TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supeervisionado Pedagogia

Ensaios: Estagio Supeervisionado Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  3.549 Palavras (15 Páginas)  •  1.015 Visualizações

Página 1 de 15

01- INTRODUÇÃO

Neste relatório há informações referentes ao estágio que teve por objetivo investigar a formação e a prática do profissional que atua na educação infantil. Onde foi analisada a prática educativa do professor e a importância que dele na formação para melhoria de seu fazer docente.

O Estágio foi realizado na Escola Del- Sarto, . Está representada pelas Diretoras Maria da Gloria Del-Sarto Azevedo e Ana Angélica Del- Sarto Cerqueira. Nesta Instituição acontece o atendimento nos níveis de ensino de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Verificou-se o contexto da Educação Infantil e Fundamental, e observou a forma como as crianças se relacionam entre si e com os adultos com os quais convivem.

O estágio está sendo uma experiência ótima e com certeza será inesquecível para mim, tornando-se minha decisão mais rica e grandiosa referente á profissão como docente. Para uma formação ser qualificada, o profissional deve desenvolver seu trabalho no estágio supervisionado com eficiência e responsabilidade. Avaliou-se em todos os aspectos referentes ao ambiente da escola e á formação da docência para educação infantil.

Pelas informações encontradas ao longo da investigação, vi que, da forma como está organizado a escola e o currículo na educação infantil, são favorecidas as condições de formação necessárias para o docente e aluno. Mesmo com a organização do trabalho pedagógico e da gestão educacional estando de forma eficaz para a educação, é preciso trabalhar sempre para renovar as metas e formar competências A Educação Infantil enquanto fase inicial da educação formal tem o poder de despertar na criança o gosto pela leitura, escrita e matemática entre muitos outros. Isso vai depender da forma como essa criança é estimulada e incentivada. Nesse sentido, essa fase em que as crianças começam a freqüentar a escola deve ser marcada com muita alegria. Através do lúdico as crianças com certeza serão mais alegres, felizes e motivadas.

A escola e sua história: com o objetivo de conhecer a história da instituição escolar.

A escola e sua cultura: com o objetivo de conhecer a organização do tempo e do espaço escolar.

Os fundamentos do Projeto Político Pedagógico da escola: com o objetivo de conhecimento e análise do Projeto Político Pedagógico e do Referencial Curricular da Educação Infantil – RCNEI.

A prática do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola: com o objetivo de conhecimento da prática pedagógica do Projeto Político Pedagógico e dos princípios do Referencial Curricular da Educação Infantil – RCNEI.

Dessa forma, o Estágio foi centrado na aproximação entre teoria e prática e, conseqüentemente, através dele será formado um novo profissional: o pesquisador crítico, inovador e que venha a atender as exigências imperativas do mundo atua.

02- A ESCOLA E SUA HISTÓRIA

Objetivo: Conhecer a história da instituição escolar, observando-a como construção humana, além de observar os seus espaços que revelam a história das sociedades, expressa valores, comportamentos e relações comas políticas públicas para a educação. O nome da Escola Campo de Estágio é Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental “José Francisco de Oliveira”. No ano de 1960, no povoado de Vila Nova, como era conhecido, começou a funcionar uma Escola Estadual de 1ª a 4ª séries, na sala de um dos moradores do povoado onde hoje esta a construção de uma Igreja Assembléia de Deus.

A escola tinha o nome de “Escola Singular Córrego do Cavaco”, sendo que as primeiras professoras foram: Geralda de Araújo Costa, Alvira Vargas Fortes, Alay de Barbosa, Aurora Maria Damascena, Maria Luiza e outras. Como a construção era muito velha, a escola passou a funcionar na Igreja Católica que acabava de ser construída. Depois de algum tempo a Igreja Católica cedeu uma pequena área de seu terreno, onde foi construída uma sala de aula que funcionava em dois turnos. Com o crescimento da população, houve-se a necessidade de construir mais uma sala.

No ano de 1980 passou a serem oferecidas também vagas para a pré-escola, que funcionava como extensão da pré-escola, que funcionava e situava no bairro do centro da cidade. No ano de 1985, em diante e de acordo com a demanda chegou-se ao número de 05 salas, 02 banheiros e 01 minicozinha, sendo que a primeira sala como era mais antiga deram o nome de Córrego do Cavaco e as outras respectivamente eram chamadas de Povoado de Vila Nova, Vila Nova 1ª, Vila Nova 2ª e Vila Nova3ª. No dia 03 de Setembro de 1986 já existia o número suficiente para o funcionamento de uma Escola de 1º Grau, então as salas passaram a ser denominada de Escola de 1º Grau Vila Nova, de acordo com a portaria nº 2.262.

A partir de então foi eleita a 1ª Diretora a Srª Elza Maria Gobli Caversan, que dirigiu a escola de Março de 2987 a junho de 1990, a sua administração foi caracterizada pelos eventos marcantes, através das comemorações, do Côrtes tratamento dos alunos e foi na sua época que houve a inquisição da prefeitura que futuramente seria construída a escola.

No dia 18 de Janeiro de 1991, a escola passa a funcionar num prédio, construída pelo governo do Estado no terreno pertencente à prefeitura, contendo quatro salas (padronizadas DEO), sendo em alvenaria, com tijolos à vista, com laje e cobertura com telhas de amianto, dois banheiros de alunos, 02 banheiros de funcionários, 01 sala de professor, 01sala de direção, 01 cozinha, 01 almoxarifado, 01 cômodo de merenda, 01 cômodo de material de limpeza e 01 quadra de esportes descoberta. A inauguração foi no dia 13 de março de 1991 às 13h00min horas, com a presença do então governador Max Freitas Mauro, o Prefeito Municipal Sebastião de Oliveira Bonfim, a secretaria municipal de educação de Ecoporanga Rutiléia e demais autoridades, funcionários e pessoas da comunidade.

Com a eleição de diretores decretada pela Secretaria de Educação foi eleita a professora Maria Augusta Curty Delogo, que tomou posse em 02 de Janeiro de 1991 a 1992, com a autorização n° 001/91, na sua administração foi caracterizado pela inauguração do novo prédio, pelo companheirismo, o trabalho em conjunto e a participação integral de todos os funcionários em todos os eventos, sendo que naquela época os professores trabalhavam em um só turno. Os acontecimentos marcantes foram: a confecção do histórico da escola, a produção ativa da horta escolar, que auxiliava na merenda, também a implantação do conselho escolar, se reunia uma vez por bimestre.

Em 13 de agosto de 1991, houve o registro em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com