TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  27/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 9

INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Acadêmicos: 

João Ciderlei Jungles

Lucival Gonçalves Ferreira

 Marcos Rogério Brocker

 Paulo Antônio Tureck

 Tamires de Sousa Leite

 Vinícius Ferreira Lima

Tutor externo: Edivan Kremer

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura Geografia e História (GED0255) – Seminário de prática

21/06/2017

RESUMO

Interdisciplinaridade é um conceito que serve para descrever uma ou mais características disciplinares ou outros ramos do conhecimento que possam interagir entre si.

É uma prática que ainda está sendo desenvolvida dentro do ensino escolar, fazendo com que se torne algo realmente novo e passível de análises e modificações, fazendo com que a mesma possa ser aplicada de forma coerente no ambiente escolar.

Para a escola se torna algo novo que pode trazer várias reações tanto de alunos como de professores, pois toda a estrutura escolar terá de sofrer modificações e análises para que esse novo conceito passe a vigorar, trazendo respeito e credibilidade tanto para o ambiente de ensino como para professores e alunos.

Tratando então de Geografia e História sabemos que ambas as disciplinas tem relação direta ou indireta historicamente, com isso tentaremos verificar a interdisciplinaridade entre ambas e os impactos e formas possíveis de inclusão da prática das mesmas no ambiente escolar.

Palavras-chave: Interdisciplinaridades, interação, ambiente escolar.

1. INTRODUÇÃO

        A interdisciplinaridade é um conceito novo que visa fazer com que duas ou mais disciplinas interajam entre si, trazendo para o ambiente escolar uma nova forma de aprendizado onde o ensino seja paralelo entre disciplinas, uma complementando a outra de forma coerente e de fácil entendimento para alunos.

        O objetivo do presente trabalho é apresentar a interação entre as disciplinas de Geografia e História trazendo exemplo histórico onde as mesmas se façam presentes. Avaliando também os possíveis impactos ou avanços para o ambiente de ensino e formas de como trabalhar as mesmas simultaneamente sem prejudicar o ensino de ambas.

2. INTERDISCIPLINARIDADE

Interdisciplinaridade tem como objetivo fazer a relação entre duas ou mais disciplinas que possam se interligar de forma coerente como por exemplo Geografia e História. Esse conceito podemos considerar como algo novo nas novas propostas de ensino, mas também podemos considerar que muitos ambientes de ensino já estão o praticando.

Essa interação entre disciplinas distintas foi pensada para que a fragmentação entre disciplinas seja superada, proporcionando então um diálogo entre elas fazendo com que ocorra uma maior compreensão das realidades.

A interdisciplinaridade oferece uma mudança de postura diante do ensino, visando garantir a construção de novos conhecimentos, rompendo assim o limite das disciplinas e dos professores, fazendo com que eles tragam para a sala de aula novas formas de abordagem e de práticas educacionais perante seus alunos.

O trabalho interdisciplinar garante maior interação entre professores e alunos fazendo com que os mesmos repensem conceitos de ensino mais ultrapassados e pratiquem respeito e trabalho em equipe, para que o conhecimento seja algo a ser dividido tanto com colegas e também com professores.

Visto que a prática da interdisciplinaridade é algo novo e em desenvolvimento apresentemos então alguns impactos que podem ser causados não só no ambiente de ensino como também aos professores e alunos envolvidos.

3. INTERDISCIPLINARIDADE, APLICAÇÕES E IMPACTOS

O foco original da interdisciplinaridade está na transformação dos modelos de ensino dentro das salas de aulas, em um novo modo a conduzir a educação das ciências, nas formas de percepções e realidade, significando uma nova dinâmica no desenvolvimento e aplicação das disciplinas, em meio ao ensino e pesquisa.

Esta nova causa, visa derrogar a rigidez exagerada, a artificialidade e a falsa autonomia das disciplinas, porem estruturando e permitindo o acompanhamento dedicado, e sendo um elo entre os entendimentos das várias áreas.

“A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados. BRASIL (1999, p. 89). ”

Para entender a aplicação da interdicisplinaridade, devemos entender com clareza seus propósitos, devemos torna-la a comunicação principal entre as disciplinas, concebendo as disciplinas numa linha do tempo histórico e cultural. Tornando-se sempre atualizada e atuante frente às práticas do ensino aprendizagem, sua aplicação consiste em não racionalizar o conhecimento, mais sim ampliar em diálogos, e em outras formas de expressões do conhecimento, dando assim inovadoras interpretações. Ao melhorar essas nossas interpretações, conduziremos ao melhor e real significado das coisas, e o ponto de partida para um senso comum, tornando-o altamente valido e necessário para a vida dos indivíduos, pois fara sentido com seus cotidianos.

Aplicando o dialogo cientifico das disciplinas, ganharemos maior dimensão a elas, interagimos entres os momentos e assuntos. Permitindo-nos o enriquecimento na relação professor, aluno, outros e com o mundo.

“De modo geral, a interdisciplinaridade, esforça os professores em integrar os conteúdos da história com os da geografia, os de química com os de biologia, ou mais do que isso, em integrar com certo entusiasmo no início do empreendimento, os programas de todas as disciplinas e atividades que compõem o currículo de determinado nível de ensino (BOCHNIAK, p. 21, 1998).”

A temática da interdisciplinaridade está na forma de trabalho dentro da sala de aula, que vai desde a posição das cadeiras a utilizações de mecanismos interativos, está além da relação professor e aluno, está no desejo genuíno do atingimento do conhecimento. Uma forma diferente na abordagem dos assuntos, o estabelecimento em ligações entre as áreas do conhecimento, propondo a transpor as barreiras do ensino tradicional a algo inovador, expansivo, ultrapassando o pensamento fragmentado. Chegando a finalidade da interdisciplinaridade, que é o da ampliação do momento da aprendizagem, uma gênese conceitual e teórica da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com