TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Nas Organizações

Monografias: Comportamento Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE AVALIATIVA

1

Atualmente as organizações desempenham um papel muito importante em nosso cotidiano como não havia existido ainda. As organizações são formadas por tecnologia, recursos materiais e pessoas. Analise as duas asserções e marque a resposta correta no que se refere ao modelo.

Asserção I

No modelo japonês a empresa interessa-se pelas dificuldades ou necessidades dos níveis hierárquicos mais elevados, auxiliando-os em diversos aspectos, como moradia, educação dos filhos, problemas de saúde, etc., esperando em troca dedicação, lealdade e rigor com os subordinados.

Asserção II

Na concepção japonesa, o grupo, a equipe prevalece sobre o individual. A forma de trabalho, a resolução de problemas e encaminhamento de soluções e decisões são realizadas em grupo, bem como, o grupo é recompensado no atingimento de resultados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Peso: 1.0

a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

e) As asserções I e II são proposições falsas.

2

A composição da cultura de uma organização por elementos racionais e por forças inconscientes atuantes. Existe o comportamento aparente e o subjacente. Leia as afirmações a respeito destes comportamentos e marque a alternativa que contém a resposta correta.

I.O comportamento aparente é definido como tudo que visivelmente compõe a organização desde sua estrutura física, o trabalho em si, e as relações interpessoais aparentes que fazem a organização funcionar;

II.O comportamento aparente é definido como tudo que aparentemente os membros da organização expõem na sociedade como ações voluntárias, posicionamento político e exposição na mídia;

III.O comportamento subjacente é definido pelas normas, crenças, filosofia, objetivos da organização;

Peso: 1.0

a) Somente a afirmação III está correta;

b) Somente a afirmação I está correta;

c) Somente as afirmações I e II estão corretas;

d) Somente as afirmações II e III estão corretas;

e) Todas estão corretas,

3

Paulo trabalha na Genius artigos eletrônicos Ltda. Já faz três anos que Paulo ocupa a função de Gestor cujas atividades são de administrar a produção dos componentes eletrônicos que a empresa produz. Seu trabalho é reconhecido pela direção da empresa, contudo sempre que há um conflito no seu trabalho ele recorre a um tipo de mecanismo, volta às formas anteriores de administrar para buscar no passado a situação de satisfação, contudo a repetição de experiências anteriores por vezes significa um fracasso pior do que aquele experimentado, por exemplo, em uma situação difícil de mudança. Marque a alternativa que apresenta o tipo de mecanismo de defesa que Paulo se utiliza para manter o equilíbrio e estabilidade psicológica.

Peso: 1.0

a) Reação reativa;

b) Projeção;

c) Racionalização;

d) Regressão;

e) Sublimação

4

Marque a alternativa que identifica o nome do autor que em seus estudos sobre o desenvolvimento do ego, dividiu o homem em oito idades, como segue:

- confiança básica X desconfiança básica

- autonomia X vergonha

- iniciativa X culpa

- indústria X inferioridade

- identidade X confusão de papel

- intimidade X isolamento

- generatividade X estagnação

- integridade do ego X desesperança

Peso: 1.0

a) Kurt Lewin

b) Bolwby

c) Marceli

d) Erikson

e) Brazelton

5

5) A definição de Inconsciente coletivo retrata a psique humana como componente de uma realidade universal que é transmitida como herança psicológica comum da humanidade Jung estudou estes fenômenos transculturais, e utiliza o termo Sombra para caracterizar o inconsciente do indivíduo e todos os impulsos lá que estão escondidos.

I. A sombra da organização contém aspectos reprimidos que se manifestam para chegar ao lado iluminado ou claro da organização. Podemos observar esta situação em comportamentos de politicagem informal, artimanhas, manobras fraudulentas, sabotagens, stress, depressão;

II. A sombra nunca se manifesta na organização, pois este componente dos impulsos do inconsciente do indivíduo só se revelam quando o individuo se relaciona com outros familiares cujo ambiente apresenta aconchego e proteção;

III. A sombra da organização contém os aspectos que são autorizados pela cúpula da empresa e que se manifestam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com