TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO EDUCACIONAL: APRENDIZADO EM REDE - ENSINO DIGITAL ATRAVÉS DO USO DE APLICATIVOS

Por:   •  9/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
PROGRAMA DE INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA

ANTONIO RODRIGO ROCHA PEREIRA

PROJETO EDUCACIONAL:
APRENDIZADO EM REDE - ENSINO DIGITAL ATRAVÉS DO USO DE APLICATIVOS

PÚBLICO ALVO:
        Alunos e professores do ensino médio;

JUSTIFICATIVA

O mundo contemporâneo está se tornando cada vez mais digitalizado, informatizado e dinâmico, cobrando de sua população acompanhamento constante de cada nova aplicação tecnológica para se manter atual e participativa das comunidades mais “progressivas”, no sentido de acessíveis as novas tecnologias. No que, por exemplo, tange os gadgets, aparelhos que inicialmente não eram muito além de uma ferramenta de uso pessoal, e que agora já não são apenas uma opção, mas uma necessidade para manter uma boa vivência individual, social e profissional.

Estas novas atribuições influenciam na sociedade contemporânea o desenvolvimento de um novo modelo econômico muito mais sutil e ao mesmo tempo muito mais transformador. Hoje em dia, empreendimentos de garagem possuem potencial de se tornar grandes negócios em menos de um ano.

Porém a estrutura do estado, com inúmeros regimentos e estâncias, tenderá a ter dificuldades em acompanhar esses rápido avanço tecnológico em pouco tempo. Avanço que dentro destas instituições está nas mãos da maioria das pessoas, porém sem ainda serem bem formalizadas ao trabalho público. Nos institutos educacionais estes gadgets perpassam pela mão de estudantes e professores, mas que na maioria das vezes tem seus grandes potenciais ignorados, que além ser util como uma nova ferramenta didática, poderá também servir para reduzir a dependência escolar de materiais tecnológicos, como projetores e computadores, muitas vezes perdidos, quebrados ou defasados, devido a falta de manutenção e segurança do estado.

Tendo isso em mente, este projeto pretende mostrar muito dos avanços educativos que já são possíveis de fazer dentro de uma sala de aula com as mínimas e necessárias condições de conectividade. Mostrando que a rede da internet pode ser transformada de uma ameaça burladora, como apontado por muitos educandos, em uma grande ferramenta capacitadora.

OBJETIVOS

Geral

Facilitar o aprendizado do conteúdo da Geografia (sendo aplicável em outras disciplinas) através do uso de aplicativos em gadgets, como smartphones, tablets, dentre outros.

Específicos

  • Possibilitar menor dependência de acessórios da instituição que possam estar em falta ou em estado precário.
  • Atualizar o conteúdo didático com uso de conteúdos mais recentes, acelerando o tempo de aprendizado do alunado.
  • Dinamizar a relação dos alunos em classe com aprendizado coletivo.

METODOLOGIA

A metodologia de prática deste projeto constitui-se de aplicativos facilmente utilizáveis e encontrados gratuitamente no que hoje considera-se a principal plataforma operacional utilizada na maioria dos aparelhos smartphones encontrados em mãos de nossa população: o sistema operacional Android, da Google.

Através dele, utiliza-se variados programas encontrados gratuitamente em sua loja online, o google play. A exemplo do youtube, que possui uma ‘subplataforma’ chamada youtube edu - um compilador de vídeos educativos da plataforma encontrados sobre praticamente todas as disciplinas estudadas pelo ensino médio e estando muitas vezes até mais atuais do que os assuntos encontrados nos livros públicos mais recentes do ensino médio.

O professor, após devido preparo, poderá aplicará os conteúdos didáticos em concomitância com um ou mais aplicativos disponíveis a serem baixados nos celulares dos alunos da classe. Os alunos, com orientação do professor, instalam e iniciam as ferramentas que utilizam da rede para um ensino concomitante entre todos os alunos. como por exemplo, o uso de um vídeo educativo encontrado no youtube edu, distribuído nos aparelhos de cada aluno através de outro app chamado rabbit - programa de compartilhamento simultâneo. Os conteúdos preferencialmente seriam aprendidos em dupla, para acolher os alunos que não disponibilizassem dos aparelhos.

Os aplicativos ensinados também seriam eficientes para os alunos na proatividade com seu uso fora da sala de aula. Como o Google Calendar, usado para marcar e lembrar de compromissos, e o Google Drive, conjunto de programas office que podem ser desenvolvidos em conjunto, cada um em seu aparelho próprio.

DESENVOLVIMENTO

        Como já supracitado anteriormente, os aparelhos gadgets, principalmente os smartphones,  são encontrados em uso constante pela esmagadora maioria da população no mundo. No Brasil não é de se imaginar diferente, mesmo sendo considerado um país com grande desigualdade econômica e pobreza, ainda assim, esses aparelhos são encontrados na mão da população mais pobre. Ainda que o aparelho seja utilizado para fins de lazer, ele também é essencial para manter contato com trabalho para informações de serviço e com os familiares para com segurança e relacionamento dos entes.

Em uma sala de aula do ensino médio em uma escola pública de um centro urbano, já se pode encontrar em sala cerca de um pouco mais da metade dos estudantes em posse de um aparelho celular. O que já é suficientemente útil para o projeto que se pretende desenvolver.

No exemplo que se explicará a seguir, estabelecerá a aprendizagem em rede através de assuntos referentes à disciplina de geografia, já que esta é sobre o curso apoiado no programa de iniciação à docência. Porém pode-se imaginar este mesmo trabalho sendo desenvolvido com praticamente qualquer outra disciplina do ensino médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com