TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escritores Do Modernismo

Trabalho Universitário: Escritores Do Modernismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

Clarice Lispector (1920-1977)

Essa ucraniana, naturalizada brasileira, chegou ao Brasil com apenas alguns meses de idade com sua família, que fugia da perseguição aos judeus na Europa. Quando criança estudou no Recife e falava francês e inglês. Com a morte de sua mãe, a família mudou-se para o Rio de Janeiro, fazendo com que Clarice entrasse na Faculdade de Direito; porém, ela acabou apaixonada pela literatura.

Seu primeiro romance foi publicado em 1943 e se chamava “Perto do Coração Selvagem”. Já em 1964, lança as obras “A Legião Estrangeira” e “A Paixão Segundo G.H.. Em 1973, lança o sucesso “Água Viva”. Uma de suas publicações mais famosas foi “A Hora da Estrela”. Morreu em 1977, devido à complicações de um câncer no ovário.

Principal Obra

-> A Hora da Estrela (1977); Ficam visíveis algumas das principais características da terceira fase modernista no Brasil como a utilização de análise psicológica mais aprofundada dos personagens, que revela, por meio da narrativa interior, o fluxo de consciência e o intimismo. No plano formal, há a preocupação por uma linguagem mais elaborada, com a presença das digressões, o uso inusitado da pontuação, ou mesmo sua ausência, as metáforas e a metalinguagem. Na estrutura da obra tem três grandes eixos narrativos e simultâneos, o que torna o enredo fragmentado e quebra a tradicional construção linear.

Características gerais

Introduziu novas técnicas de expressão, pois subverte a estrutura narrativa (conto, novela, romance), quebra a seqüência “começo, meio e fim”, assim como a ordem cronológica, e funde a prosa à poesia ao fazer constante uso de metáforas, antíteses, paradoxos, sonoridades, etc.

João Cabral de Melo Neto (1920-1999)

Esse escritor nasceu em Recife e desde criança, demonstrava interesse na leitura. Acabou se tornando diplomata. Escreveu um romance que era baseado em uma cidade da Espanha. Suas obras são divididas entre as que trabalham com o próprio fazer poético e as que tinham uma temática relacionada ao Nordeste do país (retratando os problemas sociais e a pobreza).

Uma de suas principais obras foi “Morte e Vida Severina’’. Em 1968, tomou posse na Academia Brasileira de Letras e recebeu diversos prêmios em sua vida literária. Faleceu em outubro de 1999.

Principal Obra

-> Morte e Vida Severina (1966); possui uma estrutura dramática: é uma peça teatral escrita em forma de poesia. Para isso, o autor usa, em sua maioria, versos muito sonoros com sete sílabas poéticas (o heptassilábico), com muita rima e repetições de palavras e até mesmo de versos inteiros. A obra apresenta-se dividida em 18 partes, todas acompanhadas de títulos que indicam uma espécie de resumo do seu conteúdo. A crítica, em geral, divide as cenas em dois grandes grupos: cenas da morte e presépio.

Características gerais

*Busca da poesia livre de traços sentimentais;

*Rigor métrico e semântico, mostrando ser objetivo e claro;

*Certo apuro formal e apreço pelos versos curtos;

*Busca do termo exato e da expressão precisa;

*São temas de seus textos a metalinguagem típica do modernismo.

Graciliano Ramos (1892-1953)

Romancista brasileiro que nasceu no Nordeste do país e após terminar o Ensino Médio foi trabalhar como jornalista no Rio de Janeiro. Voltou para o estado de Alagoas, onde se casou e teve filhos. Foi preso durante o governo de Vargas e, em 1936, publicou o livro “Angústia”.

Lançou o livro “Vidas Secas” em 1938 e voltou a trabalhar no Rio de Janeiro. Começou a participar do Partido Comunista do Brasil e lançou os livros “Viagem” e “Infância”. Sua literatura conta com conflitos, opressão e um estilo formal. O escritor faleceu após sofrer com um câncer de pulmão.

Principal Obra

-> Vidas Secas (1938); A obra pertence a um gênero intermediário entre romance e livro de contos. Possui 13 capítulos até certo ponto autônomos, mas que se ligam pela repetição de alguns motivos e temas, como a paisagem árida, a zoomorfização e antropomorfização das criaturas, os pensamentos fragmentados das personagens e seu conseqüente problema de linguagem.

Características gerais

Seu estilo seco, frio, enxuto e impessoal, repleto de senso psicológico; Ele vai descrever os tipos e as paisagens do nordeste, mas enfocando os problemas que ali se encontram. Em seus melhores romances, ele mostra um perfil psicológico e sócio-político que nos incita a uma visão crítica dos rumos que a sociedade moderna toma.

Alcântara Machado (1901-1935)

Foi um jornalista, político e escritor brasileiro, sendo considerado um dos mais importantes escritores do primeiro tempo modernista. Ele nasceu em São Paulo e formou se em direito. Após uma temporada na Europa, impregnou-se das idéias de vanguarda e assumiu ostensiva posição de combate pela renovação literária, ao lado de Oswald de Andrade. Publicou Pathé-baby (1926), suas impressões de viagem, e em seguida os dois livros de contos pelos quais se tornaria lembrado como expoente do gênero: Brás, Bexiga e Barra Funda (1927) e Laranja da China (1928).

Principal obra

-> Brás, Bexiga e Barra Funda (1927); O livro é montado através de pequenos quadros sobre o cotidiano pobres de São Paulo,ou seja dos imigrantes, juntando episódios de rua, que o próprio autor intitulava de “notícias”. São 11 contos da mais bem-humorada prosa cubo-futurista, aonde vai juntando quadros urbanos que ficam entre a crônica, a notícia e o conto leve.

Características gerais

Era dotado de um grande espírito de observação, de agudo senso caricatural e, ao mesmo tempo, poético. Usou o vocabulário e a sintaxe popular brasileira, diminuindo a distância entre as linguagens falada e escrita. Evitou os exageros da primeira fase do modernismo e atingiu uma linguagem leve, flexível e expressiva.

Guilherme de Almeida (1890 – 1969)

Poeta, ensaísta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com