TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidado Escola

Trabalho Escolar: Cuidado Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 5

Cuidado, escola!

Atualmente temos uma escola que podemos dizer caótico. Escolas com uma péssima direção, professores que não conseguem dar suas aulas, outros nem sem importam com os alunos, alunos que não se interessam mais pelos estudos, a fraca interação entre pais e escola e tantos outros fatores. Isso acaba criando um grande problema e deixando de lado o que é fundamental: a educação.

Mais será que o problema de uma péssima direção está só dentro da escola? Não seria uma questão relacionada ao sistema? E os professores, não estariam ultrapassados, não conseguindo lidar um novo modelo escolar? E os alunos, estariam gostando do jeito como são passados os ensinamentos dentro de sala, estariam passando por problemas fora da escola, não estariam sendo incentivados ou algo do tipo? A questão é que escola, alunos e pais teriam que unir, para de certa forma solucionar esses problemas e mudar esse estado em que a escola se encontra.

Dentro de sala, os alunos se deparam com vários ensinamentos, que são avaliados por provas, só que muitos alunos não conseguem boas notas o que resulta em reprovação, brigas dentro de casa, acontece também de outros alunos rirem só porque um colega de classe não alcançou nota suficiente em certa disciplina. Esse aluno começa a se preocupar mais com as notas, temem a reprovação, se sobrecarregam nos estudos e por fim acabam gerando certas doenças por conta de tudo o que ele passou, e muitos professores não percebem que esta forma de avaliação não e a mais adequada, pois o aluno muitas das vezes não aprende o que foi dado no primeiro e segundo semestre, porém aprende o que foi dado no terceiro e quarto pois esta com medo da reprovação e passa a estuda, assim o ensino acaba ficando pela metade.

A forma de o professor lidar com os alunos dentro de sala vem mudando, e as vezes muitos professores não se adaptam com essa mudança, e com isso não conseguem dar a sua aula, não passam o que queriam pros alunos com clareza, não conseguem formular um plano de ensino adequado e interessante e acabam que muitas vezes nem eles sabem o porque de estarem dentro de uma escola, muitos professores estão em sala de aula por falta de opção ou por que no passado a profissão de professor era bem vista, o que hoje isso não acontece. Já existem outros professores que estão ali pra ganhar só o seu salário, dão a mesma aula a dez ou quinze anos, muitas vezes não se importam se o aluno aprendeu ou não, passam suas avaliações, e não mudam o jeito de pensar. Existem alguns professores que se adéquam de todas as maneiras, dão aulas interessantes, dinâmicas, não fica na mesmice, eles sempre busca inovar, passam aos alunos o conteúdo daquela disciplina de forma com que todos ou a maioria entendam, gostam do que fazem e lutam para ter uma escola em perfeitas condições. Mais são minoria.

Já a direção escolar, junto de um sistema externo (o governo), deveriam sempre andar juntos, criando formas de se obter grandes resultados dentro de sala de aula, incentivando os alunos a estudarem, e chamando os pais que são importantíssimos para o processo dos alunos, a virem para dentro da escola, para também contribuir com a educação.

Antigamente, só quem estudava numa escola, eram os filhos das pessoas de classe mais alta. Quem era mais pobre na maioria das vezes não chegava nem perto de uma. Esses que não iam a escola, eram educados com os pais, no dia-a-dia, trabalhando, aprendendo valores morais e éticos fora da escola. Dentro da escola, além disso, se aprendia ensinamentos sobre várias disciplinas, e que muitas vezes não se levava para a vida toda. Podemos relacionar educação com dia-a-dia, pois muitas vezes o que é ensinado no dia-a-dia, garante muitas das vezes um bom emprego ou algo parecido, a educação escolar deve andar lado a lado com educação que e passada pelos pais, por esse motivo a escola tem que tentar trazer os pais para dentro da mesma, para saber o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com