TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidiciplinar Gestão Ambiental

Por:   •  20/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.366 Palavras (10 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 10

 

 

 

 

[pic 1]         

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

CAMPINAS/2020

Nº.

NOME

RA

01

Roger David Kumagai

2025569

02

Ricardo Pereira de Matos

2049439

03

 

 

04

 

 

05

 

 

06

 

 

 

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

O presente relatório consiste na materialização dos conceitos teóricos estudados nas disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, parte integrante da grade curricular do 1º bimestre do curso de tecnologia em Gestão Ambiental, aplicados no meio empresarial.  

Pretende-se realizar um levantamento teórico pautado basicamente no material utilizado em aula como forma de subsídio para a sua concatenação com a visão prática e usual de um estudo de caso para possibilitar boas reflexões acerca da questão proposta: “Como é a gestão empresarial em termos das teorias gerais da administração, comunicação empresarial interna e das técnicas de informática relativas ao uso das tecnologias da informação e comunicação para a empresa escolhida como objeto de estudo?” (UNIP, 2020)

Foram utilizados dados de coleta secundária (documentos, gravações, sites, revistas) devido a orientação de isolamento físico para mitigação da pandemia decorrente do contágio do vírus COVID-19.  

A empresa escolhida foi EMS S/A. Atuante no mercado farmacêutico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.        FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

 

1.1         Referencial Teórico

        1.1.1         O administrador na sociedade contemporânea

O papel do gestor e sua importância vai diretamente de encontro às necessidades do mundo empresarial (seja no âmbito público ou privado) contemporâneo, ou seja, dinâmico, estratégico onde se tornou imprescindível habilidades com o planejamento, aplicação e integração de recursos de ordem financeiras, humana, material e tecnológico sempre com foco em princípios chave, dentre eles o da eficiência (fazer mais em menos tempo, fazer muito com pouco, etc.). (SANTOS, 2011)

Munido com a capacidade integrar todos os recursos, a tomada de decisão deve estar baseada com foco no alinhamento dos objetivos estratégicos, táticos e operacionais no tempo curto, médio e longo prazo.

 

        1.1.2         Teorias da administração

Dentre as diversas teorias podemos citar a científica, a clássica, a das relações humanas, a burocrática, a de sistemas, a de objetivos e comportamentais.

Podemos destacar e adotar com um “divisor de águas” a teoria neoclássica que teve Peter F. Drucker (1909–2005) como precursor e idealizador desta como uma nova forma de administração mais moderna e adequada para uma economia voltada à crescente globalização, a administração por objetivos (APO), que passou a impor um foco nos resultados, baseando-se por várias premissas, dentre elas a frequente utilização de padrões e métricas para se mensurar os processos, o uso de planos de ação visando atingir as metas estabelecidas (SANTOS, 2011).  

Sobre a teoria comportamental podemos referenciar Abraham Maslow (19081970), criador da, atualmente utilizada nas diversas áreas do conhecimento, pirâmide de Maslow. Temos, a partir deste momento, mais atenção na dimensão da motivacional.

 

1.1.3          A organização

 Temos que fatores como a tecnologia, os recursos humanos, o ambiente empresarial, os objetivos e as estratégias vão moldando as sistemáticas macro de forma a condicionar a organização dos processos em departamentos correlacionados visando atingir os objetivos e metas eficazmente. A estruturação pode ser baseada basicamente pelos seguintes componentes: os sistemas de responsabilidade, autoridade, decisão e de comunicação.  

Sistemas de gestão, dentre eles os voltados à qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, responsabilidade social, baseados em normativas passiveis de certificações passam a guiar as organizações no mercado atual para que tenham condições de responder às crescentes demandas das partes interessadas citando-se o cliente, a comunidade externa e interna.  

 

1.2         Coleta de dados

É compromisso da EMS S/A a busca contínua da aprendizagem e de um melhor ambiente de trabalho, de modo que todos os colaboradores tenham a oportunidade de se desenvolver pessoal e profissionalmente dentro de um ambiente dinâmico e ativo, programas de treinamento a gestores por meio de estudos de técnicas gerenciais, e para os demais colaboradores de acordo com a função que exercem fazem parte da estrutura organizacional da empresa (EMS, 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (703.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com