TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Eossa Locadora de Livros

Trabalho acadêmico: Empresa Eossa Locadora de Livros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ – UNOPAR

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

RICARDO PORTELA DE CASTRO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

ALFENAS – MG

2014

RICARDO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar Individual entregue às disciplinas de Interação Humano-Computador; Ética, Política e Sociedade; Segurança da Informação; Sistemas de Computação e Informação.

Professores: Merris Mozer; Sergio de Goes Barboza; Adriane Loper; Marco Hisatomi.

1º. Semestre.

ALFENAS – MG

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

OBJETIVO 5

DESENVOLVIMENTO 6

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

INTRODUÇÃO

Dentro do ambiente dos negócios (ou até mesmo pessoal), seja ele de que porte ou segmento de mercado for, existem ferramentas que contam com noções particulares e aplicáveis de estratégias que otimizam as atividades desenvolvidas.

Tais ferramentas são de imprescindível importância, pois permitem o conhecimento de pontos fortes e fracos dos negócios a serem desenvolvidos, bem como sua a adequação e manutenção em um mercado cada vez mais competitivo e exigente de alta qualidade.

Assim sendo, o presente trabalho traz uma análise dos aspectos referentes às disciplinas de Interação Humano-Computador, Ética, Política e Sociedade, Segurança da Informação e Sistemas de Computação e Informação tendo como base o cenário Proposto, “Nossa Locadora de Livros”.

Cada uma dessas disciplinas trazem importantes aspectos que, de acordo com suas particularidades, são vitais para os negócios não somente como capital físico e financeiro, mas também como capital humano.

OBJETIVO

O presente trabalho tem por objetivo avaliar, segundo dados da empresa “Nossa Locadora de Livros”, os pontos positivos e negativos referentes a este tipo de empresa e segundo a disciplina Interação Humano-Computador; avaliar as condições de segurança da informação; analisar aspectos relevantes à humanização, relacionamento interpessoal e ética no ambiente de trabalho e, finalmente, avaliar os aspectos administrativos da empresa em questão.

DESENVOLVIMENTO

Com base no cenário proposto “Nossa Locadora de Livros”, elabore as atividades de acordo com as seguintes diretrizes:

1. Pesquise em dois sites já existentes de locadoras, e indique dois pontos positivos (o que você mais gostou no site) e dois pontos negativos em (o que você não gostou no site) em relação à disciplina de IHC.

Resposta: Ao avaliar o site Loc Livros (http://www.loclivros.com.br/quemsomos.asp), observou-se que, com relação aos pontos positivos, o site apresenta clareza de informações, principalmente no que se refere às categorias de livros oferecidos para locação, bem como proposta e identificação de empresa e serviços oferecidos além da locação, tais como compra e venda. Com relação aos pontos negativos, levando-se em consideração que o atendimento, a rapidez e o acompanhamento do status dos pedidos de compra e locação, como em qualquer atividade online, são os pontos mais observados, mas como não houve atividade de compra e locação, consequentemente, não foram encontrados pontos negativos.

Ao avaliar o site Leia Mais Locadora de Livros (http://www.leiamaislivros.com.br/), observou-se o mesmo padrão de locação encontrado no site anterior. No entanto, como pontos negativos, além dos citados acima relativos ao site anterior, pode-se observar uma exibição de informações mais poluída, com anúncios de livros de maneira mais desorganizada, poucas informações acerca da empresa e a não opção de compra dos livros ofertados.

Diante disso, uma vez que a disciplina de Interação Humano-Computador trata do indivíduo enquanto usuário, ou seja, o usuário enquanto um conjunto de mecanismos de processamento de informação, criação de guias para desenvolvimento de interfaces, métodos formais e testes sistemáticas baseados em métricas, bem como aborda qualitativamente a prototipação e o design contextual, com base no indivíduo em determinado ambiente e, finalmente, analisa os aspectos culturais e estéticos da relação entre o ambiente virtual e real do usuário, pode-se afirmar que o site Loc Livros atendeu com mais eficiência, os pontos aprendidos na disciplina.

2. Em relação à segurança das informações, cite e explique o que seria o mínimo necessário para podermos trabalhar com tranquilidade em nossa locadora.

Resposta: Partindo-se do pressuposto de que é através da informação que se torna possível adquirir conhecimento, mas que a informação só se transforma em conhecimento quando é compreendida, Laudon e Laudon (1999) afirmam ser possível conceituar um sistema de informação como todo e qualquer sistema que possui dados ou informações de entrada e que tenha como objetivo final gerar informações de saída, para suprir determinadas necessidades pode ser classificado com sistema de informação. Os autores ainda acrescentam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com