TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Reading

Seminário: Escola Reading. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Seminário  •  1.962 Palavras (8 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 8

Leitura na Escola

Hoje a leitura nos traz as possibilidades de buscar e alcançar novos horizontes através de um desenvolvimento de aptidões buscado para a construção de leitores.

Esse entendimento ocorre pelo próprio conceito de leitura e de suas condições a leitura enquanto conceito funciona como se fosse uma estrutura da linguagem e com isso passa a ter o poder das condições sociais do homem que passa a serem produto e produtor da leitura, ou seja, a leitura vai além do que este escrito e se transforma em um produto de interação entre o homem e o texto.

Na produção dos sentidos, o leitor desempenha um papel ativo, ou seja, um processo cognitivo o que promove uma interação bastante grande entre o leitor e o texto.

Nesse processo a escola tem papel fundamental, pois é a escola é o primeiro espaço que serve para a produção da escrita e da leitura de uma forma consciente e é de extrema responsabilidade da escola de promover maneiras e condições para que aconteça o crescimento individual do leitor fazendo com que lhe desperte o acontece e a aptidão pela leitura. A escola deve contar com a auxilio de uma biblioteca que será uma forte aliada nesse sentido.

Mas a biblioteca escolar deve ser bem estruturada trazendo consigo um bibliotecário capacitado para poder passar as informações necessárias aos leitores de forma dinâmica e criativa, assim irá se obtiver resultados satisfatórios para o desenvolvimento.

Na maioria das vezes a biblioteca é vista como um lugar qualquer onde existem vários tipos de livros e o bibliotecário é visto como um simples funcionário que esta La recebendo um salário sem fazer nada, onde sua formação pedagógica quase sempre é deixada de lado.

O profissional bibliotecário deve prestar qualidade em seu trabalho para que isso aconteça ele deve estar sempre interagindo com os professores, para que juntos consigam buscar formas e métodos que estabeleçam mudanças desde os primeiros alunos para que assim passem conscientizá-los da importância da leitura para a sua formação profissional mais tarde. por isso cabe a escola fazer com que os alunos despertam no que diz respeito a leitura,fazendo com que o aluno compreenda o texto e não decorar o texto o que acontece na maioria das vezes.

Para que aconteça uma boa adaptação para chamar à atenção dos alunos a leitura o profissional da educação deve implantar atividades, como oficinas de artes a cotação de histórias para que seus alunos explorem cada vez mais a sua imaginação e a liberdade de expressão, aperfeiçoando a linguagem e enriquecendo seu vocabulário, essas atividades devem ser realizadas com a extrema colaboração dos alunos para que haja uma troca de conhecimentos e experiências.

Hoje o ensino no Brasil a educação vai avançando ao longo do tempo foram criadas varias instituições para melhorar a educação contratando profissionais qualificados para cumprir a tarefa no desempenho do ensino.

Mas sabemos que em nosso pais ainda falta estrutura. concluímos que existem varias maneiras para incentivar o aluno a adquirir o habito da leitura seguido de profissionais qualificados que darão sequencia a essas atividades despertando assim cada vez mais o instituições dos alunos.

Gêneros textuais ou discursivos presentes na revista Veja.

Os gêneros textuais são as estruturas que compõem os textos. São as diferentes formas de

Expressões que circulam no mundo todo, tanto textual, oral, ou escrito. Caracterizam-se por suas funções comunicativas, cognitivas, institucionais e linguísticos.

Podemos definir um texto devido a sua estruturação e também devido o seu contexto histórico. Os gêneros encontrados em nosso cotidiano apresentam características sócias- comunicativas que contribuem para ordenar e estabilizar comunicação do dia a dia das pessoas.

Além dos diversos gêneros a diferentes tipos textuais que podem ser identificados através de suas estruturas, estilos composicionais e o modo de como as pessoas preferem escrever que são:

Descritivos: texto narrativo com verbos de ligação detalhando os elementos do texto, e a imagem física e psicológica do texto.

Dissertativos: texto de defesa de argumentos, predominando a linguagem objetiva. Narrativos: texto com principalmente verbos de ação e frequência de dialogo direto.

Os diferentes gêneros textuais podem ser: convites, atlas, avisos, bulas, contos de fadas, comédias, cartazes, cartas, entrevistas, noticias, crônicas, editoriais, leis, mensagens, contratos, instruções de uso, discursos, panfletos, anúncios publicitários, capas de revista, reportagens, decretos, letras de musicas, notícias, entrevistas, histórias, receitas, índices, bilhetes, emails, artigos, monografias, poesias, contos, crônicas, prosas, etc..

Em todos os lugares que frequentamos pelo mundo afora, observamos uma diversidade de gêneros textuais, sendo alguns, muito importante para o nosso cotidiano e outros nem tão significantes assim para o nosso dia a dia.

Escolhemos a revista “Veja”, da Editora Abril, edição 2323, ano 46, nº 22, de 29 de maio de 2013. Identificamos muitos gêneros e dentre deles decidimos abordar os seguintes:

1º Capa: (Revista Veja; Filhos? Não, obrigada! Pg.01.). As capas circulam interpretando os fatos, divulgando opiniões, tendências e polêmicas. Tem o objetivo de despertar a atenção do leitor com seus enunciados.

2º Entrevista: (Abraham Skorka. O amigo judeu do papa Francisco. Pg.17, 20,21) Muito utilizado na comunicação social, importante para a transcrição de diálogo entre um entrevistador e um entrevistado.

3º Notícia: (Angelina Jolie e o câncer de mama. Pg.36) Um texto recorrentes nos meios de comunicação, caracteriza-se como uma narrativa técnica, relata fatos que são do interesse do público, usando uma linguagem clara e objetiva.

4º Reportagem: (O Quarteto Fantástico. Pg.88, 89, 90). Um gênero de texto jornalístico, com o objetivo de levar os reais fatos acontecidos de maneira abrangente ao telespectador ou ao seu leitor.

5º Anuncio publicitário: (Veja-A limpeza nunca mais será a mesma. Pg.71). Sua finalidade é persistir e convencer o telespectador sobre a boa qualidade do produto a ser comprado.

Adolescência de Múltiplas Escolhas

A sociedade constitui-se de pessoas que se transformam ao longo do tempo, mudam a forma de pensar e ser. Isso faz com que uma geração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com