TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demerval Saviani

Trabalho Universitário: Demerval Saviani. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 4

Dermeval Saviani

Nascido em 25 de dezembro de 1943 em Santo Antonio de Posse, comarca de MogiMirim, no interior do Estado de São Paulo. Estudou nas instituições Grupo Escolar de Vila Invernada – periferia de São Paulo, Liiceu Salesiano São Gonçalo – onde cursou o ginásio-, Seminário do Coração Eucarístico de Campo Grande.Em Aparecida do Norte deu início à sua formação superior entre os anos de 1962 e 1963, no curso de filosofia da entidade, e deu continuidade aos seus estudos na PUC-SP, inclusive graduando-se em educação.Atualmente é professor da mesma universidade na qual se formou, além de desenvolver, desde sua formação até os dias atuais, diversos projetos e pesquisa na área educacional, especialmente defendendo a análise crítica dos conteúdos agregada ao ensino das matérias comuns da escola.

Contexto Histórico

Saviani é grande educador que vivenciou um período de mudanças no nosso país,a exemplo da transição na educação durante a consolidação do períododemocrático que vivemos na atualidade, acompanhando, além das transformaçõessociais, as transformações na história da educação brasileira, acentuando os pontospositivos e negativos que as modificações no processo educacional refletiram nodia-a-dia, e teve uma visão progressista sobre a educação. Ele foi o fomentador dateoria histórico-crítica que também é conhecida como crítico-social dos conteúdos etem como objetivo principal relação e transmissão de conhecimentos significativosque contribuam para a inclusão social do educando.Os acontecimentos políticos e os eventos históricos que fazem parte da história dopaís e que direta ou indiretamente marcaram a educação brasileira, sempreestiveram presentes no pensamento de Saviani, que em todas suas obras,preocupou-se em analisar a prática educacional inserida num processo político-social, mas sempre com uma visão de organicidade do pensar sobre a ação e sobuma ótica global.

Principais Obras

Escola e Democracia, São Paulo: Cortez Autores Associados, 1986

Educação - Do Senso Comum a Consciência Filosófica, São Paulo: Cortez Autores Associados, 1980.

Ensino Público e Algumas Falas sobre Universidade, São Paulo: Cortez Autores Associados, 1985.

Sobre a Concepção de Politécnica Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 1989

A Pós-Graduação em Educação no Brasil, Florianópolis/São Paulo: UFSC/Cortez, 2002

A Questão Pedagógica na Formação de Professores, Florianópolis: Endipe, 1996

A Nova Lei da Educação-Trajetória, Limites e Perpectivas, Campinas: Autores Associados, 1999

Pedagogia Histórico-Crítica, primeira aproximações, Campinas: Autores Associados, 2000

Política e Educação no Brasil-O Papel do Congresso Nacional na Legislação do Ensino, São Paulo, Cortez, 1987

Da Nova LDB ao Novo Plano Nacional de Educação-Por Uma Outra Política Educacional, Campinas, Autores Associados, 1998

Premiações

Medalha do mérito educacional do Ministério da Educação.

Prêmio Zeferino Vaz de produção científica.

Prêmio Jabuti de 2008 na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise com História das Idéias Pedagógicas no Brasil.

Pensamento Pedagogico

Dermeval Saviani define o termo Pedagogia Histórico-Crítica como a expressão de uma pedagogia que empenhada na compreensão da questão educacional a partir do desenvolvimento histórico e embasada no materialismo histórico. Ela surgiu em torno de 1979 com o objetivo de constituir uma passagem da visão crítico-mecanicista à visão crítico-dialética, que significa compreender a Educação no contexto da sociedade e de sua organização visando sua transformação. A Pedagogia Histórico-Crítica coloca a prática social como ponto de partida e chegada do processo de ensino, que tem o potencial para instrumentalizar os sujeitos para ação e transformação da realidade. Outro aspecto importante reside na conexão entre teoria e prática que permite ao estudante, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com