TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Decibelímetro Para o Controle da Poluição Sonora Em Salas de Aula

Por:   •  1/7/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

DSA (Decibelímetro para Salas de Aula)

 

 

Ester da Silva Moreira Carvalho, Maria Clara de Freitas Panzariello Pereira, Igor Fartes Gama de Almeida.

Orientador :Alexandre Viana Henrique

Coorientador: Akira Nagato

Colégio dos Santos Anjos

Rua Dr. Fernandes Junior, 41- centro Vassouras- Rio de Janeiro CEP 27700-000

ester silva moreira carvalho@gmail.com

 

 

Resumo

O decibelímetro é um equipamento projetado para medir os decibéis e acionar um alarme quando a turma ultrapassar o limite autorizado. Sonidos acima de 85 decibél, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde),  podem causar a falta de audição.  As salas de aula são os principais causadores disso. Para tentar diminuir os casos de falatório muito alto, o nosso projeto tem como objetivo medir os decibéis das salas de aula e criar relatórios citando os malefícios e os benefícios causados pelo barulho. Para conseguirmos medir os decibéis, utilizamos a placa de arduino juntamente com seus utensílios de funcionamento e a programamos para medir decibéis transformando-a em um decibelímetro, deverá ser instalada em todas as salas de aula este aparelho com o único objetivo que é voltado para o bem estar de todos, alunos e professores.

 

Palavras chave: Sala de Aula, Decibelímetro, Decibéis

 

Introdução

 

Combater a poluição sonora dentro âmbito escolar pode ser a resolução de vários problemas causados dentro e fora das salas de aula e para isso criamos um decibelímetro, cuja função é de relatar que ao ouvido humano não chega a ser agradável ruídos de nível elevado, ou seja, conjunto de sons indesejáveis, desagradáveis e perturbadores, em determinado local, emitidos, em sua maioria, como resultado de atividades humanas (âmbito escolar). Como se pode perceber pelo nome, esse decibelímetro tem como objetivo medir o nível de pressão sonora em decibéis. O limite mínimo da audição humana é de aproximadamente 0 dB, para um indivíduo com audição normal e o limite tolerável é de aproximadamente 85 dB, quando a sala de aula alcança esse limite, automaticamente é acionado o Buzzer que emite um pequeno alarme para informar que excederem o limite recomendado. Inicia-se o processo de danificação do mecanismo que permite a audição. Sendo que, na natureza, com exceção das trovoadas, das grandes cachoeiras e das explosões vulcânicas, poucos ruídos atingem 85 dB. Segundo Leandro Alves Coelho 2013 “reflete-se uma preocupação no âmbito jurídico, visando o bem estar da sociedade, a fixação de condições exigíveis para a avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades, independentemente da existência de reclamações.” Para a fonoaudióloga Keila Knobel 2018, o que falta a essas pessoas são educação e empatia:

— Como o som não respeita muro nem parede, invadimos o espaço alheio com facilidade. A invasão é frequente porque muita gente não se coloca no lugar do outro. Quando ouço o meu cantor favorito, digo que é “música”. Se o vizinho ouve a mesma música e no mesmo volume, chamo de “barulho”.

"Mais que um incômodo, o excesso de ruído é um risco para a saúde. Ele contribui, por exemplo, para doenças cardiovasculares",disse a diretora do escritório regional para a Europa da OMS, Zsuzsanna Jakab 2018.

 

Objetivo geral: Introduzir um aparelho com o intuito de auxiliar na educação.

Objetivos específicos:

  • diminuir a evasão escolar;
  • ensinar ao aluno a se auto policiar ao emitir sons;
  • conscientizar o aluno que o excesso de barulho pode ser prejudicial a saúde;

 

Materiais e Métodos

Utilizando um kit básico de placa de arduino (1 placa UNO R3, 1 cabo USB, Protoboard 400 pontos, Jumper macho variados, Led vermelho, led amarelo, led verde, resistor, buzzer),construíndo um decibelímetro, na qual ele mede os decibéis do ambiente e alerta quando excede certo nível. Desenvolvendo esse protótipo no período do mês de novembro de 2019 até o mês de Março de 2020.

 Primeiro passo montar a placa de arduino com a ajuda de um especialista, seguindo o passo a passo da montagem. Em seguida, foi programada a placa para que ela meça os decibéis. Logo após a montagem, foram feitas algumas visitas em diferentes salas de aula, medindo o decibel e anotando o nível de cada sala.  O aparelho deverá ser instalado no centro da sala de aula, buscando assim captar todo ruído dentro da classe. O professor terá acesso a situação da classe através de cores que oscilam de baixo(verde), médio(amarelo) e alto (vermelho), além do alarme disparado ao ultrapassar o limite imposto.Durante as aulas, cabe ao professor utilizá - lo para correção dos alunos, bem como para avaliação individual,  levando em consideração o aproveitamento dos alunos e possíveis problemas auditivos. Observando que o nosso projeto visa o bem estar de todos, visto que poucos sabem do possível mal causado  pela poluição sonora.

Resultados e Discussão

 

COM BASE NOS PRIMEIROS TESTES  REALIZADOS _______  OBTIVEMOS A SEGUINTE AVALIAÇÃO:

    Resultados anteriores:         

Turmas

Nº de notas vermelhas

Nº de alunos

Média de dB apurados através do DSA

221

0

23

60,25

222

7

23

60,75

232

8

23

66

231

9

23

78,25

251

11

27

78,25

242

10

14

73,75

241

12

12

82

Tabela 1- relação entre a medição nas salas de aula e os resultados das notas vermelhas

Resultados esperados:

Turmas

N° de notas vermelhas

N° de alunos

Expectativa  média de dB apurados através do DSA

221

0

23

20,25

222

3

23

20,75

231

5

23

38,25

232

6

23

26

241

7

12

42

242

9

14

33,75

251

11

27

38,25

Tabela 2- Se o aparelho DSA diminuir através de seus sinais luminoso e sonoros em 40 % o som dá aula vai fazer com que o desempenho dos alunos melhore.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com