TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Trabalho Universitário: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 3

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: OBJETIVOS E CONCEPÇÕES DE

LINGUAGEM GUIANDO A PRÁTICA DOCENTE

A prática docente do professor de Língua Portuguesa, diversifica de acordo com os objetivos que este almeja com o ensino de língua materna e a concepção de linguagem em que ele embasa suas atividades de ensino.

Objetivos e concepção que tem sido nas últimas décadas uma questão bastante discutida pelos educadores. São quatro principais objetivos para o ensino de língua materna.

O primeiro objetivo que pode ser almejado com o ensino de Língua Portuguesa é desenvolver a competência comunicativa dos usuários da língua. Esses usuários são os que interpretam a língua: ouvintes e leitores, e os que produzem a língua: falantes e escritores. A competência comunicativa é que aprenda a adequar a língua às diferentes situações de comunicação que pode encontrar no seu dia-a-dia.

O segundo objetivo é a necessidade de levar o aluno a dominar a norma padrão da língua e de ensinar a variedade escrita da língua, que é distinta da variedade ora, pois permite ao aluno a participação em situações comunicativas mais elaboradas, formais e escritas.

O professor que desejar atingir esse objetivo e também deseje atingir o primeiro, pode incorporá-lo às ações do primeiro, pois, ao aluno ter contato com uma pluralidade de textos, já estaria tendo contato, com a norma escrita e com a forma padrão da língua.

Caso o professor persiga os dois primeiros objetivos, é possível trabalhar de forma a integrá-los, porém, o professor que almejar somente o primeiro objetivo pode pecar por não deter-se no ensino da variante padrão, prática politicamente inaceitável.

Já o professor que almejar apenas o segundo objetivo, irá cometer o erro de reduzir a língua a sua variante padrão, desta maneira, pautando seu trabalho apenas no ensino da Gramática Tradicional, o que é uma postura inadequada, pois a Gramática Tradicional só valoriza um dialeto, o dialeto padrão, discriminando todos os outros, juntamente com os valores que representam.

O terceiro objetivo é proporcionar ao aluno ao conhecimento da instituição linguística, demonstrando como ela está constituída e como se apresenta socialmente.

A incorporação do terceiro objetivo é importante aos dois primeiros, pois acrescenta possibilidades de informações aos alunos, que consequentemente geram conhecimentos, não apenas linguísticos, mas também de mundo, função essencial da educação.

O quarto objetivo engloba os três objetivos anteriores ao acrescentar que a competência linguística é um importante instrumento para todos os campos do conhecimento humano, e não apenas para o campo da linguagem, pois é por meio dele que se dá uma infinidade de processos de aprendizagem. Sendo assim, também se torna papel do professor de língua materna possibilitar ao aluno o desenvolvimento do raciocínio, do pensamento científico e do senso crítico, fazendo com que o aluno seja favorecido a aprender maneiras complexas de empregar o pensamento.

Portanto, percebemos que a conduta do professor difere de acordo com os objetivos que acredita serem pertinentes a sua prática docente e também que os objetivos podem se complementar e que, isso ocorrendo, o comportamento do professor se enriquece através da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com