TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades De Aprendizagem

Pesquisas Acadêmicas: Dificuldades De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

3. ASPECTOS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM

Para Masetto (1997) aprender significa buscar informações, rever a própria experiência, adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades, adaptar-se a mudan-ças, mudar comportamentos, descobrir o sentido das coisas, dos fatos, dos acontecimentos. Por outro lado, ensinar traduz-se em “instruir, fazer saber, comunicar conhecimentos, mostrar, guiar, orientar, dirigir, desenvolver habilidades.

As teorias recentes de aprendizagem têm se preocupado com a inte-ração entre o material a ser aprendido e os processos psicológicos necessários para aprender, enfatizando o estudo sobre o modo pelo qual o aprendiz obtém, seleciona, interpreta e transforma a informação (PFROMM NETO, 1987, p. 45).

Para Piaget (1974) a aprendizagem construtivista não é uma conquista de conhecimento nem também idéias já constituídas. É uma aprendizagem estabeleci-da em interações contínuas entre o sujeito e o objeto de estudo. Num sentido mais vasto, segundo Piaget, aprendizagem é um método adaptativo se ampliando no tempo, em benefício das respostas dadas pelo sujeito a um conjunto de estímulos anteriores e atuais.

Nesta aprendizagem o sujeito adiciona interpretações próprias às séries exteriores que ele alcança. Ele não se restringe a anotar tais seqüências exteriores, mas a reorganizá-las na organização de significações. Esses aspectos agrupados compõem um quadro que, por vezes, esclarece casos de crianças com dificuldade de aprendizagem (SISTO, 2000).

Pesquisas têm sugerido que é possível ajudar os alunos a exercer mais con-trole e refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem, através do ensino de estratégias de aprendizagem (POZO, 1996).

Ao realizar suas tarefas, o estudante recebe estímulos sucessivos unidos a ela – problemas, atuações do professor, mensagens sociais – que pode provocar nele certo conflito. Diante desses estímulos reage emocionalmente de forma positiva ou negativa. Essa reação depende de suas crenças. Se o indivíduo descobre situações parecidas freqüentemente, produzindo o mesmo tipo de reações afetivas, então a intensificação da reação emocional (satisfação, frustração) pode ser automatizada e se "solidificar" em atitudes. Esses estilo e emoções implicam nas crenças e contribuem para sua formação (Chacón, 2003, p.23).

Para Guzzo (1987), a aptidão geral do aluno para aprender e o modo como ele aprende são informações fundamentais no processo ensino e aprendizagem, que busca a eficiência da programação a ser oferecida em sala de aula. É necessário que o professor tenha conhecimento sobre as necessidades especiais de seus alunos, ponderando o dia-a-dia do seu meio social. As estratégias de ensino, os recursos pedagógicos, são utensílios essenciais do professor junto à eficiência de sua performance.

Nesta concepção epistemológica o professor tem a tarefa principal de monitorar o crescimento cognitivo e o amadurecimento pessoal dos estudantes, contribuindo para a construção, por parte de cada um, de um conhecimento científico pessoal, com a dupla característica de ser semelhante ao conhecimento científico estabelecido e ter continuidade com a própria ecologia conceitual (STRIKE & POSNER, 1992, p. 23).

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com