TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dialogismo Nas Redes Sociais

Ensaios: Dialogismo Nas Redes Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 4

Dialogismo

O conceito de dialogismo foi elaborado pelo lingüísta russo Mikhail Bakhtin, que o explica como o mecanismo de interação textual muito comum na polifonia, processo no qual um texto revela a existência de outras obras em seu interior, as quais lhe causam inspiração ou algum influxo.

O dialogismo está presente tanto nas obras impressas como na própria leitura, esferas nas quais o discurso não é observado em um contexto de incomunicabilidade, mas sim em constante ação recíproca com textos semelhantes e/ou imediatos. Este elemento aparece quando se instaura um processo de recepção e percepção de um enunciado, que preenche um espaço pertencente igualmente ao locutor e ao locutário.

Assim, os participantes de uma conversação elaboram um fluxo dialógico ao posicionarem o ato da linguagem em uma interação frente a frente. Bakhtin acredita que o diálogo engloba qualquer transmissão oral, de toda espécie. Este conceito é praticamente a alma de sua teoria lingüística.

Um dos principais conceitos propostos pelos pensadores do Círculo Bakhtiniano e facilmente percebido no mundo das redes sociais é o de vozes.

Dialogismo nas redes sociais

Nas redes sociais encontramos além de uma nova forma de interação e socialização, o dialogismo.

“Deixe um scrap no meu Orkut”, ”Me adiciona no facebook” ou “Siga meu twitter!”. Essas sentenças ainda são estranhas para muitas pessoas, mas não para 74% dos usuários de internet no Brasil. De acordo com o instituto Ibope Nielsen Online, concluída em fevereiro deste ano, 26,9 milhões de brasileiros possuem perfis em ao menos uma rede social. Um fenômeno que chegou silenciosamente e já transformou a dinâmica dos relacionamentos interpessoais e, inclusive, dos negócios.

O uso de redes de conexões é antigo e remonta os primórdios da história da humanidade, já que as redes de relacionamento de grupos específicos existem a milhares de anos. O interessante é que somente agora com inserção das ferramentas digitais é que esse tema tem ganhado destaque.

No atual ambiente social, que cresce e se desenvolve em torno das diversas mudanças tecnológicas, a internet surge como um impulsionador para a construção de relacionamentos entre as pessoas. Essas mudanças são vivenciadas a cada momento e constantemente adaptadas a novos formatos e propósitos. Vivemos numa sociedade que constrói suas relações em rede, e cujas interações constroem valores e imagens. Esse processo não é diferente quando falamos de redes sociais na internet.

Dentre diversas redes sociais, o Orkut é, a mais de cinco anos, o endereço mais frequentado entre os brasileiros. Criado por Orkut Buyukokkten, ex-aluno da Universidade de Stantford e lançado pelo Google em janeiro de 2004, o site é uma espécie de conjunto de perfis de pessoas e suas comunidades. O “software social" permite que seus usuários cadastrem-se, coloquem fotos e preferências pessoais, listem amigos e formem comunidades. O Facebook, mundialmente mais popular, possui estrutura seme-lhante, porém, possui uma visão ainda mais comercial. Seus usuários podem criar páginas internas para divulgação de sua marca e/ou serviços.

A mais nova e emergente rede social é o twitter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com