TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: Leitura E Produção De Texto

Trabalho Universitário: DISCIPLINA: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Através destas pesquisas buscamos demonstrar a importância da leitura e que a mesma não pode ser feita de qualquer forma, mas seguindo alguns passos pode ser feita de uma forma mais plena.

Não existe uma fórmula para a leitura correta, existem elementos que podem ajudar o leitor a seguir um caminho que certamente trará maior compreensão do que está sendo lido.

Apresentamos os elementos fundamentais para uma boa leitura, completa, que agregue valor e que possa ser feita por qualquer leitor. Por que, afinal a leitura depende do conhecimento adquirido pelo leitor.

Etapa 1

O artigo "Leitura na escola: livro, biblioteca, biblioteca de classe" da professora Lilian Lopes Martin da Silva, faz um reflexão sobre a busca dos professores de português em incentivar o aumento e formação de leitores, utilizando métodos como a Biblioteca de Classe, um forma de ensino de leitura que forma o leitor na sala de aula.

A docente traz uma pesquisa de Batista e Galvão (1998) de um artigo da Revista Presença Pedagógica, chamado "Leitura na Escola Primária Brasileira", são citados dois modelos de leitura no fim do século XIX e começo do XX, o primeiro era fundamentado nos livros enciclopédicos e o segundo nos livros de leitura, nos ensinamentos morais e cívicos; o ensino era apoiado no professor, no livro texto, na memorização, leitura em voz alta e na rigidez de condutas.

O artigo ainda aponta que nos anos 20 surge Monteiro Lobato, o livro Narizinho Arrebitado publicado nas escolas públicas provoca o prazer na leitura.

O Movimento Escola Nova começa a aparecer com métodos mais participativos e menos autoritários, o livro serve como consulta, pesquisa e lazer.

Na segunda metade do século passado aumenta a produção e demanda literária para a rede escolar e nos anos 80 os acervos de livros foram organizados para serem utilizados de forma mútua em salas de aula, estas coletâneas trouxeram uma nova visão de trabalho, um material de apoio às bibliotecas escolares, sendo uma das propostas a leitura-prazer.

Este acervo com características diversas (livros, gibis, jornais, enciclopédias, revistas, etc.) favorece o compartilhamento de informações, sociabilizando as pessoas em torno do livro, trazendo uma literatura mais democrática, estimulando a leitura extensiva.

A Biblioteca de Classe transforma o ambiente, não é apenas um material didático impresso, mas um espaço de aprendizagem de conhecimento coletivo, de trocas de informações, sentimentos e afetividades.

A professora questiona atualmente a produção editorial desigual, e critica a ineficiência do uso dos acervos disponibilizados pelos governos para o ensino de leitura pelas escolas, já que este modelo pode uma alternativa ao esvaziamento da biblioteca tradicional.

Podemos entender com a leitura do texto Biblioteca de Classe, a importância do acesso à leitura nos dias de hoje, não que a leitura já não fosse importante, ela é e sempre será, mas nos dias atuais estamos imersos em um mar de informação e tecnologias que torna tudo tão automatizado que nos rouba parte da prática de realmente compreender a informação recebida, tudo é tão descartável que somos levados a crer que a informação também é nos tornando assim um povo alienado.

Mas o que é leitura e por que ela se torna tão importante? O ser humano tem o hábito de ler desde os primórdios da formação da civilização, lia o ambiente, lia a caça. Ler não é apenas decodificar símbolos em um papel, mas significa interpretar e entender o que aqueles símbolos estão transmitindo, entender o código, interpreta-lo, contextualiza-lo, para isso é necessário o conhecimento adquirido durante a existência, as situações vividas, a educação formal de forma que a leitura venha acrescentar e não somente ser recebida, não ser contextualizada e depois descartada.

Ativamos todos esses conhecimentos quando lemos, por exemplo, ao iniciar a leitura de um texto, comparamos a tudo o que conhecemos, supomos qual será o final, elencamos outras possibilidades de história, nos antecipamos, enfim ativamos toda nossa capacidade critica quando lemos daí a importância da leitura.

Etapa 2

A lista é numerosa de gêneros textuais e que sofrem muitas variações, então resumindo gêneros textuais são textos de qualquer natureza, literários ou não-literários.

Exemplos: romance, autobiografia, fábula, lenda, curriculum vitae, noticia, reportagem, crônica social, crônica esportiva, histórico, relato histórico, ensaio, carta de leitor, carta de solicitação, deliberação informal, assembleia, discurso de defesa (advocacia), discurso de acusação (advocacia), resenha crítica, artigos de opinião ou assinados, editorial, ensaio, etc...

Gêneros Textuais ou Discursivos presentes na Revista Veja

Na pesquisa realizada sobre gêneros textuais na revista Veja, encontramos vários gêneros textuais como, índice, carta, artigo cientifico, chamada de noticia, artigo de opinião, entrevista, coluna, reportagem, publicidade, direito de resposta, previsão do tempo, cotação cambial, entre outros.

Revista Veja:

Data 19/06/2012

Gênero Ambiente: "O que SP e Rio têm para mostrar além do discurso verde"

O texto é composto por data, titulo, sub título, texto, imagem. É um texto científico, aborda a questão da sustentabilidade e também sobre os investimentos em tecnologia feitos pelas metrópoles para evitar que o crescimento esgote os recursos naturais.

Etapa 3

Elementos coesivos e mecanismos de coesão

Coesão - Que diz respeito a utilização correta dos aspectos lexicais, semânticos, morfológicos, sintáticos etc., fazendo com que um texto se apresente de forma clara. Os elementos de coesão ou conectores que são responsáveis pela junção entre as orações de um parágrafo, tornando o inteligível.

São elementos de coesão: (Pronomes, Preposições, Advérbios e locuções adverbiais, Substantivos, Conjunções e locuções conjuntivas, Palavras Denotativas).

A lógica do texto se dá porque através de mecanismo de coesão podemos retornar aos elementos necessários à compreensão do tema.

Exemplo: (O Brasil sediará a próxima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com