TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Leitura E Produção De Textos, Tecnologias Aplicadas à Educação E Desenvolvimento Pessoal E Profissional

Por:   •  7/3/2015  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  967 Visualizações

Página 1 de 8

Desafio Profissional

Leitura e Produção de Textos, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Curso de Pedagogia EAD

Turma Quarta Matutino

POLO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

DATA: 04/06/2014

Participantes:

Priscila Bertolino

RA 8977212444

Ilda Oliveira Lima

RA 8380872858

Margarete Aparecida Godoi do Amaral

RA 9136250491

Tutor Profa. Alessandra Fiebig

Introdução

Neste trabalho destacamos a importância da implantação e do uso das tecnologias para a educação dos alunos, de forma inovadora. A indispensável necessidade de docentes bem capacitados, qualificados, atualizados e bem preparados para utilização das ferramentas.

Recursos tecnológicos nas salas temáticas estimula o desenvolvimento geral, como criatividade, raciocínio logico, interação e outros.

Implantação de novas Tecnologias na Educação e Capacitação Docente

Denominamos novas tecnologias aquelas que estão vinculadas ao uso dos computadores, a informática; a telemática é a educação, a tecnologia implantada em sala de aula, precisa ser escolhida de acordo com que se pretende que o aluno aprenda, como o processo de aprendizagem abrange o desenvolvimento intelectual, profissional, competência e atitudes;

Com implantação de novas tecnologias os educadores passam a ter conhecimento e maneiras de aplica las.

O professor, na nova sociedade, revê de modo critico seu papel de parceiro, orientador o educador na busca de suas aprendizagens. O espaço aula se torna um ambiente de aprendizagem, com trabalho coletivo a ser criado, trabalhando com os novos recursos que a tecnologia oferece.

A reflexão sobre a importância da tecnologia em sala de aula, o interesse dos professores a se adaptarem à nova realidade educacional para integrar os recursos tecnológicos, como o computador e a internet à escola e à comunidade. A possibilidade de uma integração das tecnologias à educação requer do docente uma nova postura que levará o mesmo a rever sua prática em sala de aula, adequando os vários meios de informação à metodologia utilizada. Requer dos profissionais novas competências e atitudes para criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional. O uso dos recursos tecnológicos pode ser confundido com a simples presença do computador e a qualidade da educação com políticas oficiais para a formação continuada dos educadores. Neste sentido, surge um profundo questionamento a respeito do aprender a aprender a integrar as tecnologias da informação de forma a promover mudanças no modo de ensinar, de aprender e de enxergar os jovens e crianças dessa geração. O uso da tecnologia no contexto escolar requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todos que atuam no processo educacional no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem e para a sociedade do conhecimento. Cada um tem um papel específico e o uso da tecnologia deve atender a todos, para que, juntos possam articular as ações em prol desenvolvimento global do aluno.

Uso dos recursos tecnológicos

Os jogos, brincadeiras no computador, tablets, aparelho de som e etc. também fazem parte dos momentos de lazer e descontração para as crianças.

Possibilita à professora realizar atividades lúdicas, dramatizações, contação de histórias e brincadeiras dirigidas, tendo por parte das crianças grande aceitação e envolvimento, proporcionando riqueza e diversidade nas atividades que são oferecidas. Os objetivos são propiciar o desenvolvimento da criança, de forma livre e prazerosa, garantindo momentos de criação, imaginação, interação, apreciação e prazer em fazer parte de um ambiente que para elas, pode ser considerado “mágico”. Estimular o desenvolvimento integral das crianças, com oportunidades de se relacionarem com o grupo de forma agradável e feliz. Desenvolver as diversas linguagens, como linguagem oral, linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com