TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Bunge

Monografias: Empresa Bunge. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 10

GESTÃO DE PESSOAS

Nome

Professor-*****

Instituição

Processos Gerenciais (Turma) – Prática do Módulo I

07/06/11

RESUMO

Apesar da disseminação em tempos recentes dos cursos de Gestão de Pessoas, sua prática ainda é vista apenas como uma atividade executada pelo departamento de Recursos Humanos de uma organização, na qual tem a finalidade de escolher quem seja qualificado para trabalhar para a mesma. Nos dias de hoje, Gestão de Pessoas vai muito além de uma simples seleção de candidatos a uma vaga, é um termo moderno que redefine o papel dos Recursos Humanos, e dos gestores de uma organização.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Organização. Utilidade.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo, mostrar o real significado da Gestão de Pessoas, desde sua atuação, bem como sua finalidade. Portanto foi elaborado com base no modelo de gestão de uma das maiores empresas do setor alimentício do Brasil, a Bunge Alimentos S/A, da qual já recebeu diversas premiações referentes a sua gestão, duas delas foram dadas devido sua competência quanto a gestão de pessoas. Baseando-se neste modelo de gestão bem sucedido, poderemos acompanhar todo o processo de gestão de pessoas dessa organização, começando com seu processo de provisão e seguindo com aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração de seus colaboradores.

2 GESTÃO DE PESSOAS

Gestão de Pessoas, geralmente chama-se assim à função que se ocupa em prover, aplicar, manter, desenvolver e monitorar os colaboradores da organização. Estas tarefas podem ser realizadas por uma só pessoa ou um departamento (profissionais em Recursos Humanos), junto aos diretores da organização.

Segundo Idalberto Chiavenato (2000, p. 153 citado por RIBEIRO, 2007, p. 03), “a função do órgão de gestão de pessoas enquanto Staff é assessorar a organização no desenvolvimento de diretrizes e políticas para a solução de problemas específicos de pessoal e suprir de dados que possibilitarão decisões ao chefe de linha”.

O objetivo básico que persegue a função de RH (Recursos Humanos) com estas tarefas, é alinhar as suas políticas com a estratégia da organização.

Contratar o profissional ideal não é fácil. Nem sempre uma seleção realizada com todo carinho detecta o profissional que gostaríamos de ter como parceiro. Vejo um perfil adequado naquele que não apenas veste a camisa da empresa, mas, sobretudo se compromete com seu trabalho, é fiel, leal, toma decisões, possui habilidade para se relacionar com todos os outros colaboradores, antenado, visionário, dinâmico, disciplinado e livre de preconceitos.

Enfim, é aquele que briga pela empresa em todos os sentidos, se atualiza e enfrenta a concorrência sempre buscando a excelência. É aquele que aprende, ensina e vice-versa. Dedicação e fidelidade devem estar juntas, pelo menos enquanto o empregado estiver atuando. Isso vale para qualquer empresa. Como confiar em alguém que repassa as estratégias (por mais inocentes que sejam) da minha empresa para o concorrente? O profissional fiel é honesto nos seus propósitos, e justamente por isso se torna dinâmico e livre para seu ir-e-vir quando não estiver satisfeito. Vejo a fidelidade no sentido de honestidade e democracia, como um respeito mútuo. É a ética e a moral em exercício.

Entende-se aqui que o profissional ideal, varia de acordo com a filosofia e a cultura dos dirigentes e líderes de cada empresa.

3 MODELO DE GESTÃO BASEADO NA EMPRESA BUNGE

Empresa: Bunge alimentos S/A

Rodovia Jorge Lacerda, km 20 Gaspar SC, CEP 89110-000

Site: www.bunge.com.br

O modelo da Bunge parte de seus valores, que são eles: Integridade, Abertura e Confiança, Trabalho em equipe, Empreendedorismo e Cidadania. A Integridade, parte do princípio de que honestidade e justiça que direcionam todas as ações da empresa. Abertura e confiança, significa que estão abertos a idéias e opiniões diferentes e confiam em seus colaboradores. Trabalho em equipe quer dizer, que valorizam a excelência individual e o trabalho em equipe para benefício da empresa e das partes envolvidas. Empreendedorismo, preza pela iniciativa individual de encontrar oportunidades e gerar resultados. E Cidadania é porque a empresa procura contribuir com o desenvolvimento das pessoas e da estrutura social e econômica das comunidades em que operam, e cuidam com responsabilidade do meio ambiente.

O modelo de gestão global da Bunge favorece as decisões locais, privilegiando as características de cada região, de modo a facilitar a tomada de decisões que sejam benéficas dos pontos de vista econômico, ambiental e social. Para atingir resultados positivos, existem ferramentas de comunicação e reuniões de intercâmbio para divulgar experiências e aperfeiçoar os processos locais.

3.1 CÓDIGO DE ÉTICA BUNGE

A Bunge entende que todos os relacionamentos entre seus funcionários e destes com os públicos externos devam seguir padrões morais e éticos de conduta. No que diz respeito à valorização da diversidade, a Bunge encoraja seus parceiros comerciais a manterem seus quadros de colaboradores com uma composição representativa do perfil das populações das áreas onde atuam.

Com base em seus valores, a Bunge desenvolveu um código de ética para si e suas subsidiarias e afiliadas, visando estabelecer seus princípios de ética de negócio. A Bunge é uma empresa global e deve ter sensibilidade em relação às culturas e costumes dos países nos quais opera, bem como respeitar as comunidades e ambientes que faz negócio.

O propósito deste código é o de estabelecer diretrizes básicas para a conduta de negócios requerida para todos os diretores, executivos e funcionários da Bunge. O executivo principal de cada empresa Bunge é responsável pela implementação e monitoramento da aplicação deste código em sua respectiva empresa.

A empresa também criou um código de ética para seus diretores, gerentes e colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com