômicos, pela a busca de poder, pela politica e etc. Essa cultura está intimamente ligada a cultura de mercado, pois também é muito voltada ao lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com