TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DE MEIO AMBIENTE

Por:   •  2/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  7.788 Palavras (32 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 32

ETEC CÔNEGO JOSÉ BENTO

ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DE MEIO AMBIENTE

ANA BEATRIZ RANGEL DA SILVA

CAMILA AYUMI CAVALCANTI NAKASHIMA

GIOVANNA CAROLINY VIANA

JAQUELINE RAMOS DE OLIVEIRA

MEL MENECUCCI

NICOLLE APARECIDA GAYER DE MORAIS

DE PET PARA PET

ABRIGO DE GARRAFAS PET PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

JACAREÍ-SP

2019

ANA BEATRIZ RANGEL DA SILVA

CAMILA AYUMI CAVALCANTI NAKASHIMA

GIOVANNA CAROLINY VIANA

JAQUELINE RAMOS DE OLIVEIRA

MEL MENECUCCI

NICOLLE APARECIDA GAYER DE MORAIS

DE PET PARA PET

ABRIGO DE GARRAFAS PET PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Técnico em Meio Ambiente da ETEC Cônego José Bento, orientado pelo Prof. Aline Figueiredo, como requisito parcial para obtenção do título de técnico em Meio Ambiente.

JACAREÍ-SP

2019

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a todo o corpo docente da escola que nos auxiliou durante o desenvolvimento o trabalho, principalmente aos professores Fábio Aparecido, Juliana Alves e Aline Figueiredo. Ao Elizeu P. Freitas, Edmilson José Tavares e Solange Ribeiro que foram fundamentais durante a estruturação do projeto. Também aos nossos amigos e familiares pelo apoio e motivação. 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 8

2.1. Conceito de reciclagem 8

2.1.1. Política dos 5 R’s 10

2.1.2. Classificação de Resíduos 12

2.2. Plástico 14

2.2.1. Polietileno Tereftalato (PET) 16

2.2.2. Pet x Meio Ambiente 19

2.3. Sustentabilidade no mercado pet 21

3 METODOLOGIA 24

3.1. Tipo de pesquisa 24

3.2. Procedimentos de coleta de dados 24

3.3. Construção do abrigo 25

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 28

5 CONCLUSÃO 31

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 32

1 INTRODUÇÃO

Com a proposta de reduzir os resíduos descartados em aterros e lixões, tendo como foco a reutilização de garrafas PET, o objetivo de construir casas de cachorro a partir de materiais reutilizáveis é uma alternativa para reduzir os impactos ambientais decorrentes do descarte incorreto destes. Direcionar o resíduo para outro fim, além de economizar e reduzir a quantidade de plástico, também proporcionará ao pet conforto e aquecimento em dias frios.

A partir do século XX, com os processos de urbanização e de industrialização, os resíduos sólidos gerados pela população mundial apresentaram um aumento significativo, sendo o plástico um dos principais materiais descartados, considerado como um dos maiores vilões ambientais. De uma maneira geral, eles passaram a ser o principal material utilizado para embalagens por conta do menor custo de produção e consumo de energia, leveza, menor custo de coleta e destinação final e suas diversas aplicações.

A garrafa PET (Polietileno Tereftalato) se destaca na indústria de bebidas por apresentarem características como transparência, resistência, leveza e preço. No Brasil corresponde a 71% das embalagens produzidas, cerca de 9 bilhões de unidades anualmente, onde apenas 53% é reaproveitado. Nos últimos anos aumentou sua participação na composição do resíduo sólido urbano, trazendo consequências ao meio ambiente quando descartados incorretamente. A garrafa pode levar até 100 anos ou mais para se decompor, poluindo principalmente rios e mares, fazendo com que seja necessária uma destinação alternativa a esses resíduos, reciclando e reutilizando o máximo possível.

O descarte incorreto acaba sendo um dos principais fatores para a superlotação de aterros e até mesmo lixões. As garrafas apresentam alta durabilidade em relação a temperatura, umidade e tempo, além de serem resistentes e obterem um preço acessível. Diante deste fato e da evidente versatilidade e utilidade do material, sua reutilização garante não só o reaproveitamento do plástico, mas como também a oportunidade de reverter tal problemática.

A construção de casas para cachorros a partir das garrafas plásticas apresenta-se como uma forma de reutilização deste material, dando a estes um novo destino, além de serem uma alternativa acessível devido ao preço do produto e sua disponibilidade.

O alto custo de casas para animais de estimação também justifica a preferência pela sua construção, visto que no mercado pet possui um preço elevado. Essas casas produzidas a partir de um material reciclável, teriam um papel fundamental neste mercado, pois se tornariam alternativas baratas e práticas para quem não possui condições de pagar tal valor em um abrigo para seu cão. Além disso, o produto pode ainda abrir portas para uma fatia mais ampla do mercado pet baseada na sustentabilidade.

Deste modo, o projeto de construir pequenas casas a base de garrafas PET para abrigar animais de estimação, seja de pequeno ou médio porte, objetiva a apresentação desse novo produto para o mercado de acessórios para pets como uma forma sustentável de garantir o conforto do animal enquanto conserva a natureza.

Com base nas pesquisas exploratórias, uma casa para cachorro varia de preço conforme o tamanho desejado e o material utilizado, sendo possível encontrar desde R$40,00 até preços mais elevados. Uma casa de cachorro feita á base de garrafa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.5 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com