TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPORTES INDIVIDUAIS I

Exames: ESPORTES INDIVIDUAIS I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  1.023 Visualizações

Página 1 de 5

1º Unidade de estudo do roteiro: História, evolução e regulamentações das provas de corridas 6. Atividades da avaliação a distância

1º Unidade de estudo do roteiro: História, evolução e regulamentações das provas de corridas de longa distância.

Atividade 01

Nas leituras obrigatórias e também se precisar recorrer a leitura complementar, queremos que descreva três atividades de corridas para crianças, para que as mesmas possam também conhecer as provas rasa de fundo mais comuns do Atletismo.

RESPOSTA:

CORRIDA DE REVEZAMENTO (Moderado devido ser para crianças)

Desenvolvimento: As crianças são organizados em 2 filas. A partir de uma linha de saída, a um final determinado, o primeiro jogador de cada fila deve correr contornar um obstáculo (ex.:cone), retornar e bater na mão do segundo jogador, e assim sucessivamente. Será vencedora a fila em que o primeiro voltar a ser o primeiro.

SPRINT BORBOLETA E GRUPO

Desenvolvimento: O professor deverá montar uma estrutura de borbela com cones com as duas asas e uma linha central para o corpo. As crianças começam na base do corpo e podem escolher seguir pela asa esquerda ou direita(trotando). Quando chegar na cabeça da borboleta eles seguem no corpo com o sprint, voltando ao ponto de partida.

Atividade 02

Procure se identificar através das leituras as provas de Cross Country, colocando pontos relevantes dessa prova para participação das pessoas e, relacione cinco pontos importantes para sua execução.

RESPOSTA:

É uma corrida em terreno aberto ou acidentado (relvas, matas, lama ou água). As equipes são compostas de 5 a 7 corredores. É um dos desportos mais participativos no outono/inverno.

1) As corridas começam com cada equipe na sua própria box ao longo da linha de partida.

2) Ao disparo da pistola, os corredores têm umas poucas centenas de metros para se concentrarem da larga linha de partida numa trilha muito mais estreita que devem seguir até à meta.

3) O corredor tem a responsabilidade de se manter dentro de uma distância especificada da trilha marcada.

4) As corridas podem ser marcadas por vários métodos. Um método muito usado é prender bandeirolas coloridas a postes indicando a direcção. Uma bandeirola vermelha indica esquerda, uma bandeirola azul significa a direito e uma amarela significa direita. As bandeirolas devem ser colocadas no lado oposto da direcção para a qual o corredor vira, excepto para a bandeirola azul que pode ser colocada em qualquer dos lados. Também são usadas marcas no solo, normalmente uma linha contínua central.

5) A corrida termina normalmente numa meta seguida de uma chute. Uma chute é uma passagem limitada por cordas ou barreiras que obriga os corredores a manterem-se em fila única por ordem de chegada. Caso não tenha uma chute utiliza-se de chips.

Atividade 03

Na essência da leitura dos textos mencionados, baseado nos princípios da modalidade de Atletismo que vemos apresentando nas aulas presencias, faça uma reflexão sobre a importância e a relevância das práticas das corridas longas para a sociedade e para sua formação profissional, seja a Maratona, as Corridas de Rua, como exemplos a corrida de São Silvestre, a Volta da Pampulha, a Meia maratona do Rio de Janeiro, até mesmo a prova de Cross Country.

RESPOSTA:

Na essência se a prática da corrida for regrada, traz grandes benefícios para a saúde e ajuda as pessoas a diminuírem o risco de doenças. Entre os principais benefícios gerados com a corrida destacam-se o aumento do débito cardíaco máximo, diminuição da frenquencia cardíaca de repouso, melhora da circulação coronariana e o auxílio a prevenção do acidente vascular cerebral, da hipertensão arterial e da doença coronária. Alem de favorecer o aumento da massa muscular, fortalecer os tendões, ligamentos e articulações, auxiliar no combate à osteoporose e no controle do peso corporal, do colesterol, do estresse, da ansiedade e da depressão.

2º Unidade de estudo do roteiro: Marcha atlética e corridas com obstáculo

Atividade 01

A marcha atlética é uma prova do atletismo que, como dito anteriormente, é uma atividade fácil de praticar e de grande entusiasmo nas crianças e em todas as idades, podendo ter várias adaptações em sua prática. Faça uma retomada nas leituras e descreva o destacado abaixo:

a. Descreva duas atividades recreativas para adaptação nessa prova.

RESPOSTA:

Trabalho de pernas: As crianças deverão andar sobre as linhas retas da quadra sem correr. A cada apito deverão andar mais rápido. O professor deverá observar e apitar quando algum dos alunos estiver correndo.

Trabalho de braços: As crianças deverão andar sobre as linhas retas. O corpo deve estar em posição ereta, ombros relaxados, as mãos devem estar abaixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com