TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura organizacional

Tese: Cultura organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  Tese  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 3

A Cultura Organizacional

O CONCEITO DE CULTURA ORGANIZACIONAL

Muito comum na organização a cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, rituais, e normas em uma organização. A cultura organizacional representa as características de cada empresa. Os atributos mais valorizados são ética, responsabilidade social, competência e compromisso. Sobre a cultura organizacional, o filme “Fábrica de Loucuras” retrata muito bem essa situação quando mostra a tentativa de instalação de uma fábrica japonesa nos estados unidos, onde se encontra bastante dificuldades para os trabalhadores se adequarem as novas realidades trabalhistas e culturais impostas pelos novos gerentes. Os novos modelos foram recusados no primeiro momento, mas depois de entendimentos buscou-se o melhor para a organização e para a cidade.

CARACTERISTICAS DA CULTURA ORGANIZACIONAL

É transmissível aos novos membros:

A cultura organizacional de cada empresa pode ser transmitida aos seus membros, mas isso só seria possível a partir do interesse de cada membro da empresa. Na maioria das vezes os modos diferentes de se atuar no mercado de trabalho, acaba sendo uma forma de empecilho para a aceitação da nova cultura organizacional. No filme os trabalhadores estranharam a forma como os japoneses trabalhavam e como os mesmos pensavam sobre o trabalho em uma organização. Esse choque de culturas ocasional em um descompasso de ideias na organização.

A ORIGEM DA CULTURA ORGANIZACIONAL

As crenças, valores e suposições dos fundadores da organização:

Na criação de uma empresa, as diretrizes da mesma devem seguir os seus criadores e o ambiente ao qual a empresa está localizada. No filme a empresa que era do Japão seguia as crenças e valores de seus fundadores, regras e legislações que regulamentam o pais de origem da organização. No Japão a cultura e as crenças são diferentes das do estados unidos. No Japão as pessoas trabalham muito e até além do que podem, e não recebem a mais por isso. No estados unidos isso seria difícil de acontecer já que as pessoas pensam de forma diferente o trabalho.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Ela influencia o comportamento de seus integrantes:

No filme a influência da cultura organizacional fica evidente quando os funcionários são obrigados a fazer o aquecimento antes dos dia de trabalho. Esse “ritual” não era comum aos trabalhadores. Outro caso de influência foi quando os japoneses queriam que os trabalhadores aumentassem a carga horaria de trabalho para aumentar a produtividade e conseguir alcançar as metas propostas. A proposta de trabalhar mais não foi implantada integralmente, pois no Japão as pessoas trabalhavam mais sem adicionais.

CULTURAS E SUBCULTURAS ORGANIZACIONAIS

A cultura da sociedade influencia na cultura das organizações que estão inseridas nelas. A influência da cultura não é uniforme, as pessoas têm diferentes comportamentos e se dividem em grupos étnicos e sociais formando uma subcultura. Dentro das organizações há diferentes culturas e subculturas, o que é classificado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com