TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinema na escola

Por:   •  28/5/2015  •  Dissertação  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

Grandes produções impressionam nas salas de cinema do mundo todo. E esse meio de entretenimento e comunicação tão importante precisa encontrar o seu lugar em sala de aula, já que pode ser uma ferramenta importante para a aprendizagem e compreensão de diversas disciplinas.

Mas, para o professor utilizar os filmes como parte de seu plano didático, é preciso que tenha um objetivo específico e que deixe isso claro para seus alunos, para que esses entendam que o filme não é apenas uma forma de passar o tempo, mas uma maneira de construir conhecimento. Além disso, o professor deve conhecer bem o filme a ser exibido para a turma, falar sobre as características do filme e deixar claro porque resolveu exibí-lo.

O filme pode ser exibido inteiro ou em trechos, ficando isso a critério do professor de acordo com a necessidade da aprendizagem. Um exemplo é o filme Pearl Harbor que tem quase duas horas e meia de duração, sendo que a parte histórica mais importante que é a entrada dos Estados Unidos nas Segunda Guerra Mundial não chega a 20 minutos. Mas, caso os alunos se interessem e peçam ao professor para assistir o filme inteiro, o docente deve programar a exibição.

O interessante é que não precisa necessariamente ser um filme histórico ou documentário para passar algum conhecimento aos alunos. Aqueles que superlotam as sessões também podem servir de conteúdo para conhecimento, a exemplo o filme A Era do Gelo, que é um filme de animação em desenho e pode ser usado como referencia ao aquecimento global, diversidade das espécies ou até mesmo o valor da amizade que pode ser trabalhado na educação infantil.

É importante também, além de levar o cinema á sala de aula, levar os alunos ao cinema, para que eles conheçam o ambiente para o qual essas grandes produções foram projetadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (745.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com