TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caderno de Atividades Práticas Ciências

Por:   •  20/3/2016  •  Exam  •  5.197 Palavras (21 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 21

ESTADO DE MATO GROSSO

MUNICÍPIO DE PONTES E LACERDA

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL SANÁRIA SILVÉRIA DE SOUZA

CADERNO DE ATIVIDADES PRÁTICAS

Disciplina de Ciências

Turma 9º Ano

Docente: Ana Claudia da Silva Ponce

Discentes: ________________________________________

________________________________________

________________________________________

Pontes e Lacerda – Mato Grosso – 2013

Aos Alunos

Este caderno tem por objetivo servir de apoio as atividades práticas que serão realizadas durante o todo ano letivo. As atividades práticas contribuem para o interesse e a aprendizagem em Ciências, especialmente quando investigativas e problematizadoras.

A cada fim de bimestre este caderno será corrigido e avaliado. Sendo atribuída a este caderno a nota de 0 a 10 a cada bimestre.

Itens que serão avaliados:

  1. Compreensão do conteúdo (através do preenchimento das questões apresentadas neste caderno).

  1. Participação nas atividades (cada atividade contará com a participação dos alunos, de forma alternada, assim todos poderão participar).
  1. Zelo pelo material escolar (este caderno dever ser cuidado, entregue em bom estado no fim de cada aula prática).
  1. Cooperação durante a realização das atividades (alunos que ficarem de brincadeira com os materiais utilizados nas realizações das atividades práticas perderam pontos no caderno).

PARTE 1 – Trabalho Científico

Como trabalham os cientistas?

Você já assistiu algum filme que possuía um cientista maluco? Talvez devido à imagem passada por esses filmes, muitas pessoas pensam que os cientistas são seres fantásticos, gênios ou loucos que fazem tudo explodir.

Vamos discutir então quem são os cientistas e qual é o seu papel em nossa sociedade. Os cientistas têm a tarefa de observar, pesquisar, elaborar métodos classificatórios e, em colaboração com outros profissionais, como os técnicos de laboratório e os estudantes das universidades, criam instrumentos eficazes para conhecer melhor a natureza, especialmente os seres vivos e as suas interações com o ambiente.

Método científico

Os cientistas têm um método de trabalho - o método científico. Esse está dividido em etapas:

  • Observar um fato (ou um fenômeno) e coletar os dados.
  • Levantar um problema (uma dúvida ou um questionamento).
  • Formular uma hipótese (uma possível resposta para o problema).
  • Realizar experimentos controlados.
  • Avaliar os experimentos e, se necessário, testar novamente.
  • Elaborar conclusões

Os cientistas são pesquisadores que buscam, por meio do método científico, respostas para as questões relacionadas conosco e com o mundo à nossa volta. Em geral, podem ser encontradas várias respostas para a mesma pergunta.

Não é necessário ser cientista para querer entender como e por que os fenômenos ocorrem. A busca de compreensão do mundo é derivada basicamente da curiosidade humana.

O ESTUDO DA FÍSICA E DA QUÍMICA

Por que estudar Física? Esta é uma pergunta que o aluno deve tentar responder antes de iniciar o estudo dos conceitos da Física. Uma das razões de estudar Física pode ser a de que cientistas de varias áreas diferentes usam idéias da Física, outro motivo é que a Física é uma das bases de toda Engenharia e tecnologia, pois, antes de projetar um dispositivo prático o engenheiro deve primeiro entender os princípios básicos nele envolvidos. Seja qual for a sua motivação, o aluno deve ter sempre em mente que a Física deve ser usada para resolver problemas práticos e compreender fenômenos que ocorrem no dia-a-dia. Durante o estudo o aluno deverá questionar, investigar, aprender a fazer perguntas, analisar e tirar conclusões apropriadas dos resultados.

E a química? A Química contribui para a melhora da qualidade de vida das pessoas, se souber usá-la corretamente. Nosso futuro depende de como vamos usar o conhecimento Químico. A química se relaciona com outras ciências:

  • Ciências Ambientais: Ecologia e Poluição.
  • Botânica: Agronomia.
  • Biologia: Anatomia, biologia celular e microbiologia.
  • Medicina: Farmacologia, radioquímica.
  • Física: Mecânica quântica, física nuclear.
  • Astronomia: Composição da galáxia.
  • Geografia: Composição e estrutura de regiões.

A ciência QUÍMICA está voltada para o estudo da matéria, qualquer que seja sua origem. Estuda a composição da matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos.

PRÁTICA: PROPRIEDADE DA MATÉRIA

Material

  • Algodão
  • Vasilha
  • Água
  • Copo

Procedimento

Encha a vasilha com água. Coloque o algodão no fundo do copo. Com o copo com a boca para baixo e reto, mergulhe dentro da vasilha.

O que aconteceu? Por quê?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (92.8 Kb)   pdf (336.3 Kb)   docx (86 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com