TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Artigo: ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Em linhas gerais significa planejar, organizar, dirigir e controlar, que consiste na definição da escola do processo administrativo- essa escola define não só o processo administrativo, como também o papel dos gerentes, em termos dessas quatro funções. Essas idéias forma divulgadas primeiramente por Henri Fayol (1841 – 1925) e Max Weber (1864 – 1920), fez parte da escola clássica da administração.

Fayol passou grande parte de sua vida na corporação mineradora e metalúrgica francesa Comambault, aposentando-se como diretor geral, em 1918. Vale dizer que em 1888 quando foi promovido a essa empresa estva falido, e foi Fayol que mudou esse quadro, deixando-a bem sucedida pouco antes de se aposentar.

Em seus últimos anos de vida, dedicou-se a divulgar princípios de administração, que tinham como base sua experiência de sua vida. Fundou o Centro de Estudos Administrativos e também coordenou reuniões, nas quais fizeram parte importantes industriais, funcionários do governo, escritores, filósofos e militares. Convém dizer que seu ultimo ano de vida comentou que suas idéias e as de Taylor deviam ser vistas como complementares.

Em 1926, o centro de Estudos Administrativos fundiu-se com a Conferência da Organização Francesa, que tinha como objetivo divulgar as idéias de Taylor. Essa junção deu origem ao Comitê Nacional da Organização Francesa, que tornou-se a associação mais importante dedicada ao estudo da administração.

Em 1916, quando vivenciava seus 75 anos, Henri publicou o livro Administração Geral e Industrial, que dizia:

• A administração é função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição;

• A administração compreende cinco funções: planejamento, organização, comando, coordenação e controle.

Segundo Fayol, a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos (família, negócios, governo), que exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle.

De acordo com a visão de Weber, burocracia é algo completamente impessoal, que funciona de acordo com as regras, deixando as pessoas em plano secundário ou nem mesmo são consideradas. Weber estudou o alicerce formal-legal em que se baseiam as organizações reais, dando ênfase ao processo de autoridade- obediência (ou processo de dominação) que depende de leis – no caso das organizações modernas. Vale dizer que a organização formal e organização burocrática são sinônimas no modelo de Weber.

Para Weber, a análise da burocracia tem como base os processos interligados de dominação (ou autoridade) e obediência, que consiste na probabilidade de haver obediência dentro de um determinado grupo. Existem três bases de autoridade ou dominação legítima:

• CARISMA: A autoridade é demonstradora pelo líder, ou são os seguidores que acreditam que o líder possui tal autoridade e qualidade que o tornam admirado; a obediência deve-se à “devoção” dos seguidores pelo líder. Ex: liderança política.

• TRADIÇÃO: Segundo usos e costumes, seguidores obedeçam o líder por aparentar ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com