TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A disciplina na escola na educação infantil

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 5

A DISCIPLINA NA ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DAYNA BRILHANTE MEIRA COUTINHO

Resumo:

Mostraremos a importância dos limites na Educação Infantil, o quanto é importante para o seu aprendizado

PALAVRA CHAVE: Responsabilidade,Respeito e Limites

1 INTRODUÇÃO

É muito comum nos dias de hoje, no meio familiar, escolar e social a discussão sobre limites em relação a crianças.

Atualmente, impera muitas dúvidas, já que as pessoas que lidam nesse contexto educativo não sabem a hora certa de dizer sim ou não, ou seja, os grandes responsáveis pela educação encontram muita dificuldade em cumprir seu papel, pois a cada geração, o processo educativo vai se modernizando e tornando necessário novas discussões e perspectivas a respeito do assunto.

Tendo em vista a importância de uma reflexão mais abrangente relativa à disciplina escolar presente artigo  apresenta o tema: “A DISCIPLINA NA ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.l.

Para desenvolver o tema e melhor entender essa questão no âmbito escolar, escolhêramos três autores a saber: Piaget, Zagury e Xavier que nos darão maior embasamento sobre o assunto escolhido.

Piaget apud Radespiel (1995), em seus estudos observou que as crianças evoluem progressivamente, de um estágio inicial denominado anomia (incapacidade de compreender ou de praticar regras) para a heteronomia (práticas de regras sem compreendê-las) até a autonomia (capacidade de auto governar-se pela interiorização de regras).

Daí à importância de se propiciar ao educando a construção do autoconceito, da auto-imagem e da auto-estima, aspectos respectivamente cognitivos, perceptivos e afetivos da elaboração da própria identidade que se desenvolve paralelamente.

De acordo com a “cobrança” deve ser responsabilidade de todos, e a rediscussão das regras deverá ocorrer sempre que as transformações fizerem com que alguma regra perca o sentido, passando a entravar o crescimento do grupo e o andamento dos trabalhos

As regras devem referir-se tanto as questões cognitivas e de conduta como as afetivas, seja qual for o momento. Assim aos poucos as crianças aprenderão a estabelecer relações entre o individual e o coletivo; o privado e o público; as necessidades básicas e os direitos; as responsabilidades e os deveres; os desejos e os valores.

Aprenderão, também que a maior responsabilidade de cada um é cuidar de si mesmo e do ambiente, para o bem de todos.

Descobrirão, ainda, que é preciso conhecer para respeitar; apreciar para valorizar; e amar para comprometer-se.   [pic 1]

Segundo Zagury (2006), os limites são essenciais para que a disciplina ocorra.

privacidade não significa falta de cuidado, falta de acompanhamento e supervisão das atividades e atitudes dos filhos, dentro e fora de casa; ensinar que a cada direito corresponde um dever; dar exemplo.

  No entanto a autora deixa claro que não é limite: bater nos filhos para que eles se comportem; fazer só o que, pai e mãe, querem ou estão com vontade de faze; ser autoritário, dar ordens sem explicar o porquê; deixar de explicar o porquê das coisas, apenas impondo a lei do mais forte.

Nesse sentido Zagury (2006) explica que educar uma criança é muito complexo, e se não é educada com limites os problemas podem crescer. Muitos pensam que dar limites é ser autoritário, mas ser autoritário é agir de acordo com seus próprios interesses. Agir com autoridade mesmo que de forma um pouco mais dura do que gostaria, é agir para o bem do filho, protegê-lo, orientá-lo. Se a criança não tem orientação e sempre é atendida quando se espernear e fazer escândalo ela tende a agir sempre dessa maneira quando é vetada, mas se ela recebe limites no que faz terá muito mais facilidade em ter boas atitudes. Educar se torna um desafio a cada dia. É um processo longo, as coisas não serão resolvidas de um dia para o outro. Portanto a regra é recompensar as atitudes positivas e reprovar as atitudes negativas.[pic 2]

Xavier (2002) autora do livro “Disciplina na Escola: enfrentamentos e reflexões, aborda a concepção de disciplina/indisciplina escolar com uma ausência ou negação de comportamento desejável. Considera os alunos com esses problemas com falta de “algo” como: falta de limites, de atenção, de organização, de material, de higiene, de respeito às regras.

A partir dessa concepção são construídas algumas crenças que condenam a escola isoladora do mundo onde as crianças são robotizadas, não tem direito de expor suas idéias, são condicionadas as ordens severas do professor, sendo humilhadas diante de castigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com