TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola de Administração Clássica

Projeto de pesquisa: Escola de Administração Clássica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A Abordagem Clássica da Administração surgiu como uma tentativa de organizar as empresas que, a partir da Revolução Industrial, vinham crescendo desordenadamente. Havia, também, neste período, preocupação com eficiência e produtividade, considerando-se a racionalização dos recursos da empresa.

Dessa forma, enquanto Taylor desenvolvia nos Estados Unidos a Administração Científica, cujo enfoque era na tarefa realizada pelos operários Fayol desenvolvia na França a Teoria Clássica da Administração, que enfatizava na estrutura que a organização deveria possuir.

Ambas buscando alcançar o mesmo objetivo: eficiência das organizações.

2 Objetivo

Analisar através da literatura científica a Escola Clássica da Administração, seus principais precursores e a importância desse estudo nas organizações da época e como são utilizados nas empresas atualmente.

3 REVISÃO DE LITERATURA

“Teoria clássica das organizações: uma tentativa pioneira de Henry Fayol de identificar os princípios e as habilidades que servem de base à administração eficaz” (STONER e FREEMAN, 1994, p.27).

Segundo Chiavenato (2003), na Teoria Clássica, partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos ou pessoas.

Para Stoner e Freeman (1994), a administração científica se preocupava com o aumento da produtividade da fábrica e do trabalho individualmente. O outro ramo da administração clássica - a teoria clássica das organizações – surgiu da necessidade de encontrar as linhas mestras para

administrar organizações complexas como as fábricas.

Pode-se entender a abordagem clássica através dos trabalhos destes profissionais que enfocam a administração das empresas de diferentes ângulos: Taylor organizou o trabalho do chão-da-fábrica; Ford organizou a produção, desde a aquisição de insumos até a forma como estes seriam montados; e Fayol estruturou a empresa, pensando nos diversos departamentos necessários para que a produção funcionasse como previsto e em princípios gerais de administração, como os papéis da chefia na empresa (CONTADOR,2000).

3.1 A OBRA DE FAYOL

Henry Fayol, fundador da escola clássica da administração- não por ter sido o pioneiro a investigar o comportamento dos administradores, mas por ter sido o primeiro a sistematizá-lo. Fayol acreditava que “com previsão científica e métodos adequados de administração, os resultados satisfatórios eram inevitáveis” (STONER e FREEMAN, 1994).

“Prever, aqui, significa ao mesmo tempo calcular o futuro e prepará-lo; é, desde logo, agir” (Fayol, 1976, pg.58).

3.1.1 Funções básicas da empresa

Segundo Silva (2008), Henri Fayol estabeleceu que todas as atividades ou operações de uma empresa poderiam ser divididas em seis grupos, conforme descrito a seguir:

1. atividade técnicas: relacionadas com a transformação e produção de bens ( produtos e serviços);

2. atividades comerciais: relacionadas com as transações de compra, venda e permuta;

3. atividades financeiras: relacionadas com as a captação e bom uso do capital;

4. atividades contábeis: relacionadas com os controles e registros das despesas organizacionais (como inventários, balanços, custos e estatísticas);

5. atividades de

segurança: relacionadas com a preservação e proteção das pessoas e dos bens;

6. atividades administrativas: relacionadas com a integração de todas as operações da organização; as atividades administrativas coordenam e sincronizam as atividades anteriores, tendo portanto, interferência/influência sobre elas.

Chiavenato (2003), afirma que hoje a visão de Fayol sobre as funções básicas da empresa está ultrapassada. Hoje, as funções recebem o nome de áreas da administração. E, surgiu finalmente, a área de recursos humanos ou gestão de pessoas.

Fayol assegurava que “qualquer organização necessitava de administração, fosse do tipo de comércio, indústria, política, religião, militar ou filantrópica; em qualquer condição existe uma função administrativa a ser desempenhada” (SILVA, 2008).

3.1.2 Funções básicas da Administração

Fayol define o ato de administrar a partir de cinco funções básicas: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Este entendimento da administração pode ser observado ainda hoje na estrutura de manuais de administração (CONTADOR, 2000).

Silva (2008) acrescenta que de acordo com Fayol, o sucesso organizacional depende mais das habilidades administrativas de seus líderes do que de suas habilidades técnicas.

Para Fayol, a função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilégio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre os níveis hierárquicos (CHIAVENATO, 2003).

3.2 OS PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO SEGUNDO FAYOL

Segundo Silva (2008), os princípios gerais de administração sugeridos por Fayol são ainda considerados, por grande parte dos administradores, úteis na prática

administrativa contemporânea. Os 14 princípios, escritos em 1916 por Fayol são:

1. Divisão de trabalho: é feita entre grupos e indivíduos, para garantir que esforço e atenção estejam focados em porções especiais da tarefa. Fayol propôs a especialização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com