TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coerência

Artigo: Coerência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Artigo  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

“Nunca se percebe num texto sua coerência, até o momento em que ele é perdida. Qualquer incoerência se sobressai, ao passo que uma série de elementos bem ajustados e harmoniosos muitas vezes não são notados, dando a impressão de que construir a unidade de um texto é algo automático, que vem com a simples escolha das palavras.” (…)

“Mas há variadas ocasiões em que cometemos incoerência sem a intenção de fazê-lo, pois quando o autor escreve não se dá conta, muitas vezes, das suas contradições. Pode haver incoerência, por exemplo, na escolha de figuras para dar suporte a um tema; é o que acontece quando selecionamos exemplificações para idéias que estamos expondo. Para evitar contradições deve-se perguntar: o exemplo que estou sugerindo é, de fato, compatível com a ideia que acabei de expor?” (…)

“A coerência de um texto também ficará prejudicada se, na figurativização, ao se narrar um determinado fato, não forem respeitados dados de cronologia, posicionamento geográfico e acontecimentos históricos. Igualmente é a “falta de lógica” que pode decorrer tanto desse descuido mencionado, como da atitude de ignorar as reais capacidades dos personagens citados, como no exemplo a seguir:

Oito horas da manhã. Um veículo cruza, em alta velocidade, a avenida Rebouças, em São Paulo, transportando o malote que seria embarcado para uma filial, no voo que partiria quinze minutos depois, do aeroporto de Guarulhos. Seus ocupantes também estavam de posse de um cheque que pretendiam descontar antes de apresentarem-se no guichê da companhia aérea, pois havia algumas despesas a pagar(…)

Sem problemas de construção na parte sintática, o texto acima poderia convencer, se não fosse por uma estrita consideração de coerência. De fato, quem conhece (a cidade de) São Paulo sabe que no horário mencionado (8h), a avenida Rebouças já apresenta um tráfego altamente congestionado, provocando lentidão no movimento dos veículos. Seria, portanto, impossível, percorrê-lo em alta velocidade. O mesmo fato torna humanamente impossível, (mesmo admitindo-se que não houvesse o congestionamento habitual) que o deslocamento para o aeroporto de Guarulhos pudesse ser feito em quinze minutos.

O narrador também não computou o tempo de estacionar diante do saguão, dirigir-se ao guichê de despachos, etc, operações que levam muito tempo, talvez mais de uma hora ou uma hora e meia. Além do mais, nenhum banco está aberto, em qualquer parte do país, antes das nove ou dez horas da manhã e seria, por isso, impossível descontar o cheque, a menos que um dos ocupantes o fizesse num posto de gasolina. Mas isto pressuporia, no caso que parece ser o do texto (cheque de terceiros), que o interessado tivesse crédito suficiente para isso junto à administração do posto. Mesmo assim, este procedimento nada faria em benefício da economia de tempo, naquele momento criticamente necessária.

Nota-se, portanto, que nem sempre as dificuldades que a construção de textos apresentam são de natureza puramente linguísticas. Sabemos da complexidade do manejo sintático de uma língua como a portuguesa; não basta, porém, concentrar os esforços unicamente na tarefa de transpor essa barreira. É necessário analisar a escrita que se está produzindo, sob os dois planos indispensáveis para a sua construção: o da expressão e o do conteúdo, dando-lhes igual importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com