TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil Arte Literária ou Pedagógica?

Por:   •  8/9/2016  •  Resenha  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  4.453 Visualizações

Página 1 de 3

Sidinéia Cunha de Lima RA: 8688298282

Literatura Infantil Arte Literária ou Pedagógica?

A origem da literatura infantil ou literatura adulta por si não explica as diferentes formas, desde do séc.XVII.

O que si pode deduzir , neste três séculos de produção surgiu uma polêmica, a literatura infantil é uma arte literária ou uma área pedagógica? Tem controvérsia que discute a natureza da própria literatura (utile ou Dulce? Isto é didática ou lúdica?) qual a finalidade para os pequenos, instruir ou  divertir? Eis  o problema,as opiniões divergem  em certas épocas.

Entretanto se analisarmos as grandes obras das literatura infantil; Veremos simultaneamente duas áreas distintas a da arte e a da pedagogia . Podemos dizer que é um objeto que provoca emoções, dá prazer ou diverte, e acima de tudo, modifica a consciência do seu leitor, a literatura infantil é arte. Sob outro aspecto, é uma intenção educativa na área da pedagogia.

Entre os dois aspectos (divertir e ensinar) estão sempre presentes, em doses diferentes. Por via de regra, a opção do escritor em relação de atitudes básicas de decisão de tendências  que predomina em sua época, tomando cuidado com quem tem cargo na educação de crianças ou escrevem para, elas numa sociedade em que a literatura está em crise de mudança.Nesses momentos de transformações, procurar transformar a literatura na aventura espiritual que toda verdadeira criação literária deve ser.

Assim, os impelidos exigem que a literatura seja apenas entretenimento, pois é justamente a atividade lúdica que tem função desarticular estruturas estáticas, já cristalizadas no tempo. Compreende-se que duas atitudes polares literárias e pedagógica não são gratuitas, que a intenção artística e a intenção educativa incorporadas na literatura infantil. Atualmente a confusão é grande, daí o excesso e os equívocos na produção infantil mais recente. Tem livros que invez de ser divertido são tolos etc, e invez de atrair o afugenta.Não podemos  esquecer que precisamos de motivação, nós como adultos conscientes acontece imagina com as crianças. A literatura contemporânea estimula a criatividade do trabalho didático dos professores.

Literatura e Consciência de Mundo

Mas, para que essa assimilação cumpra, necessário que leitura consiga atingir o sujeito que lê e o objeto que é o livro lido.

A Leitura Infantil Ideal:Realista ou Fantasia?

Nenhuma dessas formas é melhor ou pior, literariamente são diferentes.

 O Pensamento Mágico

O pensamento mágico ou mítico dominava, acabou transformando em literatura infantil a natureza mágica de sua matéria atrai as crianças.

 O Pensamento Lógico

A medida que o homem avança, começa a explicar o pensamento lógico representado na literatura a verdade real. Nenhuma conquista do conhecimento e definitiva, na verdade cientifica e de redescoberta da fantasia, da imaginação ou da magia.Hoje,as duas tendências coexistem poderosas e vivas ( ora separadas, ora fundidas no realismo mágico ou na ficção científica), tanto na literatura adulta como na infantil.

O Maravilhoso e a Formação do Espírito Infantil

É quando,inconscientemente, a criança tenta construir sua própria imagem ou identidade e se depara com os muitos estímulos ou interdições aos seus impulsos,etc.....É nesse período que a literatura infantil, dos contos de fadas podem ser decisivos na formação das crianças.Principalmente nos personagens boas e más, belas e feias, poderosas ou fracas, etc.Facilitando a conduta humana ou convívio social.Intuitivamente, a crianças compreenderá que tais histórias ,irreais ou inventadas, não são falsas, pois são semelhante a suas próprias experiências pessoais.¨Hoje, como no passado, a tarefa mais importante e também mais difícil na criação de uma criança é ajudá-la a encontrar significado na vida¨.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com