TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldade Na Aprendizagem

Artigo: Dificuldade Na Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

O professor para pôr em prática o diálogo, não deve colocar-se na posição de limitador do saber, mas deve antes, colocar-se na posição de quem não sabe tudo, reconhecendo que mesmo um analfabeto é portador do conhecimento mais importante: o da vida.

O professor tem que ser um mediador facilitador, respeitando o ritmo e a dificuldade de cada aluno, buscando novos métodos para enriquecer a aprendizagem onde os conteúdos tenha significado para a realidade do aluno, tornando-a de fácil compreensão.

O professor não deve manter-se no tradicional, mas sim, estimular a curiosidade do aluno para ele construir seu próprio conhecimento, desta maneira o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente competente e motivado no seu desenvolvimento em sala de aula, sendo fundamental á abertura do diálogo, onde o aluno se sinta a vontade para expressar sua própria opinião.

O professor tem que transformar a sala de aula em um ambiente de trocas de conhecimento, respeitando o conhecimento prévio de cada aluno tendo a capacidade de ouvir e compreender o aluno, é fundamental que o professor desenvolva atividades onde desafie o aluno buscar se evoluir construindo seu próprio conhecimento, estimulando o aluno a ser critico e criativo.

Segundo Pedro Demo, a criança é um grande pesquisador, o professor tem que ter consciência que a construção de um novo conhecimento está sempre baseada no que já foi construído estando disponível para uma nova reflexão onde reelaboramos.

Por tanto é essencial ao professor fazer pesquisas, para manter-se atualizado sendo um orientador, facilitador, ensinando os alunos a construir seus próprios conhecimentos, a pesquisa pode ser realizada de diferentes modos, onde busca não prender a realidade a uma única interpretação, por isso o aluno deve estar incansavelmente se desafiando em busca de descobrir outras respostas.

A pesquisa pode ser feita pelo dialogo, o professor deve compreender e estimular o aluno no desenvolvimento, da reflexão crítica, fornecendo meios para que ele se torne um cidadão mais questionador e atuante, capaz de transformar sua realidade como homem criador e não como mero reprodutor de culturas sendo assim o professor deve passar confiança para o aluno se auto-instruir na aceitação de aprender com seus erros.

O professor não deve aplicar métodos de memorização, sendo que a forma mais conveniente é incentivar a produção de seus próprios conhecimentos dando oportunidade do aluno encarar o desafio de crescer por si. Neste sentido o professor terá que buscar novos métodos onde estimule a curiosidade e a criatividade onde o aluno perceba que os conteúdos sejam significativos para sua realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com