TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO PROFISSIONAL INTEGRADO

Trabalho Escolar: ENSINO PROFISSIONAL INTEGRADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 3

Ensino Profissional Integrado: projeto de trabalho sob a ótica da transdiciplinaridade

Passo 3

a) Esse estudo teve o propósito de analisar as contribuições do método de projetos de trabalho com estratégia de ensino na organização e a articulação do conhecimento das diversas disciplina do curso técnico em agropecuária, com comitente com o ensino médio.

Identificou-se a desarticulação entre o ensino médio e o ensino profissional agrícola. Os resultados demonstraram que o professor, na sua tarefa diária de ensinar, ignora as relações que deva haver entre cursos e disciplina e trabalha seus conteúdos de forma individual e isolada, sem se dar conta de todas as relações que se pode estabelecer entre o que ele ensina e o contexto que esta inserido.

b) A relação Professor e aluno vista pela o paradigma tradicional se mostra bastante impregnada de uma dependência histórica que coloca o aluno sempre na defensiva, um espectador passivo que assiste a tudo sem questionar, sem participar. Resgata-lo desse lugar comum que se tornou o processo educacional não é algo fácil nem imediato. Nesse sentido, o trabalho com projetos buscou modificar essa relação ao centrar o processo de ensino não mais do conteúdos disciplinares e sim pesquisa e na descoberta onde o aluno passa a ser o protagonista de sua aprendizagem.

Dessa forma, o desenvolvimento do projeto painéis solares buscou contribuir na articulação entre ensino médio e ensino profissional, a partir das relações que foram possíveis estabelecerem entre as diversas disciplinas que compõe a grade curricular desses cursos em processo de globalização do saber. O projeto de tralho procurou criar as condições necessárias para que o aluno abandonasse sua tradicional dependência conteudista e didática do professor, estimulando sua autonomia na busca pela informação e a capacidade de resolver problemas.

O trabalho com projetos modificou o cotidiano da sala de aula demonstrado pelo interesse e pela motivação que trouxe aos alunos movidos pela curiosidade e o fascínio da pesquisa e da descoberta. Os alunos tem o interesse muito grande de apreender o mundo que o cerca, os fenômenos físicos, os seres vivos e a si próprios, porem as possibilidades do professor satisfazê-lo são muito limitadas. O trabalho com projetos possibilitou uma abordagem inter e transdisciplinar do ensino fazendo com que Professores e alunos adotassem uma outra postura a postura de quem faz ciência, ou seja, não ter todas as respostas prontas para tudo, mas, apresentar disponibilidade intelectual para procurar soluções que envolvam outras esferas e pessoas que não a sala de aula e o professor.

O desenvolvimento de um projeto de trabalho transdisciplinar pode seguir dois caminhos distintos, mais igualmente importantes de acordo com o planejamento adotado. Pode se planejar uma atividade por projetos a partir de uma única disciplina (origem disciplinar) ou através de um projeto coletivo com o envolvimento de distintas disciplinas (origem multidisciplinar). No primeiro caso o tema gerador tem seu raio de ação ampliado pela sua contextualização com outras áreas do saber. O segundo caminho pressupõe o envolvimento de equipes multiprofissionais em que professores de diversa disciplinas articulam seu trabalho em torno de um mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com