TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características Das células Ciliadas Internas E Externas

Artigo: Características Das células Ciliadas Internas E Externas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  5.371 Visualizações

Página 1 de 5

Características das células ciliadas internas e externas

No órgão de corte de forma espiral contém dois tipos de células sensoriais, essas são as, células ciliados internos e externas, com reárias fileiras de esteriocilios em seu topo. Existem cerca de 140 esteriocilios de cada uma das 3500 células ciliadas internas e 12000 células ciliadas externas. As células ciliadas internas que tem a forma de um frasco são completamente circundadas por células de sustentação especializadas, exceto por suas superfícies superiores que exibem cílios. As células ciliadas externas são organizadas em três (na Base) a cinco (no ápice) fileira paralelas. As células ciliadas externas são retangulares, com a forma lembrando cilindros alongados, e estas em contato com as células de sustentação apenas em suas extremidades muitas superiores e nas bases.

A célula ciliada tem um arranjo ordenado na cóclea e estão relacionadas com a freqüência sonora. As células ciliadas que corres podem a altas freqüências acima de 2000hz estão localizadas na realta basal da cóclea, enquanto as células ciliadas ajustadas para serem estimulados em freqüências abaixo de 2000hz são encontradas nas espiras media e apical da cóclea.

Quadro comparativo das características entre as células ciliadas externas e internas.

Células Ciliadas Internas Células Ciliadas externas

3500 12500

Forma de frases Forma cilindra

Fileira única 3-5 fileira

Estereocílios em forma de “C” Estereocílios em forma de “V”

Circundadas por células de sustentação Fixadas ao topo e á base

Inervação aferente Múltipla inervação

Um neurônio - uma célula Um neurônio - varias célula

Função das células ciliadas externas e internas.

Tecnicamente, as células ciliadas convertem a vibração liquida mecânica em uma retroalimentação eletromecânica amplificada a resposta hidromecanica da cóclea e eventos eletroquímicos, os quais por sua vez promovem neurônios da porção auditiva do átomo nervo.

Os movimentos do estribo são transmitidos diretamente á coluna de liquido cóclea, que responde como um todo – um mecanismo de massa - ação. O movimento da base do estribo faz com que a perlinfa suba pela rampa vestibular, passa pelo helicotrema e desça pela rampa timpânica, onde a janela da cóclea é distendida por uma quantidade diretamente proporcional, ao movimento do estribo dentro. Durando o movimento para fora, a direção do fluxo da coluna de liquido se inverte. A energia sonora, transmitida pela coluna de liquido em vibração, é seletivamente absorvida pelas estruturas da membrana basilar.

Um ponto de vista alternativo diz que a pressão gerada na rampa vestibular é transmitida pela rampra média á rampa timpânica. Essa transmissão de pressão resulta em distorção da membrana vestibular e, conseqüentemente, da membrana basilar. Entretanto, como antes haverá o deslocamento da janela da cóclea, que esta fora da fase com a direção do movimento do estribo. Os movimentos líquidos podem ser distintos para uma determinada freqüência, e assim podem produzir distorção da membrana basilar em foco relacionado a uma freqüência especifica.

Em ambos, os mecanismos, a agitação das células ciliadas localizadas na membrana basilar transforma a energia mecânica em agitação elétrica que estimula as fibras do nervo coclear.

Inervação das células ciliadas externas e internas

As fibras nervosas que inervam as células ciliadas têm seus corpos celulares no gânglio espiral bipolar localizado no canal de Rosenthal. Os axônios das células do gânglio espiral juntam-se no modelo e se unem como o ramo auditivo ou coclear do oitavo nervo. Assim que sai da cóclea, a porção vestibular do oitavo nervo proveniente dos canais semicirculares, utrículo e sáculo unem-se á porção coclear. As duas porções do oitavo nervo juntam-se como uma corda e passam através do meado nervo auditivos é ordenada, como fibras do quarto apical da cóclea, formando a porção central do nervo. Em torno da porção central, as fibras nervosas do ápice da cóclea sofrem uma torção para um lado, enquanto as fibras provenientes da realta media da cóclea sofrem uma torção para o lado imerso. Cinqüenta por cento das fibras nervosas da cóclea provêem da espira basal e representam elementos sensoriais que correspondem a freqüências > 2000HZ.

Pesquisa realizada por Spandlin (1967-1969) mostrou que a grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com