TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidado escola !: Desigualdades, domesticação e algumas saídas .

Por:   •  30/10/2016  •  Resenha  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  1.019 Visualizações

Página 1 de 3

Cuidado escola !: Desigualdades, domesticação e algumas saídas .

Referência : “Cuidado escola!: Desigualdades, domesticação e algumas saídas”(editora brasiliense , 1980). Autores : Babette Harper , Claudius Ceccon , Miguel Darcy de Oliveira, Rosiska Darcy de Oliveira; Apresentado por Paulo Freire com a colaboração de Monique Séchaud Fonvieille .

A obra apresenta e levanta diversas questões relacionadas a escola nos dias atuais, e para isso começa apresentando um histórico que vai desde antes da inclusão da escola na sociedade, até os dias de hoje . Também apresentando e discutindo relações como ensino aprendizagem , alunos – professor e a desigualdade social e como as escola vem reforçando isso através dos tempos .

O texto requer uma atenção a mais ao ser analisado , pois sua estrutura intercala muitas gravuras , charges , dados de pesquisa além das opiniões dos próprios autores . Aqui serão comentados somente os quatro primeiros capítulos .

No decorrer do primeiro capítulo , a obra fala um pouco de como se dão as relações entre os familiares , alunos, professores e mostra também seus pontos de vista , apontando a partir daí como essas relações influenciam diretamente no rendimento e no fracasso escolar dos alunos . Desde as primeiras páginas , os autores mostram como escola passa aparentemente a imagem de uma falsa tranquilidade , quando na verdade , esta em crise .O primeiro fator a ser abordado é a relação familiar com os pais que as vezes preocupados apenas com resultados ou por julga- lós incapazes, desmotivam e desencorajam os alunos , algo que afeta diretamente seu rendimento escolar . Afetando também a relação com o professor, “alunos cada vez mais desatentos , barulhentos e ignorantes” , chegam a sala de aula em contrapartida , professores cada vez mais preocupados , desmotivados e faltosos , assumem a função de selecionar os “bons” e “maus” alunos , fazendo assim desde da escola a seleção social . O texto aponta também ainda no primeiro capitulo , dados que mostram como os resultados são cada vez mais inversos aos que seriam esperados pela escola . Ao invés de qualificações e diplomas , o que são apresentados são fracassos em larga escala , e mostra ainda que a situação é pior no Brasil , onde no Nordeste , duas de cada três crianças nunca frequentarão uma escola.

Iniciando o capitulo dois , o texto nos leva a ver que as sociedades existiam sem a escola. Os ensinamentos eram os do dia a dia , em um contexto de formação permanente. Também não havia professores , todo adulto ensinava e todo e qualquer ensinamento era passado pela cultura e convívio com a sociedade . Hoje algumas sociedades de terceiro mundo se mantém da mesma forma , sem enviar suas crianças para uma instituição escolar.

Somente a partir da idade média , surgem as primeiras escolas . Religiosas em sua maioria , e durante séculos somente voltadas a elite; Os “pobres” , continuavam a aprender apenas com a prática do dia a dia . Porém , com o desenvolvimento do capitalismo foi surgindo paralelamente a escola dos “ricos” , a escola dos “pobres” . Os autores seguem o texto levantando uma questão , sobre até onde a escola seria democrática . Pois mesmo depois do sistema de duas escolas ser abolido , ainda há a seleção onde os alunos com as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com