TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimentos Bancários

Pesquisas Acadêmicas: Conhecimentos Bancários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

adronização do Atendimento ao Cliente

O sucesso no relacionamento com o cliente não esta ligado somente a processos, mas, sobretudo às pessoas que realizam o atendimento e por isso essas pessoas devem estar aptas, qualificadas para a função. Sendo assim, determinar resultados definindo os indicadores dos relatos dos clientes, vai gerar um padrão no atendimento que é uma vantagem competitiva, resultado da priorização adequada dos desejos e necessidades dos clientes que, quando identificados adequadamente, permitem criar produtos inovadores ou inovar os já existentes e saber levantar de maneira sistemática essas necessidades permite visualizar a posição da empresa ante os concorrentes.

Se o cliente tem algo a dizer, a empresa deve ser a primeira a querer saber e por isso, ressalta-se novamente a necessidade de qualidade no atendimento e isso já é um passo significativo, porém é necessário saber ouvir, registrar, aproveitar e dar retorno de maneira sistemática ao cliente e isso deve acontecer em um período de tempo razoável, pois esse tempo de resposta é um dos padrões de atendimento mais valorizados pelo cliente e também permite o controle dos responsáveis por esses processos uma vez que a demora no feedback ao cliente indica algum problema na empresa.

Experiências negativas geram clientes insatisfeitos e quando esses reclamam estão dando uma oportunidade para a empresa, porém quando não existe reclamação, existe a certeza de que se perdeu o cliente e na maioria das vezes, essa insatisfação parte do relacionamento entre pessoas.

Nos últimos tempos, os clientes tem se tornado mais críticos, pois segundo pesquisas, o numero de reclamações foram de 2 a 19% em 15 anos, sendo assim, as empresas devem receber, registrar e analisar a procedência das reclamações.

Requisitos exigidos das pessoas que interagem com os clientes

Segundo Kotler, manter o cliente é mais barato e conseguir um novo pode custar de 5 a 7 vezes mais caro. Para manter o cliente é necessário focar primeiramente no cliente interno, pois é esse que exerce impacto decisivo no cliente externo, por isso alguns fatores são decisivos como a autossuficiência técnica que consiste em ter conhecimentos técnicos suficientes para resolver os problemas da função, o que está totalmente ligado a proatividade e isso implica em treinamento no inicio da atividade e sempre que necessário.

Outros requisitos indispensáveis são habilidades de comunicação, cortesia e empatia, capacidade de gerenciar crises e autonomia para resolver problemas.

Enfim, conclui-se que o funcionário é a imagem da empresa e quando esse se comporta de maneira adversa, subentende-se que o atendimento da empresa é deficiente, por isso, o cliente interno deve estar preparado para resolver os conflitos mostrando ao cliente externo uma imagem da empresa que traga conforto e certeza de que seus problemas serão resolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com