TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como As Práticas Da Empresa Podem Otimizar O Desenvolvimento De Talentos Humanos

Ensaios: Como As Práticas Da Empresa Podem Otimizar O Desenvolvimento De Talentos Humanos. Pesquise 790.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  1.378 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual*

Título: Como as práticas da empresa podem otimizar o desenvolvimento de talentos humanos

Introdução

No passado, o departamento de Recursos Humanos equivalia a um departamento burocrático de pessoal, que servia apenas para cuidar de aspectos legais e administrativos dos funcionários.

Nos últimos anos, a gestão de recursos humanos tem passado por grandes transformações, em função da necessidade das empresas de incrementar a sua capacidade competitiva para enfrentar a concorrência dos mercados globalizados.

Recursos Humanos - RH passa, então, a ser um sistema que identifica, atrai, desenvolve e mantém as pessoas competentes – um departamento estratégico.

Justificativa

O papel estratégico a ser desempenhado pela área de Recursos Humanos passa a ser repensar as atividades próprias da área de RH em termos estratégicos, ou seja, de forma a integrar os objetivos de longo prazo da organização, as variáveis relevantes do ambiente e as necessidades decorrentes em termos de pessoas.

Com isso, a área de Recursos Humanos deve estar muito bem preparada para as mudanças exigidas pelo mercado, saber onde, quando e como pode contribuir com seu cliente interno, agregando vantagens competitivas sustentadas no crescimento do negócio.

Desenvolvimento

Nos últimos anos, o aperfeiçoamento da estruturação do trabalho nas organizações modernas, incrementado pelos impactos da tecnologia e da globalização, vem redimensionando a visão sobre o papel da Área de Recursos Humanos nas empresas.

Para sobreviver à concorrência, as empresas sentiram a necessidade de ter algo além de uma boa estrutura física ou de equipamentos de última geração.

Considerando que “organizações são pessoas”, deve-se olhar para a organização com o foco nelas. São as pessoas as responsáveis pelo sucesso ou fracasso das organizações, elas trazem os resultados, as inovações, o aumento da produtividade, implementam novas ferramentas e etc. Sendo assim, as corporações vêem-se obrigadas a contar com equipes de profissionais qualificados e comprometidos com o negócio.

Frente a isso, a área de RH deve estar muito bem preparada para as mudanças exigidas pelo mercado, saber onde, quando e como pode contribuir com seu cliente interno, agregando vantagens competitivas sustentadas no crescimento do negócio.

Se a estratégia é a diferenciação e a obtenção de vantagem competitiva, cabe ao RH garantir que as pessoas sejam também fonte de vantagem competitiva. As empresas precisam buscar formas novas e criativas de gestão; ao RH cabe transmitir as estratégias às pessoas e transformá-las em agentes de competitividade.

A seguir, verificaremos como as práticas das empresas podem otimizar algumas propriedades do recurso estratégico: o valor, que diz respeito à eficiência; a raridade, que considera importante desenvolvermos e explorarmos as características raras dos talentos humanos da empresa e a difícil imitação, que implica em não permitir que as características raras e valiosas dos talentos humanos sejam passíveis de imitação, já que estas podem contribuir para os lucros a curto prazo.

A prática de Recursos Humanos deve estar focada em alguns itens:

• Treinamento e desenvolvimento – capacitação técnica e comportamental: foco no desenvolvimento de competências, que compreendem conhecimento, habilidades e atitudes. O treinamento tem por finalidade promover todos os meios e os recursos necessários ao desenvolvimento pessoal, visando proporcionar conhecimentos e habilidades específicos, que sejam requeridos para o eficiente desempenho do trabalho profissional, bem como proporcionar um clima favorável de trabalho dentro da empresa.

• Transmissão das estratégias organizacionais aos empregados a fim de possibilitar o comprometimento com as estratégias operacionais. Para termos empregados envolvidos, comprometidos, empenhados em buscar os interesses da empresa como sendo os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com