TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mulheres do Brasil

Por:   •  9/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

O avanço dos direitos femininos começou com o direito de trabalhar na sociedade, e não apenas como líder do lar, fato este que ocasionou criticas por todos os preconceituosos que não tinham a mentalidade e visão de igualdade de gêneros.

Já no que concerne a participação das mulheres na política, só veio à tona por volta do século XIX, onde as mulheres tiveram o direito de voto na Nova Zelândia em 1893.

A partir desta data começou um avanço na ideia de participação efetiva da mulher na política mundial, fazendo com que ela participe tanto no ato de escolher seu representante como optar por ser votada e atuar efetivamente em governos representativas.

Diante de tal ótica utilizando-se metodologicamente de uma vasta pesquisa bibliográfica o presente artigo cientifico tende demonstrar de forma objetiva.

A história da luta das mulheres pela equidade de gênero afirma que o caminho em busca da emancipação da mulher passa pela conquista e garantia de seus direitos civis, políticos e sociais, no âmbito da família, da sociedade e na esfera pública e, no plano cultural e ideológico.

Apesar de todas as dificuldades e preconceitos que existiam para com as mulheres na sociedade, já que, nos primórdios das civilizações tínhamos a mulheres como meras donas do lar e o ser de manutenção da espécie humana por conta da procriação, a mulher foi ganhando espaço nas sociedades como formadoras de opinião e detentoras de poder.

É de conhecimento de todos que o Brasil é uma República Federativa pautada na Democracia e num Estado democrático de direitos, e que deve primar pelo os direitos dos cidadãos, bem como combater a discriminação racial, de ordem política ou de gênero.

A nossa Carta Magna de 1988, traz em seu bojo e com bastante clareza que todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza, bem como salienta que homens e mulheres são iguais em qualquer natureza,

No dia 8 de Março de 1857, mulheres operárias de uma fábrica têxtil nova-iorquina organizaram uma significativa greve. Essas revolucionárias reivindicavam melhores condições de trabalho, sendo destaques o pedido de equiparação de salários com os homens e o tratamento digno. A repressão violenta da greve resultou em, aproximadamente, 130 mortes de mulheres que foram trancadas à força na própria fábrica e que foi incendiada. Cinquenta e três anos após esse evento, uma conferência na Dinamarca declarou que esta data prestaria uma homenagem à essas mulheres e que passaria a ser o Dia Internacional da Mulher.

CONCLUSÃO

Diante de todo o relato acima podemos extrais várias conclusões, já que, de forma delineada e objetiva explanamos toda a trajetória feminina ao longo do tempo, na busca de direitos e na sua inserção na sociedade como ser pensante e que faz a diferença.

Concluímos também de forma certa que os direitos em relação à participação feminina deram-se de forma sofrida e com muita batalha, e que perdurou por séculos na história mundial, mas se conseguiu a atingir a inserção definitiva da mulher no cenário político mundial e brasileiro

Poema

"Mulher" - Pérola Negra

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com