TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Interna E Externa

Exames: Comunicação Interna E Externa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  3.286 Palavras (14 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 14

COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA E SUAS DIFERENÇAS

A comunicação e a informação assumem um papel fundamental no ambiente e na vida das empresas.

A comunicação é talvez o tipo de atividade desenvolvido pelos atores organizacionais que está mais diretamente relacionada com a “performance global”. Sem a sua utilização, as empresas dificilmente conseguiriam delinear planos estratégicos para a realização dos objetivos e funcionar numa perspectiva holística.

Poder-se-á dizer que a comunicação assume uma importância fundamental nas dinâmicas internas e externas de uma empresa, contribuindo para uma mais fácil interação e desempenho dos indivíduos. Nesta perspectiva, a comunicação assenta em duas funções essenciais para a sua atividade global, que são a promoção e a coordenação da comunicação interna e externa.

COMUNICAÇÃO EXTERNA

Comunicação externa compreende toda a informação que esteja relacionada com as atividades que esta empresa desenvolve. Essa informação vai ao sentido de promover a imagem da empresa, normalmente através de divulgação na imprensa dos acontecimentos que a empresa realiza. Essas ações são desenvolvidas em torno da gestão da sua imagem institucional e estão associadas às temáticas e aos conceitos que as formalizam, ou seja, a comunicação externa é importante na empresa, pois através dela você capta e mantêm seus clientes.

Gestão da Imagem

A gestão da imagem é um dos aspectos mais relevantes para uma empresa, não só na sua apresentação e divulgação, mas também por constituir um fator considerável para o seu sucesso. Comumente considera-se que a primeira percepção da imagem é aquela que assume um maior peso na formação de impressões; no entanto, aposta-se numa abordagem visuo-estética conducente a uma reflexão constante não apenas do que se vê, mas como se vê. Neste contexto, contrariamente à maioria das empresas, existe um ânimo coletivo da equipe na tentativa de sintonizar constantemente a imagem que vai ser exteriorizada com o conceito que está a abordar para os produtos a disponibilizar. Outra das formas que é utilizada para a divulgação da imagem da empresa passa pelo contato com a comunicação social disponibilizando informação sobre suas áreas de intervenção e acontecimentos relevantes na vida desta organização.

Mídia – Publicidade – Propaganda – Impressos: Para uma comunicação externa eficiente uns dos requisitos é que a Mídia, Publicidade, Propaganda e Impressos estejam sendo bem feitos, se estão atingindo o publico alvo.

Captação de novos clientes: As ligações que estão sendo feitas na empresa estão captando novos clientes, se os antigos clientes se mantêm, pois isso é essencial na sua empresa.

Manutenção de Clientes: Se os Clientes estão recebendo informações regularmente sobre as novidades, produtos que sua empresa oferece.

Em Publico: Está bem apresentável em uma reunião externa, ser dinâmico.

Internet: A maior ferramenta de comunicação do século XXI. Como um site da empresa, os contatos feitos através dele, ele precisam estar claros para todos que visualizam funcionar bem, pois não tem nada pior que um site que não funciona ou as informações que os clientes procuram.

COMUNICAÇÃO INTERNA

Por comunicação interna entende-se toda a atividade desenvolvida em contexto organizacional que é responsável pela produção e fluxo de informação entre os atores organizacionais e que está inerente a toda a atividade desenvolvida pelos mesmos.

Neste âmbito destacam-se, sobretudo as atividades de seleção e distribuição de notícias, a produção e gestão de conteúdos multimédia, a organização de atividades de formação como seminários e workshops e ainda a concepção e elaboração de propostas relacionadas com o desenvolvimento cultural.

A Comunicação interna surge na Inglaterra, no século XIX, No cenário da Revolução Industrial, quando a mecanização da indústria têxtil, posteriormente aperfeiçoada pela tecnologia do vapor, determina que as relações entre empregado e empregador passam a ser formais. São as interações, os processos de trocas, os relacionamentos dentro de uma empresa. Ela é responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados, e horizontalmente entre os empregados de mesmo nível de subordinação.

Hoje apesar de termos muitas formas de obter informações e conhecimentos, nem sempre estamos nos comunicando. Existe grande diferença entre comunicação e informação. Numa empresa não é diferente, muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos funcionários, mas nem sempre geram mudanças de atitudes, ou ainda, causam confusão porque não foram divulgadas de forma adequada; Outras informações sequer chegam aos verdadeiros destinatários porque um gestor não identificou a essência comunicativa de determinado fato.

Comunicação Interna engloba todos os atos de comunicação que se produzem no interior de uma organização e que variam nas modalidades em que são utilizados, nos instrumentos de veiculação e nas funções que desempenham Grunig e Conrad usam a expressão comunicação organizacional para descrever como as pessoas comunicam estrategicamente dentro das organizações. Neste âmbito, a comunicação organizacional engloba a comunicação com os empregados, com os gestores de nível médio, com os gestores de topo e os seus subordinados, descrevendo como se relacionam uns com os outros dentro da organização.

Antes de a comunicação ter a relevância atual, a única aptidão exigida à direção de uma organização era estabelecer procedimentos administrativos, instruções de produção e todas as informações necessárias ao funcionamento da empresa. Para além da importância que a informação operacional tem para a organização e para o indivíduo, a informação que não é diretamente essencial ao funcionamento da empresa tem uma importância cada vez maior. Cada vez mais os trabalhadores querem estar informados sobre os fatores externos e internos que influenciam a segurança e a natureza do seu trabalho como, por exemplo, as novas tecnologias, a expansão da empresa ou os despedimentos, as regalias e as políticas salariais.

Querem estar informados sobre a empresa relativamente aos seus lucros, aos novos produtos e aos seus objetivos. Querem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com