TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇAS SALARIAIS ENTRE MULHERES E HOMENS NO BRASIL

Por:   •  1/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.227 Palavras (13 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE PROCESSUS[pic 1]

GESTÃO PÚBLICA

DIFERENÇAS SALARIAIS ENTRE MULHERES E HOMENS NO BRASIL

BÁRBARA ISAURA MACEDO, BRUNA DE FÁTIMA GONÇALVES SILVA, CINTIA SILVA LOPES SANTOS, LUCAS DE FREITAS AMARAL OLIVEIRA, VITOR BORGES POPOV CARDOSO CAVALCANTI DE ANDRADE

Brasília/DF

2018

FACULDADE PROCESSUS[pic 2]

GESTÃO PÚBLICA

DIFERENÇAS SALARIAIS ENTRE MULHERES E HOMENS NO BRASIL

Projeto Integrador do curso de Gestão Pública apresentado como requisito para diplomação.

BÁRBARA ISAURA MACEDO, BRUNA DE FÁTIMA GONÇALVES SILVA, CINTIA SILVA LOPES SANTOS, LUCAS DE FREITAS AMARAL OLIVEIRA, VITOR BORGES POPOV CARDOSO CAVALCANTI DE ANDRADE

ORIENTADOR: MARCELO GONÇALVES DO VALLE

Brasília/DF

2018

RESUMO

ABSTRACT

SUMÁRIO


  1. INTRODUÇÃO

Os estudos referentes a distinção de gêneros surgiram na década de 1970, objetivando compreender as relações de gênero no campo social e as desigualdades entre homens e mulheres. Mattos et al (2015) explica que esses estudos possibilitam analisar as desigualdades e identificar como se da as relações entre homens e mulheres frente à distribuição de poder e a equivalência social entre os gêneros.

        A entrada tardia das mulheres no mercado de trabalho é um dos fatores que contribuem para a desigualdade de gênero, apenas a partir das décadas de 1960 e 1970 é que as mulheres passaram buscar condições igualitárias. Uma pesquisa realizada em 2017 pela Catho avaliou a média salarial de homens e mulheres no Brasil em 8 funções distintas, desde estagiários a gerentes, e evidenciou que, de fato, mulheres ganham menos que homens, mesmo no desempenho da mesma função. A maior diferença identificada foi no cargo de consultor, em que os homens ganham 62,5% a mais que as mulheres (KOMETANI, 2017).

Ainda de acordo com o estudo citado acima, para cargos operacionais, a diferença entre os salários chega a 58%, e para especialista graduado é de 51,4%. Em seguida: especialista técnico com diferença de 47%, coordenação, gerência e diretoria 46,7%, supervisor e encarregado 28,1% analista 20,4%, traine e estagiário 16, 4% e por fim assistente e auxiliar 9%.

Diante do exposto, a presente pesquisa pretende, através de pesquisa bibliográfica, evidenciar a distinção salarial entre mulheres e homens e discorrer quanto aos principais fatores causadores dessa diferença.

  1. Problema

Quais os principais fatores que levam a distinção salarial entre mulheres e homens no Brasil?

  1. Objetivo Geral

Analisar e discorrer quanto aos principais fatores que levam a distinção salarial entre mulheres e homens no Brasil.

  1. Objetivos Específicos

- Apresentar breve histórico da entrada da mulher no mercado de trabalho;

- Evidenciar a distinção salarial de gêneros no mercado de trabalho no Brasil;

- Destacar os principais fatores históricos que levaram a distinção salarial entre gêneros.

        

        

  1. Justificativa

Esta pesquisa contribui para o estudo e compreensão da distinção salarial entre gêneros, tornando-se relevante para a compreensão dos principais fatores causadores deste fato. Faz-se de grande relevância a nível teórico pois oferece informações esclarecedoras e fundamentais para o entendimento das desigualdades salariais entre mulheres e homens que ocupam o mesmo cargo e desempenham a mesma função. Faz-se de igual importância a nível prático, visto que o conhecimento é fundamental para mudanças reais.

Analisar as desigualdades de gênero consiste em entender as relações entre homens e mulheres nos diferentes espaços da sociedade. A escolha desse estudo está relacionada, também, à importância do tema para o curso de Gestão Pública, tendo em vista a relevância do futuro profissional na busca pela igualdade salarial entre gêneros.

O tema aqui abordado apresenta grande importância a nível social, visto que a desigualdade salarial entre gêneros é fato que ocorre desde que a mulher passou a participar do mercado de trabalho, e que uma sociedade bem informada é o inicio para buscar mudanças nessa realidade.

A presente pesquisa pretende demostrar como o profissional da área Gestão Pública é relevante no processo de igualdade entre gêneros. Dessa forma pode ser utilizado como fonte de pesquisa pela Faculdade Processus e para estudantes com interesse em aprimorar conhecimentos quanto ao tema proposto.

  1. REFRENCIAL TEÓRICO

  1. A inserção da mulher no mercado de trabalho

Há algumas décadas os costumes sociais determinavam que o provedor do lar era o homem, e que a mulher não precisava e nem deveria trabalhar. Nos casos em que a mulher ficava viúva ou era de uma classe mais pobre, e precisava ganhar dinheiro para sustentar os filhos, em geral faziam doces, bordados, decoração com flores, entre outros. Contudo, além de serem atividades mal vistas pela sociedade ainda eram pouco valorizadas. Somente na década de 70 é que as mulheres começaram a conquistar espaço no mercado de trabalho (FRAGOSO, 2015).

        Com a I e II Guerras Mundiais (1914 a 1918 e 1939 a 1945), houve a necessidade das mulheres assumirem os negócios de família, além disso, com os homens servindo na guerra, o mercado de trabalho ficou desfalcado e as mulheres passaram a ocupar cargos antes ocupados por homens. Com o fim da guerra, muitos homens morreram no campo de batalha e muitos outros voltaram mutilados, impossibilitando a volta ao trabalho. Diante dessa realidade, as mulheres continuaram ocupando cargos anteriormente ocupados por seus maridos (FONSECA, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (205.2 Kb)   docx (316.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com