TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal E Profissional

Casos: Desenvolvimento Pessoal E Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Usamos a expressão tipo textual para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza lingüística de sua composição {aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas}.

b) Usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. Se os tipos textuais são apenas meia dúzia, os gêneros são inúmeros. "

TIPOS TEXTUAIS

Narração

Descrição

Argumentação

Injunção (imposição)

Exposição

GÊNEROS TEXTUAIS

Telefonema

Carta comercial

Carta pessoal

Poema

Cardápio de restaurante

Receita culinária

Bula de remédio

Bilhete

Notícia de jornal

Bilhete

Romance

Edital de concurso

Piada

Carta eletrônica

Formulário de inscrição

Inquérito policial

História em quadrinhos

Entrevista

Biografia

Monografia

Aviso

Conto

Obra teatral

O autor destaca ainda que os gêneros textuais, que fazem parte das nossas intenções comunicativas do cotidiano, estão passíveis de serem modificados de acordo com as mudanças que se dão na sociedade. Além disso, destaca que os gêneros sempre atendem a uma função específica, ou seja, um cardápio de restaurante se destina a informar aos clientes as opções de comida e bebida oferecidas naquele estabelecimento. A partir de um gênero podem surgir outros e um gênero que está no auge hoje, pode vir a cair em desuso amanhã. Já os tipos textuais, pelo que pude entender, são mais estáticos, referindo-se à estrutura lingüística, ao modo como se estrutura a linguagem do texto e não são elaborados a partir das experiências vivenciadas por uma pessoa ou grupo.

Também é válido ressaltar que os gêneros e os tipos textuais estão intrinsecamente relacionados, e não podemos dissociá-los. Por exemplo: a carta pessoal é um gênero textual do tipo narrativo, a monografia é um gênero textual do tipo argumentativo. E há inúmeras outras relações que podemos estabelecer, uma vez que os gêneros textuais são muitos.

Bom, espero que essa postagem possa trazer contribuições aos interessados pe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com