TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Filme Escritores Da Libertadade

Artigo: Análise Do Filme Escritores Da Libertadade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  3.998 Visualizações

Página 1 de 4

Análise do filme Escritores da Libertade

1 – Qual é a reação da professora diante da recepção da turma?

No começo a relação da professora com os alunos não é muito boa. Suas iniciativas para conseguir quebrar as barreiras encontradas na sala de aula vão aos poucos resultando em frustações. E no final do seu primeiro dia de aula vai para casa triste e pensando o que poderia fazer para conseguir a atenção deles.

2 – Que estratágias ela utilizou para superar a resistência da turma?

Na primeira tentativa ela trouxe um escritor famoso, mas não consegui sucesso, então ela leva um rádio e começa a tocar um de rap e repassa a eles a letra da música com isso ela consegui que eles falem com ela, mas ainda ela encontra resistência. No outro dia ela coloca uma fita vermelha no chão e começa um jogo no qual ela vai fazendo perguntas fazendo que os alunos demosntram sem palavras sentimentos e começem a conhecer uns aos outros sem gritos, ameaças e começam a ter um pouco de respeito com seus colegas de sala.

3 – Que elementos presentes na escola e vida cotidiana dos alunos que justifica a resistência da turma em relação a professora?

Primeiro a professora é vista como representante do domínio dos brancos nos Estados Unidos A violencia existe na vida deles alunos desde muito cedo e os acompanham até a escola.

4– Como a professora consegui conquistar os alunos para sua proposta pedagogica?

Ela começa a ver os alunos de forma diferente, não os colocando como pessoas incapazes que vivem a margem da sociedasde e ignorando a vida deles, ela tras para sala de aula suas realidades, seus medos, suas aflições e suas vivências e para ajudar que ela expressem seus sentimentos ela proprõe que eles escrevam nun diário, que façam isso todos os dias.

5 – O sistema de ensino não dava forças para que a professora não realizasse uma prática pedagogica diferenciada. Cite uma cena que esteje evidante.

A cena que mais me chamou a atenção é quando ela vai até sua superior e pedi para seus alunos livros que estão na biblioteca da escola, sua superior logo diz que não é necessário dar a eles livros novos e sim os velhos. Então ela sacrifica sua vida pessoal arrumando mais dois empregos para conseguir dar a eles livros novos e passeios que fazem a diferença na vida deles.

6 – A professora no entando não se rende a vontade do sistema ela busca campo de fuga e táticas para vencer a educação autoritária que querem que ela exerça. Relate uma cena que fica evidente as tatícas que a professora utiliza par a prática de uma educação libertadora.

No primeiro ano ela consegue a confiança deles atraves dos diários, mas tinha que seguir em frente ela queria mais de seus alunos e sabia que eles podiam ter e ser mais. No segundo ano nós podemos perceber no retorno deles as aulas o respeito que foi se formando entre os alunos. Então ela os recepciona os alunos de forma deferente coloca uma faixa no quadro dizendo “UM BRINDE A MUDANÇAS” e coloca várias sacolas com livros 4 livros que irão ler durente o semestre em cima da mesa com taças de um espomante e pedi que cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com