TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie Ip

Ensaios: Dossie Ip. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  5.321 Palavras (22 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 22

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Identifique o tipo de linguagem usada nos textos a seguir. Se houver mais de um tipo, tecer um comentário a respeito de cada uma delas:

TEXTO A TEXTO B

TEXTO C

TEXTO D

Texto A: Linguagem nã- verbal;

Texto B: Linguagem não-verbal;

Texto C: Linguagem não-verbal;

Texto D: Linguagem não-verbal;

2. Escreva um parágrafo, com aproximadamente 5 linhas, sobre as ideias que cada um dos textos sugere a você, ou seja, faça a interpretação de cada um deles.

O texto A representa alegria; o texto B representa a destruição da flora, que automaticamente afeta a fauna que fica sem habitat; o texto C mostra o cuidado com a natureza e a importância de plantar árvores; e por fim o texto D mostra a importância da leitura .

3. Explicar a afirmação: “A linguagem é um poderoso instrumento de manipulação e conservação de ideologias”. Exemplificar com fatos de nosso cotidiano ou da vida escolar como esse processo se concretiza.

Eu entendo que, saber se expressar e dialogar é algo de extrema necessidade para um bom relacionamento com as pessoas e um bom desenvolvimento na sociedade.

Em nosso cotidiano nos deparamos diariamente com situações onde precisamos muitas vezes defender as nossas ideias e opinões. Se tivermos o domínio da linguagem, com certeza, nos sairemos muito bem diante dessas situações e de todas as outras que possam surgir.

No ambiente escolar essa linguagem também é de extrema importância, porque, permite que o indivíduo se expresse e exponha a sua opinião , como por exemplo, em uma aula de debates, onde cada um tem a liberdade de se expressar, com certeza vai prevalecer a ideia daquele que tem total domínio da linguagem, pois ele poderá influenciar e convencer as outras pessoas.

4. Quais são as três concepções de linguagem conforme Geraldi (1991)? Descreva-as com as suas palavras.

1. A linguagem é a expressão do pensamento: Essa concepção mostra que se não há boa linguagem é porque não há bons pensamentos.

2. A linguagem é instrumento de comunicação: Essa concepção mostra que a lingua é como um código , um conjunto de signos, um combinado de regras que permite ao emissor transmitir uma certa mensagem ao receptor, isto é, quem fala precisa dominar esses códigos para que ocorra a comunicação.

3. A linguagem é uma forma de inter-ação: Essa concepção mostra que o aluno pode ser atuante e não apenas passivo no momento de ler e escutar. É uma inter-ação entre o emissor e receptor.

5. Conceitue os três tipos de linguagem; em seguida, acesse a Internet e procure dois exemplos de cada uma delas. Não se esqueça de mencionar as fontes consultadas de cada um dos exemplos.

1. Linguagem verbal: Quando o homem utiliza a palavra, ou seja, a linguagem oral ou escrita.

Exemplos:

https://www.google.com.br/search?q=exemplos+de+linguagem+verbal

2.Linguagem não- verbal: Quando o homem não se comunica por palavras, mas sim por movimentos faciais, corporais, gestos, olhares, entonação, imagens. Exemplos:

http://www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm

2. Linguagem mista: Quando o homem faz uso da linguagem verbal e não-verbal ao mesmo tempo,usando palavras e imagens para transmitir a sua mensagem. Exemplos:

https://www.google.com.br/search?q=imagens+tipos+de+linguagem.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Comente a respeito da importância da linguagem para o homem.

2.

3. Comente a respeito do uso da linguagem verbal e não verbal em sala de aula e qual a importância de se explorar a ambas.

4. Leia o artigo A dimensão social e receptiva do processo de leitura: uma concepção interacionista, disponível em http://www.ufsm.br/lec/02_00/Dioni-L&C4.htm e faça um resumo, aproximadamente de 10 a 15 linhas, sobre a concepção interacionista.

5. Questões sobre intertextualidade, constantes no corpo desta unidade.

UNIDADE 2

LEITURA E ESCRITA – CAMINHOS QUE SE CRUZAM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Sobre o texto: “Linguagem e participação social”, destaque aspectos que tenham lhe chamado a atenção, em seguida elabore 5 perguntas que comecem com: Por que... Como... E se..., referentes a tais aspectos.

- O domínio da língua tem uma relação muito estreita com a participação do homem na sociedade, pois por meio dela, o homem comunica-se tem acesso á informação, expressa e defende pontos de vista, partilha e constrói visões do mundo, produz conhecimento.

-Um projeto educativo que prioriza a democratização social e cultural, faz com que, a escola tenha a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários ao exercício da cidadania, independente do grau de letramento das comunidades em que vivem os alunos.

- A linguagem é uma forma de ação inter-individual, orientada por uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes nos diferentes grupos de uma sociedade , nos distintos momentos da sua história. Desta forma, produz-se linguagem tanto numa conversa de bar, entre amigos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com