TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Desenvolvimento Pessoal

Trabalho Universitário: Educação E Desenvolvimento Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução:

O Desafio Profissional proposto fala sobre Educação e Diversidade, e Estrutura e Organização.

O trabalho tem por objetivo mostrar o que as Leis LDBEN 9394/96, Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil apresentam sobre as diversidades e o multiculturalismo nas escolas.

Documento Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) Cultura está sendo aqui entendida como a forma pela qual as pessoas produzem símbolos, vive e aprende em seu grupo social e como se relacionam com os outros grupos sociais. É através da cultura que o indivíduo constrói o sentido do tempo, do espaço, da ética, da estética e principalmente, sua própria identidade.

Os grupos sociais vivem a cultura de diferentes formas: linguagens, costumes, crenças, elementos místicos e míticos, formas de pensar, de sentir, de perceber o mundo. Cada grupo tem códigos próprios, bem distintos dos demais.

"Tanto na prática social (atos, modos de proceder, costumes, hábitos, tradições etc.), como nas representações simbólicas, as diferenças entre os diversos grupos humanos são visíveis, quer vivam em países ou estados diversos; no meio urbano ou no meio rural; no interior das matas ou nas aldeias litorâneas de pescadores; quer pertençam a faixas etárias ou gêneros diferentes. É impossível querer negar as particularidades dos grupos humanos" (Multieducação: 1996,p.125).

Esse princípio educativo tem por objetivo viabilizar a formação de profissionais que estejam atentos à diversidade cultural em suas práticas pedagógicas,, isto é, que saibam lidar com os múltiplos universos que se encontram na escola. Entretanto, não basta apenas a aceitação cultural, é preciso uma articulação entre esta aceitação e a "conscientização acerca das raízes das relações desiguais entre elementos de padrões culturais diferentes dos dominantes, e com as formas pelas quais a exclusão de tais elementos do sistema educacional é reproduzida ou ainda com as formas pelas quais se resiste a elas em práticas pedagógicas" (Canen:1997ª, p.93).

O profissional em formação deverá estar consciente de que há práticas culturais diferentes e que na verdade não existem pessoas cultas ou incultas, "com" ou "sem" cultura, compreendendo que não há superioridade de qualquer padrão cultural sobre outro. O mundo em que vivemos é pluri e inter cultural e, por isso, é preciso respeitar, conviver e valorizar a multiplicidade e diversidade buscando novas formas de trabalho.

O acolhimento da pluralidade cultural pelo futuro profissional é uma atitude desejável, mas para que ele exerça sua futura ação docente, valorizando a diversidade, é necessário que ele também tenha sido formado tendo esse princípio educativo como base do currículo formador.

Assim, serão desenvolvidas ao longo do curso competências pedagógicas baseadas num processo de conscientização cultural que desafie preconceitos e estereótipos do profissional em formação, fornecendo elementos para "a reflexão sobre formas alternativas de práticas pedagógicas que incorporem a pluralidade cultural em conteúdos e metodologias utilizados". (Canen:1997ª,p.94)

A formação do profissional estará pois fundamentada em valores de tolerância, respeito e apreciação da diversidade cultural. Nossa concepção curricular parte da perspectiva intercultural crítica que busca a valorização da pluralidade cultural e a superação de estereótipos, preconceitos e hierarquização cultural nas práticas pedagógicas do profissional em formação (Canen:2000c,p.136).

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Se reconhece a educação como instrumento proeminente de promoção dos valores humanos universais, da qualidade dos recursos humanos e do respeito pela diversidade cultural.

A educação para a cidadania implica a capacidade de convivência com a cultura do outro. Ao incluir a Pluralidade Cultural como Tema Transversal os Parâmetros (BRASIL, 1998) avançam um passo importante em prol de uma proposta educacional e curricular multiculturalista, na medida em que reconhece o valor da pluralidade e a diversidade cultural, bem como a necessidade da formar para a cidadania com base no respeito às diferenças.

Valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal. Propõe uma concepção da sociedade brasileira que busca explicitar a diversidade étnica e cultural que a compõe, compreender suas relações, marcadas por desigualdades socioeconômicas, e apontar transformações necessárias.

Considerar a diversidade não significa negar a existência de características comuns, nem a possibilidade de constituirmos uma nação, ou mesmo a existência de uma dimensão universal do ser humano. Pluralidade Cultural quer dizer a afirmação da diversidade como traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente, e o fato de que a humanidade de todos se manifesta em formas concretas e diversas de ser humano.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana À igualdade básica de pessoa humana como sujeito de direitos;

À compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos, que possuem cultura e história próprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem, na nação brasileira, sua história;

Ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira;

À superação da indiferença, injustiça e desqualificação com que os negros, os povos indígenas e também as classes populares às quais os negros, no geral,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com