TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado Pedagogia

Dissertações: Estagio Supervisionado Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  2.571 Palavras (11 Páginas)  •  1.862 Visualizações

Página 1 de 11

RELÁTORIO FINAL DE ESTÁGIO ORIENTADO I

I. Introdução

O presente relatório tem por objetivo registrar as atividades realizadas no Estagio Orientado I das Faculdades Integradas Campo-Grandenses, o estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização da matriz curricular do curso de Pedagogia. No regulamento de estágio orientado são determinadas as orientações em sala de aula com duração de 30 horas, atividades de visita e entrevista que foram realizadas: na Creche do CAEL nos dias 31/09 e 01/10 na Escola Especial Municipal Doutor Hélio Pellegrino nas salas de Ed. Infantil nos dias 19/10 e 20/10 com duração de 10 horas cada, o estágio de atividades de experiência docente em Educação Infantil com duração de 45 horas realizada no Instituto Vincler na turma do jardim III no período de 04/11 a 17/11/2011, a organização do planejamento e realização da regência simulada com 25 horas e a elaboração do presente regulamento somando-se 30 horas, totalizando assim 150 horas de estágio orientado I.

II. Desenvolvimento

II. I Desenvolvimento: Visita/ Entrevista I

A primeira visita foi realizada na creche do CAEL que fica localizada na estrada da Caroba, 685 - Campo Grande / RJ. A escola possui todo um aparato necessário para uma escola infantil de excelência, com sua infra-estrutura bem ampla, contemporânea e adequada ao seu público alvo. A equipe técnico-pedagogia é composta pela coordenadora Esther que prestou um excelente atendimento, uma coordenadora pedagógica na função de supervisão contando com o auxiliode uma nutricionista, uma fonoaudióloga, 4 berçaristas, 3 professores do pré escolar e auxiliares de turma. Todos do corpo docente possuem nível superior buscando a pós-graduação na área de educação infantil, os cursos de capacitação e de formação são custeados pela Instituição. As turmas são organizadas por idade, o atendimento acontece em horário integral, ou em turnos manhã ou tarde: berçário, pré-I e pré-II manhã, à tarde só não possui atendimento o pré-I. O ambiente é adequado a faixa etária, todas as salas possuem ar condicionado, mobília adequada e banheiros também adequados. Nos recursos didáticos são utilizados jogos, jogos de computação, materiais indicados para faixa etária. O trabalho realizado na creche é voltado para o construtivismo, trabalha-se com a Pedagogia dos Projetos que envolvem um pouco de cada método de ensino.

A Proposta Pedagógica da escola que pode relacionada é o Construtivismo Sócio-Interacionista, baseado nas idéias de Lev S. Vygotsky, Jean Piaget e Emília Ferreiro, que nos permite estar atentos não somente ao nível de desenvolvimento real da criança – o que ela já é capaz de fazer sozinha, mas também ao seu potencial ainda em fase de amadurecimento, estimulando-o permanentemente através de atividades criativas e lúdicas, realizadas sempre que possível em grupo.

Um dos recursos pedagógicos utilizados é livro: Projeto Político Mirim, um livro com uma proposta diferenciada. A creche oferece aulas extras de capoeira, música, ética e cidadania, espanhol, inglês, informática, educação física e informática (o berçário não participa das aulas de línguas). OProjeto Político Pedagógico é elaborado em núcleos por toda a equipe pedagógica, busca a participação de todas faixas etárias contando com a participação da comunidade e da escola, seu objetivo é formar alunos, críticos, desinibidos e que tenha amplo desenvolvimento. A avaliação ocorre através da observação do desenvolvimento da criança.

II. II Desenvolvimento: Visita/ Entrevista II

A segunda visita foi realizada na Escola Especial Municipal Doutor Hélio Pellegrino,é uma escola que abrange a modalidade de Educação Especial, partindo da Educação Infantil com classe regular apenas nessa última modalidade. As informações foram obtidas com a coordenadora pedagógica Pedrina que foi bem receptiva me passando todas as informações necessárias sobre a escola. A escola está localizada na Rua Felipe Cardoso nº750 no bairro de Santa Cruz, Rio de Janeiro. Construída na década de 1980, em concreto armado pré-moldado, pela Gerência de Fabricação de Equipamentos Urbanos da Riocop, possui uma estrutura adaptada com 15 salas de aula. É um ambiente acolhedor, muito bem conservado, arborizado, e apropriado para receber alunos portadores de múltiplas deficiências. Todas as salas, refeitório e banheiros estão adaptados para alunos cadeirantes, além disso, observei o cuidado carinhoso de cada professor na organização dos murais e manutenção do mobiliário e dos equipamentos utilizados pelos alunos. A infra-estrutura compõe: pátio, 1 secretaria, 1 sala de informática, 1 sala de recursos, 1 sala de leitura, 5 salas de aula, 1 sala para trabalho de artes, 1 sala de movimento,1 refeitório, 1 almoxarifado, 1sala de professores, 2 banheiros para o EI, 2 banheiros para os alunos especiais, 2 banheiros para pais, 2 banheiros para funcionários e professores, 1 sala para responsáveis (de crianças especiais) e um parquinho.

O corpo docente é composto de: 1 diretora gestora, 1 diretora adjunta, 1 coordenadora pedagógica, 3 funcionárias readaptadas que dão apoio na secretaria, 4 merendeiras e 15 professores atuantes. A maioria dos professores possui ensino médio técnico, o perfil é de nível superior e recebem capacitação em serviço. Em relação ao quantitativo de alunos, são: 54 da Educação Infantil com 3 turmas entre ( 4 e 5 anos de idade) e 44 da classe especial com 8 turmas entre ( 06 e 23 anos de idade), as turmas são divididas em turnos, as salas de aula possui mobiliário adequado a faixa etária dos alunos, o material pedagógico é adaptado para crianças com NEE (Livros adaptados, pranchas, planos inclinados, material para pintura, brinquedos e fichas de comunicação alternativa etc.) .

O planejamento é corente com as teorias do desenvolvimento sócio- histórico e nas bases filosóficas, construtivistas e socio-interacionista. O planejamento é elaborado junto à equipe pedagógica de acordo com as orientações curriculares, que visão: metas, objetivos, conteúdos e sugestões de atividades para todos os anos de escolaridade. Durante o período de visita tive a oportunidade de relacionar a prática com a teoria em relação à disciplina e Prática Pedagógica na qual reconheci como diz Vygotsky, que o desenvolvimento intelectual das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com