TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença Entre Raio Gama

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  3.339 Visualizações

Página 1 de 3

Diferenciando raios gamas de raios X.

O raio gama é uma radiação eletromagnética, que são liberados por materiais com radioatividade. Esse raio tem o poder de penetração maior que os raios da radiação alpha ou beta, que são raios com muito, mas energia e com menor comprimento de onda. Segundo minha pesquisa, encontrei que foram feitos alguns estudos que dizem que os raios gama podem passar através de uma placa de 20 cm de chumbo. Ele pode ser encontrado, por exemplo, em raios solares.

Os raios-X, também é uma radiação eletromagnética bem superior aos raios ultravioletas. Os raios X são obtidos através de um aparelho chamado “Tubo de Coolidge”. Esse raio tem a capacidade de atravessar materiais com baixa densidade, como os músculos e são absorvidos por materiais com densidades bem mais elevadas como os ossos. Os raios X tem a velocidade da luz, e tem seus benéficos e malefícios.

Comparando essas duas radiações eletromagnéticas, podemos dizer que os raios gama tem o comprimento de onda menor que o raio-X, podemos ver diferenças também na freqüência, enquanto o raio X geralmente tem 1018, os raios gamas tem 1020 aproximadamente de freqüência.  A energia do raio X é menor que a do raio gama, pelo seu comprimento de onda.

Impacto da Radioatividade.

O impacto da radioatividade em nos seres humanos, depende bastante da sua quantidade acumulada no nosso organismo, em doses baixas ela é inofensiva para o nosso corpo mais em excesso podem trazer vários problemas como atrapalhar o sistema nervoso, provocar lesões no aparelho gastrintestinal, na medula óssea...

Já no meio ambiente não podemos deixar de esquecer que eles sempre produzem uma pequena dose de radiação a partir de elementos radioativos como urânio, potássio... Encontrados por exemplo em rochas, no solo...

Não podendo deixar de lembrar que todo ser vivo desenvolve uma resistência natural contra essa radioatividade quando ela é de baixa dosagem. Mais a radiação vinda de ondas eletromagnéticas, contamina o solo e as plantas, sendo assim tornando os alimentos impróprios para consumo, o vazamento da radiação para o mar pode contaminar a água e matar os seres vivos que ali moram, atrapalhando também a pesca. Contaminam também a atmosfera como se fosse uma poeira radioativa que pode ser transportada pelo vento.

Aplicações da radioatividade

Medicina: Na medicina a radiografia é a mais conhecida, ela é utilizada através do raio X, e também para o combate ao câncer por exemplo, é comum introduzirem no organismo dos pacientes radioisótopos artificial, que ao serem liberados no corpo emitem radiações que permitem o monitoramento dentro do organismo.

Alimentos: Na indústria alimentícia a radiação é um modo eficiente aonde os alimentos recebem uma quantidade controlada de radiação ionizante, que são raios X, raio gama e deixe de elétrons.

O objetivo de usarem essas radiações é tornarem os alimentos mais fortificados, a nas plantações afastarem insetos como abelhas, e formigas, esterilizam as frutas contra bactérias e fungos.

Geração de Energia: Os radioisótopos são utilizados para na geração de energia elétrica ou térmica. Os reatores que geram muita energia também podem ser trocado pelas baterias que geram correntes elétricas e trazem radioatividade.

Nas usinas nucleares a radioatividade normalmente é baixa mais apresentam sim problemas pois demoram um tempo para se decaírem, como na queima de combustível .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (203.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com